Curso Online de Biossegurança e Manipulação de Animais em Laboratório e Biotério
Em todo o mundo, animais contribuem de forma inequívoca para a melhoria da qualidade de vida, sendo amplamente utilizados em pesquisas pa...
Continue lendoAutor(a): Flavienne Cruvinel Carvalho
Carga horária: 22 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 300 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
curso
biossegurança
e manipulação de animais em laboratório e biotério2011
-
flavienne cruvinel carvalho
bióloga/gestora ambiental
crbio 57266/04-d
flaviennecarvalho@hotmail.com
flaviennecarvalho@yahoo.com.br -
introdução
em todo o mundo, animais contribuem de forma inequívoca para a melhoria da qualidade de vida, sendo amplamente utilizados em pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias, vacinas e fármacos, além da geração de conhecimento sobre a biologia das espécies e a interação com o meio ambiente.
-
entretanto, o trabalho com animais sadios, infectados e/ou geneticamente modificados (ogms), expõe médicos veterinários, pesquisadores e técnicos a diversos riscos associados às atividades desenvolvidas em laboratórios de contenção e também em pesquisas de campo.
-
durante a realização de experimentos é necessário manipular o animal, coletar amostras de tecidos, realizar exames, inoculações e necropsias.
animais podem provocar ferimentos e doenças, escapar e disseminar contaminações ao meio ambiente.
a manutenção de animais em biotérios envolve o trabalho rígido de manejo, higienização rotineira do ambiente onde vivem, se alimentam, produzem dejeto, amplificando riscos de agravos à saúde.
-
histórico
o questionamento quanto à utilização de animais para as mais diversas atividades é um fato antigo.
pitágoras (582-500 ac) - acreditava que a amabilidade para com todas as criaturas não-humanas era um dever.
hipócrates (450 ac) – relacionou o aspecto de órgãos humanos doentes com o de animais, com finalidade claramente didática.
galeno (129-210 dc), em roma, foi talvez o primeiro a realizar vivissecção com objetivos experimentais, ou seja, testar variáveis por meio de alterações provocadas nos animais.
-
acredita-se que a primeira pesquisa científica que utilizou animais sistematicamente tenha sido a realizada por william harvey, em 1638, sob a forma de livro, com o título "exercitatio anatomica de motu cordis et sanguinis in animalibus".
a publicação do livro “a origem das espécies” de charles darwin, em 1859, estabeleceu os pressupostos do vínculo existente entre as diferentes espécies animais num único processo evolutivo. desta forma, a teoria de darwin possibilitou a extrapolação dos dados obtidos em pesquisas com modelos animais para seres humanos.
-
em 1959, o zoologista william m.s. russell e o microbiologista rex l. burch publicaram um livro, no qual estabeleceram os três “rs” da pesquisa em animais:
replace (substitua).
reduce (reduza).
refine (refine).
tal proposta não impede a utilização de modelos animais em experimentação, mas realiza uma adequação no sentido de humanizá-la.
-
“replace” - a substituição de animais já avançou muito. inúmeras alternativas já são utilizadas, tais como o uso de culturas de células, de modelos matemáticos e simuladores, dentre outros.
“reduce” - a redução do número de animais utilizados nos experimentos pode ser obtida de maneira bastante simples e rápida. os comitês responsáveis pela avaliação devem exigir que os pesquisadores apresentem o cálculo de tamanho da amostra que irão utilizar no projeto. quando não for possível realizar este cálculo, o pesquisador deverá apresentar uma estimativa do número de animais. este questionamento tem reduzido o número de animais utilizados, além de aprimorar o aspecto metodológico do projeto.
-
“refine” - o refinamento dos projetos de pesquisa acarreta um aprimoramento metodológico e ético dos mesmos. os experimentos devem ser melhor planejados e as instalações devem ser adequadas.
o aspecto mais importante deste item deve ser o relacionado ao questionamento dos deveres dos pesquisadores para com os animais de experimentação.
os animais merecem serem tratados de forma que tenham criação, manutenção e manejo adequados, não sofram estresse, dor ou outros sofrimentos desnecessários e tenham morte adequada.
os pesquisadores devem ser capacitados para fazerem pesquisa em animais dentro desta perspectiva.
-
peter singer - livro "animal liberation", 1975 - ressurgimento do debate sobre a utilização de animais em pesquisas e em outras atividades, tais como as realizadas em abatedouros, indústrias de cosméticos, criação e transporte.
tal livro causou uma polêmica mundial, principalmente no tocante aos relatos das condições a que os animais eram submetidos pela indústria de cosméticos e no processo de produção de alimentos.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Histórico
- Diretrizes para a utilização de animais em experimentos científicos
- Biotério
- Instalação de Biotérios
- Tipos de Biotério
- Caracterização de Biotérios
- Zoonoses associadas aos animais de laboratório
- Padrões sanitários
- Caracterização genética dos animais
- Caracterização Ambiental
- Condições Ambientais
- Manipulação dos animais
- Cobaia(Cavia porcellus)
- Hamster(Mesocricetus auratus)
- Coelho(Oryctolagus cuniculus)
- Administração de medicamentos em animais de laboratório e biotério
- Técnicas de administração
- Subcutânea
- Intramuscular
- Endovenosa
- Intraperitoneal
- Técnicas anestésicas em animais de laboratório
- Monitoramento de Anestesia
- Teste de aprendizado e memória