Curso Online de Normalização de dados
Normalização de dados O que é Normalização Medidas de Qualidade na Normalização Dependências Funcionais Formas Normais Baseadas em Chaves...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Normalização de dados -
Introdução: Normalização de dados
-
O que é Normalização?
“Técnicas de racionalização das estruturas de dados de um sistema, eliminando redundâncias, problemas de manipulação e armazenamento”.
Normalização é um processo através do qual esquemas de relação, que não sejam satisfatórios às características do modelo relacional, são decompostos em esquemas menores que satisfaçam as propriedades desejáveis.
A normalização inicialmente foi proposta como uma ferramenta de auxílio no projeto físico para a definição de relações, porém na prática tornou-se uma ferramenta de verificação, pois serve para verificar se os esquemas do projeto físico satisfazem algumas características básicas.
-
Outras definições sobre Normalização
“Evita problemas provocados por falhas no Projeto do Banco de Dados, eliminando uma incorreta disposição dos dados e sua redundância”.
APLICAÇÃO DE REGRAS A UM CONJUNTO DE DADOS
Eliminação de redundância e dependência de dados
Aumento da confiabilidade dos dados
Validação com o modelo relacional -
Medidas de Qualidade na Normalização
Na normalização, são analisadas algumas medidas de qualidade para o projeto de um esquema de relação. Estas medidas de qualidade visam, por exemplo, evitar um mau uso da memória. As medidas são as seguintes:
1 – Correta representação semântica – os dados devem ser projetados de forma a terem seus significados bem definidos e coerentes com o que realmente querem representar;
2 – Redução de valores redundantes – sempre que possível deve-se reduzir ao máximo os valores redundantes desnecessários, ou seja, valores que muitas vezes aparecem repetidos quando isto não seria preciso;
-
Medidas de Qualidade na Normalização
Continuação:
3 – Redução de valores nulos – sempre que possível deve-se reduzir o número de atributos que por alguma razão receberão muitos valores nulos;
4 – Não geração de tuplas espúrias (sem sentido) – durante o processo de normalização deve-se atentar para evitar que sejam geradas tuplas que não façam sentido diante da realidade, isto pode ocorrer devido a alguma decomposição.
-
Dependências Funcionais
As decomposições da normalização ocorrem seguindo os conceitos de dependências funcionais. A seguir estes conceitos serão apresentados, juntamente com as três principais e mais utilizadas formas normais.
-
Dependências Funcionais
Dependências Funcionais
Uma dependência funcional (DF) é uma propriedade da semântica ou do significado dos atributos. Formalmente, uma dependência funcional entre dois conjuntos de atributos, x e y, que são subconjuntos de um esquema de relação R, denotada por x® y é uma restrição que estabelece que para quaisquer tuplas t1 e t2 de uma instância r de R, tal que, se temos t1[x] = t2[x], então também devemos ter que t1[y] = t2[y]. Em outras palavras, os valores do componente y em uma tupla de r dependem de (ou são determinados por) valores do componente x.
-
Dependências Funcionais
Dependências Funcionais
Por exemplo, seja x = {Matrícula} e y = {Nome, Endereço, Telefone, CodCurso}, então {Matrícula}® {Nome, Endereço, Telefone, CodCurso}, ou seja, a depender do valor da Matrícula, serão determinados os valores do Nome, Endereço, Telefone, e CodCurso.
-
Dependências Funcionais
Quando se define uma dependência funcional, esta regra deve valer para todas as instâncias da relação. É como se fosse uma restrição de integridade. Não se pode deduzir a existência de uma dependência funcional baseado no conteúdo de uma tabela, porém a ausência da DF pode ser definida. Por exemplo:
-
Dependências Funcionais
Dependências Funcionais
Pagamento único