Curso Online de O Processo Social de Alfabetização e Letramento
Entender o contexto social, em que, se está inserido é compreender a escola como uma instituição, que é produto social dos que compõe o t...
Continue lendoAutor(a): Andreza Gonçalves De Freitas
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 7600 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 248 no total
"Adorei,pois é muito rico de conteúdo e enriquece o currículo.Para quem leciona em fase de alfabetização é uma boa oportunidade de estudo de forma rápida e de fácil acessibilidade."
- Edilma Aparecida De Aguiar- Maria Das Dores Gomes Marinho
"FOI MUITO BOM ESSE CURSO AMEI CADA ETAPA PELA QUAL EU PASSEI.PARABENS"
- Katia Regina Lyra Dos Santos- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
O PROCESSO SOCIAL DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
o processo social de alfabetização e letramento
concepções da alfabetização e letramento
autora: andreza gonçalves de freitas
-
Sumário
sumário
alfabetização e letramento;
saiba mais;
o processo social de alfabetização e letramento;
complemente seus estudos;
a literatura infantil no processo de alfabetização e letramento;
vamos refletir;
formar leitores requer condições favoráveis para a prática de leitura:relatório final;
critérios de avaliação;
pesquisa continuada;
critérios a ser alcançados;
referências bibliográficas;
contato -
Introdução
introdução
caro, educando educador!
o âmbito desse curso é compreender mais a questão de alfabetização e letramento.
o domínio do código linguístico precisa estar voltado para estimular o prazer em aprender, incentivar a leitura e dar sentido a estas letras.
neste caso, ao tratar de alfabetização, prontamente, chega-se ao letramento, isto é, o exercício contínuo e integrado das práticas de leitura e escrita dentro da sociedade.
o letramento se processa em uma relação interativa entre o sujeito e a cultura em que vive em um contexto que não só oferece informações, mas que é condicionado a leitura e a escrita, dando sentido e qualidade ao ensino aprendizagem.
-
portanto, não basta apenas saber ler e escrever, mas utilizar o que foi escrito e lido, desenvolver sentido e melhor condição de comunicação.
assim, projeta-se um futuro de sujeitos críticos e atuantes dentro de uma sociedade, oferecendo-lhes o direito de ir além do que se vê e do que lhes mostram.
consequentemente, alfabetizar é dar condições de letramento proporcionando espaços críticos voltados para a leitura e escrita.
espero que, os interessados pelo curso, leiam atentamente todo o conteúdo e textos complementares de forma clara e sem pressa. o empenho no que se faz depende inteiramente do sujeito que faz, ao escolher um curso on-line você é o principal responsável pelo seu aprendizado, dando assim sentido ao curso. acredito no seu empenho e desejo a você, educando educador, uma boa leitura e aprendizagem.
att,
andreza g. de freitas -
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
alfabetização e letramento
-
dentro das concepções atuais de alfabetização e letramento, o processo de alfabetizar-se condiz em saber ler e escrever e compreender as práticas de leitura e escrita. não basta apenas saber ler e escrever, mas fazer uso da leitura e da escrita em várias situações sociais. letramento é um conceito atual estudado como fenômeno social, em que, se considera a nova abordagem de alfabetização.
-
conforme soares (2008), alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código linguístico, ou seja, é um conjunto de técnicas adquiridas para exercer o uso da leitura e da escrita. alfabetização faz parte da ação de decodificar o alfabeto, representar o som reconhecendo seu símbolo gráfico.
-
já letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever. são variadas práticas tanto sociais como escolares, que demandam o uso da leitura e da escrita. é o uso contínuo das habilidades de ler e escrever que o sujeito estabelece com seu meio social. fazer uso da leitura e da escrita transforma o sujeito em atuante levando-o a condições de vários saberes.
-
segundo a autora, esses dois conceitos se agregam um ao outro no processo em que as mudanças sociais consideram contextos diferentes acarretam na significação de alfabetização e letramento. em estudos feitos soares (2008), identifica letramento como fenômeno social que considera a nova abordagem de alfabetização, em que, a necessidade de exercer as habilidades de leitura e escrita encontra-se como uma das prioridades de pesquisas das áreas da educação e da linguagem.
-
Saiba Mais!
saiba mais!
o letramento se processa em uma relação interativa entre o sujeito e a cultura em que vive em um contexto que não só oferece informações, mas que é condicionado à leitura e à escrita, dando sentido e qualidade ao ensino aprendizagem. portanto, não basta apenas saber ler e escrever, mas utilizar o que foi escrito e lido, desenvolver sentido e melhor condição de comunicação.
magda becker soares é professora titular emérita da faculdade de educação da ufmg - universidade federal de minas gerais. pesquisadora do centro de alfabetização, leitura e escrita - ceale - da faculdade de educação da ufmg. graduada em letras, doutora e livre-docente em educação. é autora de diversos livros.
-
já tfouni (2006), observa a relação entre alfabetização, escrita e letramento, como produto e processo, em que, o sistema de escrita equivale ao produto e a alfabetização e letramento ao processo de aquisição de um sistema escrito. a autora faz um estudo sócio-histórico, que compreende a escrita como produto cultural da atividade humana sobre o mundo. no âmbito histórico, a escrita evoluiu sujeita a fatores políticos – econômicos, portanto, antes mesmo de representar pensamentos ou ideias a escrita não é neutra, pois sofre com a relação de poder e dominação.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Sumário
- Introdução
- Alfabetização e Letramento
- Complemente seus estudos!
- O Processo Social de Alfabetização e Letramento
- A Literatura Infantil no Processo no Ensino
- Escolarizando o livro de literatura
- Para uma formação crítica
- Formar leitores requer condições favoráveis
- Relatório Final
- Pesquisa Continuada
- Critérios a ser alcançados!
- Referências Bibliográficas