Curso Online de A Linguagem Lua e suas Aplicações em Jogos
Linguagens de script em jogos Pra quê? Por quê? Linguagens de script em jogos Interpretada Tipagem Dinâmica Gerência Automática de Memóri...
Continue lendoAutor(a): Valdey Valente Silva
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A Linguagem Lua e suas Aplicações em Jogos
A Linguagem Lua e suas Aplicações em Jogos
Valdey valente silva
Fapen
Ciência da computação -
Linguagens de script em jogos
Linguagens de script em jogos
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Linguagens de script em Jogos
Linguagens de script em Jogos
Pesquisa na gamedev.net (set/2003)
72% dos jogos usam linguagens de script
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Pra quê?
Pra quê?
Implementar o script do jogo
Definir objetos e seus comportamentos
Gerenciar os algoritmos de inteligência artificial
Controlar os personagens
Tratar os eventos de entrada
Descrever a interface com o usuário
Criar protótipos
Testar
Depurar
Analisar adequação
Prover acesso programável para roteiristas e artistas
Experimentar novas idéias e variações -
Por quê?
Por quê?
Conjunto de características favoráveis
Interpretada
Tipagem dinâmica
Gerência automática de memória
Facilidade para estruturação de dados
Facilidade para manipulação de strings
Segura
Facilidade para comunicação entre componentes -
Interpretada
Interpretada
Capacidade de executar trechos de código criados dinamicamente
Permite modo interativo
Mensagens de erro mais "abstratas"
Mais próximas do programa fonte
(Potencialmente) mais portátil
Rápido ciclo "editar-testar" -
Tipagem Dinâmica
Tipagem Dinâmica
Diferente de não-tipadas!
Valores nunca são tratados com tipo incorreto
Verificação de tipos em tempo de execução
Em geral, tipagem forte
Toda linguagem pode ter erros de "tipos" em tempo de execução (ex: NULL->x)
Conceito de tipo mais fluido
Linguagens com tipagem estática chamam de tipo o que conseguem tratar estaticamente -
Gerência Automática de Memória
Gerência Automática de Memória
Grande divisor de águas
Simplifica programação em geral
Simplifica interfaces!!
Certo desdém por eficiência também ajuda
Evita vários tipos comuns de bugs
Bugs de alocação de memória são dos mais difíceis de se tratar (só superados por bugs de concorrência...) -
Estruturas Dinâmicas
Estruturas Dinâmicas
Listas, tabelas, conjuntos, strings, etc.
Facilitadas pela gerência automática de memória
Simplifica muito a programação
Simplifica muito definição de interfaces
Novamente, as custas de eventuais perdas de desempenho -
Manipulação de Strings
Manipulação de Strings
Caso particular de estrutura dinâmica
Muitos tipos de informação têm representação natural como texto
Ex: programas!
Conjunto de operações poderoso e bem estudado
Casamento de padrões
Substituições -
Linguagens Seguras
Linguagens Seguras
Semântica completa
Erros são sempre explicáveis "dentro" da linguagem
Não é possível “invadir” memória
Característica facilitada por
Interpretação
Tipagem dinâmica
Gerência automática de memória
Pagamento único
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Capítulos
- A Linguagem Lua e suas Aplicações em Jogos
- Linguagens de script em jogos
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- Pra quê?
- Por quê?
- Interpretada
- Tipagem Dinâmica
- Gerência Automática de Memória
- Estruturas Dinâmicas
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- Lua em jogos
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