Curso Online de Xadrez: Ciência, Jogo e Tática
O Curso Xadrez: Ciência, Jogo e Tática detalha de forma clara e fácil o desenvolvimento do jogo de xadrez, trazendo uma explicação simpl...
Continue lendoAutor(a): Higor Nogueira Camelo
Carga horária: 22 horas
Por: R$ 24,99
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Geovanna S. M. Bergmann
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Curso Xadrez: Ciência, Jogo e Tática
CARGA HORÁRIA DE 22 HORAS
-
Introdução
Introdução
A importância do Xadrez” pode ser definida em termos das qualidades inerentes ao jogo exercidas pelos contendores na prática do xadrez. Especialistas em xadrez têm feito referência às numerosas razões por que são levados a considerar o xadrez como um dos mais importantes, senão o mais importante, dos passatempos.
HNC-CURSOS E TREINAMENTO
-
Introdução
Introdução
Marshall diz: “O xadrez não é somente o mais cosmopolita (indivíduo que se considera cidadão de todos os países) de todos os jogos, mas é também o mais democrático. Um enxadrista é sempre bem-vindo em qualquer parte do mundo, independentemente de sua condição social ou financeira”.
HNC-CURSOS E TREINAMENTO
-
Introdução
Introdução
O xadrez é uma forma de produtividade intelectual, e nisso reside seu encanto peculiar (característico). A produtividade intelectual é uma das maiores alegrias se não a maior da existência humana. Nem todas as pessoas podem escrever uma obra, ou construir uma ponte, ou mesmo contar uma boa piada. Porém no xadrez qualquer um pode, e deve, ser intelectualmente produtivo, partilhando assim de seu particular encanto.
HNC-CURSOS E TREINAMENTO
-
Introdução
Introdução
As virtudes no xadrez são as excelências das qualidades pessoais sancionadas (confirmadas) pelos membros da irmandade enxadrística. Boas e sólidas virtudes morais encontram sua expressão no xadrez, tanto quanto em qualquer outra esfera da atividade humana.
HNC-CURSOS E TREINAMENTO
-
Introdução
Introdução
Há muitos anos, um indiano já dissera que as virtudes no xadrez “são tão inumeráveis como as areias do Saara africano”. Apontou que o xadrez “cura a mente enferma, restaurando-lhe a saúde. É repouso para o intelecto superexcitado e folga para o corpo fatigado.
HNC-CURSOS E TREINAMENTO
-
Introdução
Introdução
Suaviza a aflição de uns e eleva o prazer de outros. Ensina o Homem irado a conter suas paixões, o leviano a tornar-se sério, o cauteloso a ser audaz e o aventureiro a ser prudente”. Os entendidos parecem concordar em que as virtudes cardeais inerentes ao jogo de xadrez são a lealdade incondicional, a cooperação e a obediência.
HNC-CURSOS E TREINAMENTO
-
Introdução
Introdução
Nenhuma peça no tabuleiro se rebela jamais, deserta ou se torna traidora. Todas as peças são fiéis até a morte. Um persa entusiástico exclamou uma vez que, por meio do jogo de xadrez ordenado e correto, “todas as faltas que formam as enfermidades da alma se convertem em suas virtudes correspondentes”.
HNC-CURSOS E TREINAMENTO
-
História do Xadrez
História do Xadrez
Há aproximadamente mil e quinhentos anos, na Índia, surgiu o Chaturanga, que se transformou no atual jogo de xadrez. Por intermédio de muitas guerras e na busca por novas rotas comerciais, o xadrez foi introduzido nos países ocidentais, e na Idade Média passou por algumas metamorfoses que o conduziram à forma atual.
HNC-CURSOS E TREINAMENTO
-
História do Xadrez
História do Xadrez
A característica principal do xadrez praticado na Idade Média era aprofunda elitização que sofria, sendo chamado “jogo dos reis e rei dos jogos”. Uma mudança importante se deu no século XV quando Gutenberg criou o tipo móvel, possibilitando a impressão de livros de xadrez, como é o caso do Arte breve y introduccion muy necessaria para saber jugar el Axedrez (LUCENA, 1497).
HNC-CURSOS E TREINAMENTO
-
História do Xadrez
História do Xadrez
A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro possui um dos poucos exemplares deste livro existentes no mundo. Com a proliferação dos livros de xadrez ocorreu a primeira democratização significativa do jogo. A segunda democratização ocorreu na Europa do leste, já no início deste século, quando a recém-formada URSS adotou-o como complemento à educação, tornando-se hegemônica nesse esporte.
HNC-CURSOS E TREINAMENTO
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- História do Xadrez
- A Prática do Jogo de Xadrez
- Xadrez e a Ciência
- Xadrez e Ciência
- Xadrez e a Ciência
- Xadrez: Um Esporte Único
- A Arte do Xadrez
- Jogo e Educação
- Implicações Educativas do Xadrez
- O Professor de Xadrez
- Questionamentos para o Professor Desenvolver o Xadrez na Escola
- Jogos Pré-Enxadrísticos
- Classificação de Jogos Pré-Enxadrísticos
- Regras do Xadrez
- O Tabuleiro
- O Relógio
- As Peças: Movimentos e Capturas
- O Rei
- A Dama ou Rainha
- A Torre
- O Bispo
- O Cavalo
- O Peão
- Valor Comparativo das Peças
- Xeque e Xeque- Mate
- Xeque- Mate
- 8 exemplos de Xeque-Mate Diferentes, Todos Contra o Rei Preto:
- Movimentos Extraordinários
- Requisitos para se fazer o roque maior ou menor
- “En Passant”
- Promoção do Peão
- Resultados do Jogo
- Vitória ou Derrota
- Empate
- Rei Afogado
- Xeque Perpétuo
- Insuficiência de Material
- Comum Acordo
- Lei dos 50 Lances
- Empate por Repetição
- Regras Gerais e Objetivo do Jogo
- Notação Algébrica
- O Garfo
- Xadrez e Inclusão Social
- Referências Bibliográficas
- CARO CURSISTA!!!