Curso Online de Artrópodos
O Curso trata sobre os artrópodos e suas principais características. Feito para alunos do ensino médio.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
animal de pernas articuladas e exoesqueleto quitinoso, corpo metamerizado, triblástico, celomado e com simetria bilateral.
classes (subfilos)
- unirâmia (insetos)
- crustácea
- chelicerata (aracnídeos)artrópode
-
insetos
himenópteros (abelhas, formigas, vespas)
dípteros (moscas e mosquitos)
coleópteros (besouros, escaravelhos, joaninhas)
lepidópteros (borboletas, mariposas)
odonatos (libélulas)
-
insetos
como é um inseto internamente?
os insetos possuem simetria bilateral e são geralmente alongados. o corpo é segmentado e dividido basicamente em três regiões: cabeça, tórax e abdômen.a função primária da cabeça é de percepção sensorial, integração neural, e ingestão de comida.
o tórax é o tagma locomotor, onde as pernas e as asas estão inseridas.
no abdômen ficam as vísceras, incluindo componentes do sistema digestivo, excretor e reprodutor.
-
insetos
-
insetos
apresentam um par de antenas, três pares de pernas locomotoras no tórax e sem apêndices abdominais. suas peças bucais são:
órgão mastigador: baratas e gafanhotos
-
peças bucais
aparelho perfurador: mosquitos e motucas
aparelho lambedor/
recolhedor:
abelhas e moscasaparelho sugador: borboletas e mariposas
-
exoesqueleto
-
insetos – respiração traqueal
o oxigênio gasoso entra no corpo dos insetos através de espiráculos, passa pelas traquéias e traquéolas até atingir os tecidos, é metabolizado e deixa o corpo na forma de dióxido de carbono na direção oposta à que entrou. esse processo é feito por difusão simples. os espiráculos localizam-se na lateral do corpo, de 1 a 10 pares, começando no mesotórax, metatórax, e nos primeiros sete ou oito segmentos.
-
insetos aquáticos – respiração traqueal
alguns insetos possuem um mecanismo que leva o ar do tórax direto ao abdômen, aumentando a eficiência do processo. insetos aquáticos podem ter brânquias nas laterais do abdômen, no ânus, ou nas pernas. são providos com um a grande número de traquéias. outros podem ter uma cobertura de pêlos que formas uma bolha de ar. alguns insetos podem fechar seus espiráculos evitando a perda de água
-
vôo dos insetos
os movimentos são feitos para cima e para baixo, por ação de músculos situados dentro do corpo: os músculos longitudinais e os músculos transversais, de ação antagônica. quando os músculos transversais se contraem e os longitudinais se distendem, o tergo baixa e as asas levantam; quando ocorre o oposto, ou seja, os músculos transversais se distendem e os longitudinais se contraem, o tergo levanta e as asas baixam.
-
insetos – sistema digestório
túbulos de malpighi - excreção
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Forma Cutânea: é a mais comum, caracterizando-se pelo aparecimento de lesão inflamatória no ponto da picada, que evolui para necrose e ulceração.