Curso Online de Estrias
Estrias são lesões cutâneas que podem surgir em pessoas de ambos os sexos por variadas razões. No curso você aprenderá o que são estrias,...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- ESTRIAS
-
Conteúdo:
Estrutura da pele
O que são estrias
O que causa aparecimento das estrias
Quais os tipos de estrias
Quem pode ter estrias
Tipos de estrias
Diferença entre os tipos de estrias
Prevenção de estrias
Tratamento de estrias
Eletroterapia, Cosmetologia, Nutricosméticos aplicados no tratamento de estrias
Bibliografia -
Estrutura da Pele
A pele é o maior órgão do corpo humano, sua função é proteção e defesa do organismo.
Atua controlando a temperatura, protegendo contra atritos, evitando a perda de água, e além disso ainda tem receptores que permitem a sensação de dor, tato, temperatura e pressão.É constituída por 3 camadas distintas: Epiderme, Derme e Hipoderme.Uma multiplicidade de glândulas fazem parte dessa estrutura da pele, entre elas, as glândulas sebáceas e as glândulas sudoríparas.
Faz parte também uma extensa rede de vasos capilares, nervos, milhares de terminações nervosas, células de Merkel, para percepção sensorial, células de Langerhans para proteção imunológica e melanócitos, responsáveis pela produção de melanina. - Ilustração Estrutura da Pele
-
Epiderme
É a camada mais externa, formada pelo tecido epitelial. É formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo (basal).
A camada córnea é formada com células mortas sem núcleo, em forma de lâminas e completamente achatadas. Ao se sobrepor essas lâminas formam uma estrutura rígida e hidrófila, com função de impedir a evaporação de água e proteger contra agentes físicos, químicos e biológicos. Nessa camada os queratinócitos se desprendem constantemente resultando numa constante renovação da epiderme.A camada lúcida é formada por uma fina camada de células achatadas cujo núcleos celulares apresentam sinais de degeneração, não desempenham atividade essencial, esse tipo de células são encontradas na região palmoplantares.
A camada granulosa contém a presença de grânulos de queratina, juntos formam uma barreira entre as células e impedindo a passagem de água e compostos. -
A camada espinhosa é formada por células ligeiramente achatadas, com núcleo central e pequenas expansões no citoplasma, o que dá o aspecto espinhoso. É formada por várias células procedentes da camada basal que, à medida que as novas células profundas vão nascendo, vão se deslocando para o exterior.
A camada basal é a camada que faz contato direto com a derme, é a camada mais profunda da epiderme. Formada por uma única fileira de células, é nessa camada onde ocorre a divisão celular, responsável pela renovação da epiderme. Nesse processo as células partem da camada basal e vão sendo deslocadas para a periferia até a camada córnea, num período entre 21 e 28 dias
-
Células da Epiderme
A epiderme possui células próprias, que são: queratinócitos, melanócitos, células de langerhans e células de merkel.
As células mais numerosas da epiderme são os queratinócitos. São células que realizam a produção de queratina. Os queratinócitos se formam na camada mais profunda da epiderme e sofrem constantes variações mitóticas. Quando formadas, essas células são empurradas sucessivamente para superfície em decorrência da produção de novas células. Para que um queratinócito da camada basal atinja a camada córnea, são necessários 21 a 28 dias.
Responsável pela produção de melanina, os melanócitos são células localizadas principalmente na camada basal da epiderme. A quantidade de melanócitos não varia de acordo com as raças, portanto, a diferença racial de pigmentação não depende do número de células, mas sim da capacidade funcional do melanócitos. -
As células de Langerhans podem ser encontradas em qualquer camada da epiderme, são células muito ramificadas que exercem um importante papel protetor na pele, elas possuem grande capacidade fagocitária e ativação de Linfócitos T.
As células de Merkel são encontradas em regiões da pele sem pelos, como lábios, gengivas, extremidade distais dos dedos, são consideradas mediadoras da sensação do tato. As células de Merkel, localizam-se um pouco acima da camada basal da epiderme, da mesma forma que os melanócitos, células de Merkel se localizam entre os queratinócitos da camada basal.
-
Ilustração Células de Merkel
-
Histologia Células de Langerhans
-
Derme e Hipoderme
A derme é a camada que se encontra por baixo da epiderme, é a camada mais espessa do tecido conjuntivo frouxo, maleável, forte, com presença de proteínas de fibrosas (colágeno e elastina) associadas a uma matriz extracelular. Assim, é responsável pela firmeza da pele, renovação e regeneração da trama fibrosa. Há também presença de vasos sanguíneos e linfáticos que fornecem nutrição dentro da pele, além de glândulas sebáceas e sudoríparas, receptores adicionais e músculos eretores do pelo.
Seus principais componentes são o colágeno, substância proteica que dá força a pele e é fundamental no processo cicatricial; e a elastina, proteína que forma o tecido elástico e fornece elasticidade à pele.
Hipoderme ou tela subcutânea, é a camada mais profunda. Ela é constituída por tecido adiposo que tem como função a reserva energética, o isolamento térmico do organismo com a idade.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- ESTRIAS
- Conteúdo:
- Estrutura da pele
- Corte histológico da estrutura da pele
- O que é epiderme
- Células da epiderme
- Derme e Hipoderme
- Ilustração da estrutura da derme
- Hipoderme - Estrutura mais profunda da pele
- O que são estrias?
- Estria - Estrutura danificada
- Rompimento das fibras - Estrias
- Tipos de Estrias
- Nacaradas ou Albas
- Comparação entre pele normal e com estrias
- Estrias Rubras e Nacaradas
- Quem sofre com estrias
- Como estrias se apresentam na pele
- Local onde estrias aparecem com mais frequência
- Estria nos homens
- Como prevenir estrias
- Qual o objetivo do tratamento
- É possível tratar as estrias
- Tipos de tratamento
- Eletroterapia aplicada ao tratamento das estrias
- Cosmetologia aplicada ao tratamento em consultório e home care
- Nutricosméticos aplicada ao tratamento e prevenção das estrias
- Bibliografia