Curso Online de anatomia para barbeiros e cabelereiros
Noções biológicas para apoio de profissionais de barba e cabelo.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Anatomia para profissionais de barba e cabelo
Noções biológicas
-
O sistema tegumentar
O sistema tegumentar é oconjunto de estruturas que reveste o corpo humano, protegendo-o e permitindo a percepção sensorial:
Pelé
A pele é formada por duas camadas: a epiderme, mais superficial, e a derme, mais profunda. A epiderme é constituída por tecido epitelial, enquanto a derme é formada por tecido conjuntivo.
Anexos de pele
São estruturas como pelos, unhas, glândulas sebáceas, sudoríparas e mamárias.
O sistema tegumentar tem várias funções, como:
Protege o corpo de atrito, perda de água, micro-organismos e radiação ultravioleta
Permitir uma percepção sensorial
Temperatura normal do corpo
Sintetizar vitamina D
Íons excretores
Secretar lipídios protetores e leite - Anatomia da pele
-
"Os pelos desenvolvem-se em invaginações da epiderme denominadas de folículos pilosos. No fundo desse folículo, células são produzidas, empilhando-se e queratinizando-se. Essas células originam a conhecida haste pilar, que é formada pela cutícula, córtex e medula.
Cutícula: é a camada mais externa do pelo e é formada por células que lembram escamas. Essas células são completamente queratinizadas e não possuem nenhum pigmento. A queratina nessa região é dura.
Córtex: é a camada intermediária, constitui cerca de 90% do peso do pelo e é formada por células epiteliais ricas em melanina, proteína que dá cor à pele e pelos. A queratina nessa região é dura.
Medula: é a parte mais central do pelo e está presente apenas em pelos maduros. Ela é formada por camadas de células grandes e sem núcleo. A queratina nessa região é mole
FONTE:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/pelo-humano.htm - Estrutura
-
"O ciclo de um pelo dura aproximadamente cinco anos e é dividio em três fases:
crescimento, repouso e queda.Fase de crescimento: Essa fase, conhecida também como fase anágena, é um período em que o pelo está sendo produzido continuamente na região do bulbo piloso. Essa etapa dura entre dois e seis anos.
Vale frisar que o comprimento do pelo é determinado geneticamente. Isso quer dizer que o cabelo de uma pessoa, por exemplo, pode não atingir um maior comprimento, uma vez que essa é uma característica genética, não existindo, nesse caso, “fórmula mágica” para o crescimento.
Fase de repouso: Essa fase, também chamada de fase catágena, é um momento em que a atividade celular é reduzida e observa-se a atrofia do bulbo. Essa fase dura, em média, de duas a três semanas.
Fase de queda: Essa fase é a etapa final, também chamada de telógena, e caracteriza-se pela queda do pelo. Nessa momento, o pelo solta-se do folículo, que está completamente atrofiado. Após a queda do pelo, o ciclo inicia-se novamente. Vale destacar que a retirada do pelo influencia ativamente no ciclo biológico dessa estrutura
FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/pelo-humano.htm - CABELO
-
Cutícula capilar
Cutícula
As células cuticulares compõem cerca de 10%, em massa, da fibra capilar, formando uma barreira protetora dos fios contra processos agressivos químicos e físicos, e são responsáveis pelas propriedades superficiais dos fios, como brilho, coeficiente de atrito entre as fibras e proteção do córtex. A camada cuticular é composta de 6 a 10 cutículas sobrepostas, cobrindo o perímetro da fibra. Essa estrutura subdivide-se em uma série de camadas, com cerca de 0,2 m a 0,4 m de espessura, sobrepostas e orientadas no sentido das pontas da haste capilar. -
Córtex capiar
O córtex é o constituinte majoritário em massa da fibra capilar (compõe cerca de 88% desta) e é responsável pelas propriedades mecânicas da fibra. É formado, basicamente, por queratina cristalina inserida em uma matriz de queratina amorfa. Cada célula cortical é formada por macrofibrilas (de aproximadamente 200 nm de diâmetro) alinhadas no sentido longitudinal do fio, que, por sua vez, são compostas por microfibrilas (cerca de 0,8 nm de diâmetro) unidas pela matriz intercelular e formadas por queratina amorfa com um grande número de reticulações por pontes de enxofre. Cada microfibrila (ou filamento intermediário) é formada por cerca de 7 protofibrilas (estrutura constituída pelas cadeias de -queratina em duplas hélices alinhadas paralelamente ao comprimento do fio).
-
Medula capilar
Está localizada no centro a fibra e, de acordo com a literatura, pode estar ausente, ou ser fragmentada ou contínua quando está presente na fibra. A frequência e as dimensões da medula podem variar em um mesmo indivíduo. Quimicamente, a medula tem alto conteúdo de lipídeos, se comparada ao restante da fibra, e é pobre em cistina. Porém é rica em citrulina, de modo que as pontes de enxofre são substituídas por ligações peptídicas que mantêm a estrutura da medula coesa. Por causa dessa reticulação, a medula é insolúvel em solventes para proteínas mesmo em condições vigorosas, como as utilizadas para solubilizar as queratinas.
-
Variedade
Variedade Étnica
Apesar de existir um número considerável de pesquisas sobre o cabelo humano, poucos dados sobre a influência da origem racial ou étnica nas características do cabelo estão disponíveis.
O termo “raça” se aplica a subpopulações ou grupos de pessoas que apresentam várias características biológicas similares. No passado, as raças se desenvolviam e persistiam porque viajar longas distâncias era uma ação limitada. Dessa forma, pessoas similares interagiam e procriavam. As diferenças raciais ou geográficas que existem hoje, nos tipos de pele e de cabelo, podem ser remanescentes das primeiras adaptações dos seres humanos à temperatura e a outras influências ambientais.
Para classificar os tipos de cabelo, os grupos raciais podem ser divididos em três: caucasiano, oriental e negroide.
Na década de 1970, 56% da população mundial era composta pela raça caucasiana, 34 % pela raça oriental/mongol e 10% pela raça negra. As variações na curvatura da fibra e na forma da secção transversal dos cabelos dessas raças são determinadas geneticamente. Como consequência disso, informações raciais das características capilares são úteis. Estabeleceu-se que o cabelo negroide tem alto grau de irregularidade no diâmetro ao longo da fibra, quando comparado aos demais tipos étnicos. Sabe-se também que a secção transversal de sua fibra é mais oval do que a dos cabelos caucasiano e asiático, que são mais cilíndricos. O cabelo negroide apresenta menor resistência ao estiramento e quebra mais facilmente do que o cabelo caucasiano. O cabelo negroide necessita do uso de maior força para ser penteado e apresenta menor conteúdo de água em relação ao cabelo caucasiano.
Porém, no aspecto químico, em termos de proteínas e aminoácidos, os cabelos caucasiano, negroide e asiático são similares.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Anatomia para profissionais de barba e cabelo
- O sistema tegumentar
- Anatomia da pele
- Estrutura
- CABELO
- Cutícula capilar
- Córtex capiar
- Medula capilar
- Variedade
- https://casadepentear.wordpress.com/tipos-de-cabelo/
- CARACTERISTICASFONTE>https://www.usebob.com.br/
- Tipo Liso
- Tipo Ondulado
- Tipo Cacheado
- Tipo Crespo
- anatomia barba humano
- Anatomia: ossos da face
- Corte da barba
- técnica
- Escolha: com ou sem barba
- Com o aparelho de barbear, o pelo da barba é cortado com uma única passada da lâmina.
- Isso significa que um barbear rente pode ser alcançado. Quando projetado com precisão, isso garante um barbear confortável.
- Como saber qual é o formato do rosto?
- Qual o formato correto da barba?
- Fontes: