Curso Online de Tópicos Especiais em Linguagem de Programação

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Conceito Paradigmas Abstrações Linguagens de Scripting Histórico Detalhes das Linguagens de Programação

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Conceito
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  • Tópicos Especiais em Linguagem de Programação III

    1

    Tópicos Especiais em Linguagem de Programação III

    Histórico das linguagens de programação

  • Sumário

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    Sumário

    Conceito
    Paradigmas
    Abstrações
    Linguagens de Scripting
    Histórico
    Detalhes das Linguagens de Programação

  • Conceito

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    Conceito

    Linguagem de Programação é um sistema de notações para descrição de computação sob forma legível tanto para o ser humano quanto para as máquinas
    A descrição de Computação pode ser feita de diversas maneiras:
    Pela Programação imperativa – O estado do sistema é repetidamente atualizado por atribuições.
    Pela Programação funcional – Novos estados são criados repetidamente em vez de atualizar estados anteriores.
    Pela Programação lógica – Estabelece-se o que seja considerado verdade sobre uma solução e a linguagem busca uma solução.

  • Conceito

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    Conceito

    Para estabelecer o que significa legível para o ser humano é preciso afirmar que o ser humano não precisa conhecer perfeitamente o funcionamento do computador
    Para fazer uma analogia com os automóveis, basta lembrar que não há necessidade de conhecer seu funcionamento interno para dirigi-los
    A maioria dos motoristas não tem noção do funcionamento dos pistões engrenagens, velas, injetores, radiadores, etc
    A direção é possível com o conhecimento de pequeno número de abstrações:
    Ignição – inserir a chave e gira-la faz o caro dar partida.
    Acelerador – pressiona-lo faz o carro acelerar.
    Volante – gira-lo faz o movimento do carro mudar de direção.
    Freio – pressiona-lo faz o carro parar.

  • Conceito

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    Conceito

    Para definir uma abstração é definido um pequeno número de operações na abstração que de forma alguma fornece o código interno de implementação da abstração
    Estas abstrações podem ser de controle e de dados.
    Linguagens que preservam as abstrações, não importando as operações que o programa esteja executando são chamadas “seguras” ou “fortemente tipadas”
    Aquelas nas quais o programa pode violar as abstrações são consideradas “não seguras” ou fracamente tipadas.
    A história das linguagens de programação tem se baseado no desenvolvimento e refinamento das abstrações
    Entre 1950 e 1970 o foco de desenvolvimento era nas abstrações de controle enquanto a partir de 1970 as abstrações de dados passaram a receber maior atenção.

  • Paradigmas

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    Paradigmas

    Um paradigma é essencialmente um modo, de alto nível, de especificar sobre o que é a computação
    Isto é o fator de unificação que faz as linguagens Ada e C serem bastante similares, ignorando detalhes tais como as estruturas de controle, passagem de parâmetros, etc
    Alguns paradigmas existentes são:
    Procedimental – Fortan, Cobol, Pascal, C, Basic
    Funcional – LISP
    Lógico – Prolog
    Linguagens de quarta geração – dBase
    Visual – Visual Basic, Delphi, C+ Builder

  • Abstrações

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    Abstrações

    Abstrações de dados
    Abstrações de controle

  • Abstrações de dados

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    Abstrações de dados

    Tipos de dados básicos
    Inteiros
    Reais
    Booleanos
    Caracteres
    Ponteiros
    Tipos de dados estruturados
    “arrays”
    registros
    Unidades
    Módulos
    “packages”
    classes

  • Abstrações de controle

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    Abstrações de controle

    Controles básicos
    Atribuição
    desvio incondicional
    seqüência
    Controles estruturados
    Desvio condicional
    Repetições
    Procedimentos
    funções
    Unidades
    Unidades compiladas separadamente
    tarefas concorrentes
    Módulos
    “packages”

  • Linguagens de Programação e Linguagens de Scripting

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    Linguagens de Programação e Linguagens de Scripting

    Linguagens de scripting destinam-se a escrever pequenos trechos de programas
    Usualmente suas variáveis não necessitam de declaração de tipo, os resultados são obtidos de maneira mais fácil e mais rápida e servem para ligar aplicações escritas em outras linguagens

  • Linguagens de Programação e Linguagens de Scripting

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    Linguagens de Programação e Linguagens de Scripting

    Algumas das características das Linguagens de Scripting são:
    Linguagens interpretadas e não compiladas
    Independência de Sistema Operacional
    Ligação tardia
    Possibilidade de gerar ou importar código em tempo de execução
    Diversas características embutidas que facilitam a geração de código, que não precisa ser escrito desde o início
    Menor “overhead” administrativo, dispensando declarações de tipos, valores default, alocação de memória, tamanho de “arrays”, etc.
    Otimização para eficiência de programas, ligando programas feitos em outras linguagens
    Otimização para certos tipos de aplicações, tais como manipulação de textos, interfaces gráficas, etc., em detrimento de cálculo numérico, por exemplo.
    Rapidez no desenvolvimento de protótipos.


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  • Tópicos Especiais em Linguagem de Programação III
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  • Conceito
  • Paradigmas
  • Abstrações
  • Abstrações de dados
  • Abstrações de controle
  • Linguagens de Programação e Linguagens de Scripting
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  • Simula67 (exemplo)
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  • Mumps (exemplo incompleto)
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  • Pascal (exemplo)
  • C
  • JCL
  • JCL (exemplo)
  • REXX
  • REXX (exemplo)
  • PROLOG
  • PROLOG (exemplo)
  • Ada
  • Ada (exemplo)
  • Smalltalk
  • C++
  • C++ (exemplo)
  • “Shells” Unix (sh, csh, ksh, ...)
  • Exemplo bash (bourne again shell)
  • PERL
  • PERL (exemplo)
  • Tcl
  • Tcl (exemplo)
  • Python
  • Python (exemplo)
  • WFL
  • C#
  • C# (exemplo)
  • Visual Basic (VB)
  • Delphi
  • Java
  • Java (exemplo)
  • C++ Builder