Curso Online de Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN'S
compreendendo os paramentros Curriculares Nacionais
Continue lendoAutor(a): Samya Nara Rocha Mendes
Carga horária: 8 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 1500 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
“Para compreender o real significado da legislação não basta ater-se à letra da Lei; é preciso captar o seu espírito. Não é suficiente analisar o texto; é preciso analisar o contexto. Não basta ler nas linhas; é preciso ler nas entrelinhas”.
Dermeval Saviane.
-
O QUE É?
O QUE É?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal
Propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.
OBJETIVO
-
Garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício de cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais.
-
Breve histórico
Breve histórico
Até dezembro de 1996 o ensino fundamental esteve estruturado nos termos previstos pela Lei Federal n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Essa lei, ao definir as diretrizes e bases da educação nacional, estabeleceu como objetivo geral, tanto para o ensino fundamental (primeiro grau, com oito anos de escolaridade obrigatória) quanto para o ensino médio (segundo grau, não obrigatório), proporcionar aos educandos a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania.
A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal n. 9.394), aprovada em 20 de dezembro de 1996, consolida e amplia o dever do poder público para com a educação em geral e em particular para com o ensino fundamental. Assim, vê-se no art. 22 dessa lei que a educação básica, da qual o ensino fundamental é parte integrante, deve assegurar a todos “a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”, fato que confere ao ensino fundamental, ao mesmo tempo, um caráter de terminalidade e de continuidade
-
Essa LDB reforça a necessidade de se propiciar a todos a formação básica comum, o que pressupõe a formulação de um conjunto de diretrizes capaz de nortear os currículos e seus conteúdos mínimos, incumbência que, nos termos do art. 9º, inciso IV, é remetida para a União.
Para dar conta desse amplo objetivo, a LDB consolida a organização curricular de modo a conferir uma maior flexibilidade no trato dos componentes curriculares, reafirmando desse modo o princípio da base nacional comum (Parâmetros Curriculares Nacionais), a ser complementada por uma parte diversificada em cada sistema de ensino e escola na prática, repetindo o art. 210 da Constituição Federal.
-
O ensino proposto pela LDB está em função do objetivo maior do ensino fundamental, que é o de propiciar a todos formação básica para a cidadania, a partir da criação na escola de condições de aprendizagem para:
I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social” (art. 32).
-
Processo de elaboração
Processo de elaboração
O processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais teve início a partir do estudo de propostas curriculares de Estados e Municípios brasileiros, da análise realizada pela Fundação Carlos Chagas sobre os currículos oficiais e do contato com informações relativas a experiências de outros países. Foram analisados subsídios oriundos do Plano Decenal de Educação, de pesquisas nacionais e internacionais, dados estatísticos sobre desempenho de alunos do ensino fundamental, bem como experiências de sala de aula difundidas em encontros, seminários e publicações.
-
Os PCN’s, como uma proposta inovadora e abrangente, expressam o empenho em criar novos laços entre ensino e sociedade e apresentar ideias do "que se quer ensinar", "como se quer ensinar" e "para que se quer ensinar". Os PCN’s não são uma coleção de regras e sim, um pilar para a transformação de objetivos, conteúdo e didática do ensino.
Assim os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), respeitando as diferenças culturais, regionais e/ou políticas no nosso país, entram em consideração a necessidade de se poder fazer referenciais nacionais comuns ao processo da educação em todas as regiões do Brasil. Esses documentos tiveram um processo de construção de experiências e estudos, os quais contaram com a colaboração de inúmeros educadores brasileiros; é revista periodicamente, buscando atualizar de acordo com o contexto pedagógico atual.
-
O que analisaram para a construção dos pcn’s
O que analisaram para a construção dos pcn’s
Número de alunos e de estabelecimentos
Promoção, repetência e evasão
Desempenho
Professores -
Princípios e fundamentos dos parâmetros curriculares
Princípios e fundamentos dos parâmetros curriculares
O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para a intervenção e a participação responsável na vida social.
O domínio da língua falada e escrita, os princípios da reflexão matemática, as coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, os princípios da explicação científica, as condições de fruição da arte e das mensagens estéticas, domínios de saber tradicionalmente presentes nas diferentes concepções do papel da educação no mundo democrático, até outras tantas exigências que se impõem no mundo contemporâneo -
Essas exigências apontam a relevância de discussões sobre a dignidade do ser humano, a igualdade de direitos, a recusa categórica de formas de discriminação, a importância da solidariedade e do respeito. Cabe ao campo educacional propiciar aos alunos as capacidades de vivenciar as diferentes formas de inserção sociopolítica e cultural. Apresenta-se para a escola, hoje mais do que nunca, a necessidade de assumir-se como espaço social de construção dos significados éticos necessários e constitutivos de toda e qualquer ação de cidadania
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
- O QUE É?
- Breve histórico
- Processo de elaboração
- O que analisaram para a construção dos pcn’s
- Princípios e fundamentos dos parâmetros curriculares
- Natureza dos Parâmetros Curriculares Nacionais
- Educação Infantil
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
- Ensino Fundamental – 1.ª a 4.ª série - 1º ciclo (atuais 2º e 3º ano) e 2º ciclo (atuais 4º e 5º ano)
- Ensino Fundamental - 5.ª a 8.ª série - 3º ciclo (atuais 6º e 7º ano) e 4º ciclo (atuais 8º e 9º ano)
- Ensino Médio
- Organização dos PCNs
- PCN - EDUCAÇÃO INFANTIL Princípios:
- EDUCAR
- CUIDAR
- BRINCAR
- brincar
- Aprender em situações orientadas
- Pontos importantes a serem considerados
- O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
- PERFIL DO PROFISSIONAL
- ORGANIZAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
- Organização em âmbitos e eixos
- O âmbito de Formação Pessoal e Social
- O âmbito de Conhecimento de Mundo
- OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- PCN - ENSINO FUNDAMENTAL Princípios:
- PCNs do Ensino Fundamental
- Conteúdos
- Conteúdos conceituais
- Conteúdos Procedimentais
- Conteúdos Atitudinais
- Avaliação
- Formas de avaliação
- Orientações didáticas
- Condições essenciais para o desenvolvimento da didática do professor
- OS EIXOS TRANSVERSAIS SÃO TEMAS SOCIAISTÃO IMPORTANTES QUANTO AS ÁREAS CONVENCIONAIS
- CRITÉRIOS ADOTADOS PARA A ELEIÇÃO DOS EIXOS TRANSVERSAIS
- TEMAS TRANSVERSAIS ÉTICA - entender o conceito de justiça baseado na equidade; adotar atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais; MEIO AMBIENTE - compreender as noções básicas sobre o tema, perceber relações que condicionam a vida para posicionar-se de forma crítica diante do mundo, dominar métodos de manejo e conservação ambiental. SAÚDE – compreender que saúde é produzida nas relações com o meio físico e social, identificando fatores de risco aos indivíduos necessitando adotar hábitos de auto-cuidado. PLURALIDADE CULTURAL - trata do patrimônio cultural brasileiro, reconhecendo a diversidade como um direito dos povos e dos indivíduos e repudia toda forma de discriminação.
- Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Interdisciplinaridade e Contextualização
- REFERENCIAS Para aprofundamento dos pcn’s