Curso Online de Fisiologia do Exercício

Curso Online de Fisiologia do Exercício

A Fisiologia do Exercício, área de conhecimento derivada da Fisiologia, é caracterizada pelo estudo dos efeitos agudos e crônicos do exer...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 20 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A Fisiologia do Exercício, área de conhecimento derivada da Fisiologia, é caracterizada pelo estudo dos efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre as estruturas e as funções dos sistemas do corpo humano.

Sou Mestre em Alimentos e Nutrição. Tecnólogo em Gerontologia. Bioquímico. Especialista em Nutrição, Envelhecimento e Longevidade. Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Licenciado em Ciências Biológicas e Especialista em Ensino de Biologia e Química. Bacharel em Bioquímica. Me chamo Walisson Junio Martins da Silva e atualmente sou professor de ciências, química e biologia. Meu Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141431817967324



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Fisiologia do Exercício

  • Seja muito bem vindo a este curso.


    Têm nele bastante questões de concursos que servirão para fixar melhor os conteúdos.

    Muito obrigado por tua matrícula. Bons estudos.

  • A fisiologia do exercício pode ser entendida como todos os processos fisiológicos que ocorrem no corpo humano durante o esforço.

  • Todo organismo é capaz de converter os substratos absorvidos nos alimentos em energia utilizável para as ações relacionadas aos movimentos. As fontes de energia dos alimentos ingeridos encontram-se sob a forma de carboidratos, gorduras e proteínas, que são armazenados no organismo em estoques necessários para a utilização, a renovação e a transformação da energia química em energia mecânica, o que permite ao organismo humano executar suas tarefas diárias.

  • A atividade física pode ser definida como qualquer gasto energético acima do repouso em função da contração muscular. Dessa forma, podemos entender que qualquer movimento muscular gera gasto calórico acima de valores de repouso, por exemplo, limpar a casa exige uma demanda de energia (gasto calórico) acima do valor de repouso.

  • Os exercícios físicos regulares são, frequentemente, aconselhados pelos médicos e psicólogos. Esse conselho que, às vezes, parece muito repetitivo não é dado em vão. Movimentar o corpo com regularidade traz diversos benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Pessoas sedentárias podem ser prejudicadas em diversos aspectos físicos, mas poucos discutem sobre os efeitos na psique. Sendo assim, os benefícios da atividade física para a saúde mental são melhoramento do humor, aumento da qualidade das noites de sono e prevenção da depressão.

  • CONTRAÇÃO MUSCULAR

  • Os músculos associados aos movimentos corporais são classificados como estriado esquelético. O músculo esquelético é um conjunto de células especializadas agrupadas em forma de feixe e fixas em suas extremidades. Tem íntima associação com o sistema esquelético e articulações sinoviais, permitindo os movimentos corporais.

  • O sarcômero é fundamental na transmissão de força durante a contração muscular e tem um papel crucial na determinação da velocidade e tipo de contração no músculo esquelético humano.

  • Quais elementos são essenciais para que ocorra qualquer tipo de contração muscular?

    Estímulo, que pode ser um impulso nervoso ou elétrico, energia (ATP) e o íon cálcio.

  • As proteínas contráteis responsáveis pela contração muscular são:

    a) actina, miosina, tropomiosina e mielina.
    b) actina, mielina, tropomiosina e troponina.
    c) mielina, miosina, troponina e fibrina.
    d) actina, miosina, troponina e tropomiosina.
    e) tropomiosina, troponina, miosina e mielina.
    Fonte: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/17/pdf_17.pdf


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Contração Muscular
  • Introdução ao Metabolismo
  • Prática de Exercício Físico e Fisiologia de Diferentes Sistemas
  • Introdução à Nutrição Esportiva
  • Fisiologia do Exercício