Curso Online de Tudo sobre Colorimetria
Colorir os cabelos parece simples, mas essa arte exige muito mais do que misturar ingredientes e aplicar na cabeça. Aprenda as regras da ...
Continue lendoAutor(a): Thais Dos Santos
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TUDO SOBRE COLORIMETRIA
TUDO SOBRE COLORIMETRIA
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Teoria de Colorimetria
Conhecendo tons e nuances
Oxidantes
Colorindo o cabelo na prática
Formas de Coloração
Mechas e conexões
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Teoria de Colorimetria
Colorir o cabelo parece simples, mas essa arte exige muito mais do que misturar ingredientes e aplicar na cabeça. A Cromatologia rege as regras da boa coloração: é uma ciência que vai fundo no estudo das cores, analisa sua composição e suas combinações, levando em conta a forma como são vistas. Um bom colorista sabe identificar a cor que está nos fios, o que precisa ser melhorado para que ela ganhe brilho e luz ou quais os recursos necessários, como a decapagem, por exemplo, para se conseguir uma nova tonalidade.
O efeito da coloração depende, intimamente, do tom em que o cabelo está. É como uma parede que será pintada. Se for branca, o resultado da cor que virá em cima é um. Se for azul, o efeito muda. A operação de identificar a cor que se apresenta é mais difícil do que parece, pois varia conforme a luz ambiente. Também porque, em geral, os fios não se encontram com uma cor uniforme uns em relação aos outros ou a raiz em relação às pontas. -
Os cabelos naturais normalmente são compostos por uma cor dominante e outras excessivas, que formam reflexos imperceptíveis sob qualquer luz. Um olhar atento é o diferencial na hora de mudar a cor do cabelo. É essa cor que já existe no fio que serve como base para a coloração. Define os tons e matizes que darão um resultado harmonioso, sem a presença de nuances alaranjadas, esverdeadas ou azuladas.
Seis tipos de cores determinam o círculo cromático e viabilizam as alterações nas fibras capilares de forma harmônica. Funciona como um gráfico ou uma tabela. Nele, elas estão dispostas de forma que uma determinada nuance tem a sua oposta. Logo: o vermelho é contrário ao verde, enquanto o laranja contrapõe-se ao azul e o amarelo, ao violeta. Vale lembrar que essas posições são estratégicas. Foram reunidas dessa forma porque um tom ameniza ou potencializa o efeito do outro. O círculo cromático também define as nuances e os matizes das colorações. A partir do que já existe no cabelo, escolhe-se o novo tom. A classificação das cores é o que determina sua aplicação. -
Questões sobre a Luz
A luz e suas características constituem um fenômeno universal de caráter eletromagnético, conhecido como espectro cromático, cujas ondas se propagam pelo espaço à velocidade constante de 300.000 km (no vácuo) por segundo.
Há certo tipo de qualidade ideal de luz para a visão correta das cores dos corpos e substâncias. Conhecida como “luz branca”, com temperatura de cor entre 5.500 a 6.500K (graus Kelvins) que corresponde à luz solar indireta.
A luz visível está situada numa faixa de comprimentos de onda entre 400 e 700 nm (nanometros) para todas as cores, em comprimentos de onda específicos que impressionam nossos olhos e permitem a visão cromática diferenciada.
A existência de faixas com comprimentos de ondas curtas, médias e longas, cores chamadas primárias da síntese aditiva (cores RGB). -
ESTUDO DE CORES
Cores primárias
As cores primárias, também conhecidas como "cores puras", são pigmentos naturais: vegetal (colorau) e mineral (cromo, cobalto etc.). Não se formam pela mistura de outras cores. São elas: Azul, Vermelho e Amarelo. -
Cores secundárias
São cores resultantes da mistura de duas cores primárias na mesma proporção. São elas: Violeta, Laranja e Verde. -
Cores terciárias
Resultam da mistura de uma cor primária com uma cor secundária. São elas:Primária + Secundária = Terciária
Amarelo + Laranja = Amarelo-alaranjado
Amarelo + Verde = Amarelo-esverdeado
Azul + Verde = Azul-esverdeado
Azul + Roxo = Azul-arroxeado
Vermelho + Laranja = Vermelho-alaranjado
Vermelho + Roxo = Vermelho-arroxeado -
Estrela de Oswald
Para facilitar ainda mais a visualização e a compreensão da colorimetria, faz-se necessário o estudo e conhecimento acerca da estrela de OSWALD. -
Conhecendo tons e nuances
RECONHECENDO TONS BÁSICOS E NUANCES
As colorações se dividem em tons naturais ou “básicos” e tons de reflexos ou “nuances”.
Tons Naturais (tons básicos)
São todos os tons terminados em zero, sendo que o zero pode vir após virgula ( , ), ponto ( . ) ou barra ( / ). São eles:
1.0 – Preto 2.0 – Castanho Escuríssimo
3.0 – Castanho Escuro 4.0 – Castanho Médio
5.0 – Castanho Claro 6.0 – Louro Escuro
7.0 – Louro Médio 8.0 – Louro Claro
9.0 – Louro Ultraclaro 10.0 – Louro Pastel ou Claríssimo
11.0 – Super Clareadores 12.0 – Super Clareadores
13.0 – Super Clareadores -
Tons de Reflexos (Nuances)
São todos os números que vêm após a vírgula ( , ); o ponto ( . ) ou a barra ( / ) e que proporcionam o reflexo da cor.
.0 – Natural (sem reflexo)
.1 – Cinza
.2 – Mate ou irisado*
.3 – Dourado
.4 – Acobreado
.5 – Acaju
.6 – Vermelho
.7 – MarromClassificação dos reflexos
Reflexos frios - Originados das cores frias: Azul, roxo e verde, que são, respectivamente, acinzentados (1), irisados (2), e esverdeado. Absorvem a luz e apresentam uma nuance mais escura;Reflexos quentes – Originados das cores quentes: Amarelo, laranja e vermelho, que dão respectivamente, dourado (3), acobreado ( 4), acaju (5) e vermelho (6). Refletem a luz e apresentam uma nuance mais clara;
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