Curso Online de ESPORTE ESCOLAR ADAPTADO
O esporte para pessoas com deficiência apresenta na atualidade significativo crescimento em diferentes setores da sociedade global, como ...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
APRESENTAÇÃO
OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS.
ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela -
INTRODUÇÃO
O esporte para pessoas com deficiência apresenta na atualidade significativo crescimento em diferentes setores da sociedade global, como no esporte de alto rendimento, no lazer, nas políticas de inclusão e saúde pública e na educação (PATATAS; BOSSCHER; LEGG, 2018).
-
No Brasil, esses esportes, sejam eles paralímpicos ou não, têm se difundido expressivamente na última década. Desde os jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro em 2007, percebeu-se o grande potencial dessas modalidades para um público ainda pouco atendido. Os resultados expressivos de brasileiros em competições internacionais têm revelado esse grande potencial.
-
E, como resultado dessa percepção, a quantidade de estudos sobre os esportes para pessoas com deficiência tem se desenvolvido de maneira expressiva. Parte desse resultado, além do interesse crescente pelo tema, indica um claro aumento de programas de pós-graduação que abrem linhas de pesquisa para tratar de atividades motoras para pessoas com deficiência e seus aspectos educacionais e de inclusão.
-
E, nesse universo diverso de modalidades esportivas, estão as que podem compor o currículo da educação física escolar. A partir desse novo cenário que destaca as artes marciais e dos esportes de combate como práticas possíveis para pessoas com deficiência, e da condição do esporte moderno como significativo fenômeno social da atualidade, o presente estudo se insere como uma possibilidade de avaliar como essas práticas estão sendo estudadas com base nos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil.
-
MÉTODO
1. MÉTODO O presente estudo se constitui como uma revisão da literatura a partir do entendimento de Thomas, Nelson e Silverman (2012) que afirmam que esse tipo de pesquisa procura realizar um mapeamento do estado da arte de um determinado assunto. Como fonte de dados, foram usadas teses e dissertações produzidas em programas de Pós-graduação acadêmicos que tratam dos esportes para pessoas com deficiência em ambiente escolar.
-
Esses documentos estão disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no endereço eletrônico http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Esse catálogo agrupa as teses e dissertações de programas de pós-graduação reconhecidos e registra os trabalhos produzidos desde 1987. O recorte temporal delineado foi o período de 10 anos, definido entre 2007 e 2017
-
O ano de 2007 foi selecionado, pois se configurou como marco para o Brasil no esporte adaptado pelo sucesso em sua participação nos Jogos Paralímpicos e também por sediar a edição dos jogos nesse ano. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.42690 O ESPORTE ADAPTADO NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL 32 Para a busca pelas teses e dissertações, foram utilizadas as seguintes palavraschave: Esporte adaptado; Atividade motora adaptada; Educação física adaptada; Esporte paralímpico; Esporte paraolímpico.
-
Como critérios de inclusão foram considerados as teses e dissertações produzidas por programas de pós-graduação da grande área da saúde, da área Educação Física e que tratassem de esportes para pessoas com deficiência em ambiente escolar, paralímpicos ou não, de forma curricular ou extracurricular. Além disso, os estudos devem se concentrar em aspectos pedagógicos, curriculares e inclusivos.
-
Como critério de exclusão considerou-se estudos realizados em conjunto com esportes não adaptados ou destinados a pessoas sem deficiência. 2. RESULTADOS E DISCUSSÃO Apesar de os debates sobre a inclusão da pessoa com deficiência ter se intensificado a partir de 1994 com a promulgação da Declaração de Salamanca, da qual o Brasil é um dos signatários, as atividades esportivas para pessoas com deficiência na escola ainda são muito incipientes.
-
Mesmo com um significativo número de estudos na área do esporte adaptado e da atividade motora adaptada, a maioria deles não versa sobre a escola e sua oferta de atividades para esse público. Percebese esse fato nos resultados preliminares da busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Foram encontradas 14763 ocorrências de dissertações de mestrado e teses de doutorado, divididas pelas palavras de busca como apresentado na tabela abaixo.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- APRESENTAÇÃO
- INTRODUÇÃO
- MÉTODO
- CATEGORIA DE ESTUDOS DIAGNÓSTICOS
- CATEGORIA DE ESTUDOS PROPOSITIVOS
- CATEGORIA DE ESTUDOS MISTOS
- REFERÊNCIAS
- CONSIDERAÇÕES FINAIS