Curso Online de BIOMECANICA APLICADA
INTRODUÇÃO OBJETIVOS A Força Sobre a Massa e o Peso dos Corpos Conceituações se Aplicações da Força no Movimento Humano e no Esporte ...
Continue lendoAutor(a): Fabricio Luiz Cavalcante Pessoa
Carga horária: 4 horas
Por: R$ 25,00
(Pagamento único)
Mais de 20 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Joao Lucas Wentrick Da Silva
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CONTEUDISTA & TUTOR
BIOMECANICA APLICADA
SÃO PAULO 2015
-
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
-
A Física é a ciência que estuda a natureza (do grego physis que significa natureza), abordando os fenômenos nos seus aspectos geral e particular. A abordagem da Física no seu estudo pormenorizado envolve os métodos da observação, da experimentação e da mensuração.
Por se tratar de uma ciência de bastante amplitude de estudo e grande significância, seus estudos e aprofundamentos normalmente significam o avanço tecnológico. No enfoque do movimento, temos o capítulo da Física denominado por Mecânica (Ciência que estuda o movimento).
A Cinesiologia é, portanto, diretamente relacionada com a Cinemática, pois estuda os movimentos do corpo humano e também o corpo humano em movimento.
-
Nesta unidade, procure interpretar o conceito de cinemática, observando sempre as relações entre estas unidades e levando-as para a questão do movimento humano em grau de complexidade cada vez maior, pensando no corpo humano como um sistema rígido composto por inúmeras articulações que, em determinado momento, torna-se um corpo deformável e que produz uma série de movimentos.
-
OBJETIVOS
OBJETIVOS
-
Cinemática é o ramo da biomecânica que estuda a descrição do movimento dos corpos. Assim ocorrendo, pode-se mencionar que a cinemática lida com grandezas como a distância e a velocidade que um corpo se move, não interessando a ela (cinemática) aquilo que causa o movimento e tão pouco como ele se faz ou acontece.
Pode-se ainda identificar duas formas de abordagem da cinemática, a cinemática da translação que aborda os movimentos tidos como lineares e a cinemática angular que aborda os movimentos angulares ou de rotação. -
A Força
Conceituação da Física Clássica
Uma impulsão ou uma tração que altere ou tenda a alterar o estado de movimentação de um corpo é denominada de força. Força e movimento são associados, e somente através do primeiro (força) se processa o segundo (movimento), podendo haver a força sem que ocorra o movimento, como por exemplo, no momento que um boxeador assume posição de defesa em função dos golpes de ataque de seu adversário. -
Se o corpo estiver em repouso, outra força exercida por outro corpo o colocará em movimento, ou pelo menos, tenderá a colocá-lo em movimento. Da mesma forma, se o corpo estiver se movimentando em uma linha reta, uma força exercida por outro corpo irá alterar, ou tenderá a alterar, a velocidade de sua movimentação.
A força é uma grandeza vetorial (representada por uma seta “↓”), isto é, apresenta uma magnitude e uma direção, e pode ser somada ou resolvida, sendo medida em Newton (N).1 kgf = 9,8 N
1 kgf = 1 kgkgf = quilograma-força
-
Nas análises do movimento humano é hábito considerar o corpo humano como um sistema composto por ossos, músculos, ligamentos e outros tecidos, e as forças exercidas de uns sobre os outros (ex: quando um músculo se contrai e exerce uma força sobre os ossos nos quais está inserido) são denominadas como forças internas.
Por outro lado, as forças exercidas sobre o corpo, porém advindas a partir do exterior (ex: pela gravidade ou pelo contato com outro corpo) são denominadas de forças externas.
-
Por ser considerada uma grandeza vetorial, a força possui os seguintes elementos:
Ponto de aplicação • – que é o ponto sobre o qual a força atua;
Direção• – que é dada pelo segmento de reta no qual a força é componente;
Sentido• – que é dado pelo deslocamento percorrido pelo ponto de aplicação;
Intensidade• – que é a representação numérica.Ponto de Aplicação: deve ser aliado à direção para ser conceituada a sua linha de ação, como por exemplo as corridas e saltos (contato dos pés com o solo), arremessos (contato das mãos com os objetos).
Direção: em que a eficiência atlética terá maior força conforme sua aplicação na direção desejada como nas corridas (posição de partida, com direção para trás), e no Salto em altura (impulsão, com direção para baixo); -
Intensidade: nas atividades desportivas, em geral, é representado pelo peso do objeto que deve ser vencido, como no halterofilismo, em que dizemos que o atleta exerce uma força de 100 kg, quando eleva um peso correspondente, ou é dada pela força muscular interna como no futebol (chute), peso, dardo, disco (arremessos).
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- INTRODUÇÃO
- OBJETIVOS
- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA