Curso Online de Fundamentos da Psicopedagogia
A Psicopedagogia é uma área que estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades. O curso contribui para a compreensão dessa área de...
Continue lendoAutor(a): Sônia Aparecida Rodrigues De Oliveira
Carga horária: 7 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 100 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Fundamentos da Psicopedagogia
fundamentos da psicopedagogia
-
Aspectos históricos
aspectos históricos
a psicopedagogia tem contribuído para a conscientização da importância do ato educativo, por meio de uma prática transformadora, visando o sucesso do aluno e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
-
as primeiras idéias sobre a psicopedagogia surgiram na frança na década de 40, expandindo-se para a argentina e para o brasil. houve um trabalho em conjunto entre médicos e educadores no sentido de diagnosticar as possíveis dificuldades de aprendizagem que algumas crianças aprensetavam naquele momento.
-
em 1946, em paris, foi criado o “1º centro psicopedagógigo” com o objetivo de desenvolver um trabalho cooperativo entre médicos e pedagogos para crianças com problemas comportamentais ou escolares. tais “centros” multiplicaram-se rapidamente na frança até o início dos anos 60.
-
nos centros psicopedagógigos, os especialistas (médicos, psicólogos, psicanalistas e pedagogos) trabalhavam, tendo como ponto de partida diagnósticos realizados a partir de reclamações de professores e pais sobre a criança. eram investigadas as relações familiares, resultados de testes de qi (teste de inteligência) e métodos educativos. após o diagnóstico, a partir dos dados obtidos, a criança era encaminhada para um trabalho pedagógico ou tratamento terapêutico, com o objetivo de corrigir as dificuldades de aprendizagem apresentadas.
-
a partir de 1948, na frança, utilizou-se o termo “pedagogia curativa”, para denominar a terapêutica que atendia as crianças e adolescentes, que embora fossem inteligentes, apresentavam maus resultados escolares. tal definição está inserida no que, hoje, chamamos de “psicopedagogia”. (bossa, 1994).
-
ainda, na frança, no final dos anos 60, a forma de diagnosticar a criança com um caráter clínico passou a ser questionado por educadores da época, uma vez que as crianças eram rotuladas e não havia preocupação com o contexto sócio-educacional do sujeito. a partir do ano de 1967 a psicopedagogia ganhou novos rumos. deixou-se de rotular, medir, testar os alunos sem, primeiramente, conhecer o contexto no qual o mesmo estava inserido.
-
a psicopedagogia surgiu a partir da necessidade de atender crianças com dificuldades de aprendizagem, na fronteira entre a pedagogia e a psicologia. busca a compreensão do fenômeno da aprendizagem e seus problemas, levando em conta as contribuições de outras áreas como a sociologia, a fonodiologia, a psicologia, a antropologia, a lingüística e a epistemologia. -
a princípio o trabalho psicopedagógico avaliava o processo de aprendizagem em função de suas deficiências, dando ênfase na reeducação. seu objeto de estudo era o sujeito que não aprendia. posteriormente, a psicopedagogia adotou a noção de não - aprender de outra forma passou a considerar que a não aprendizagem possui diversos significados. essa nova fase possui seu fundamento, principalmente, na psicanálise e na psicologia genética. o sujeito passa a ser visto enquanto singular e parte de um grupo.
-
atualmente, segundo bossa (1994), a psicopedagogia vê a aprendizagem enquanto um processo que possui disposições afetivas e intelectuais que influenciam e são influenciadas pelas condições sócio-culturais do sujeito.
-
na literatura francesa, encontram-se vários autores que contribuíram para a formação do termo psicopedagogia. podemos citar, dentre eles: jaques lacan, françoise dotto, maud mannoni, janine mery, julían de ajuriaguerra, pierre vayer, michel lobrot, rené diatkine, maurice debesse e outros. (bossa, 1994, p. 28).
foi a partir das influências desses autores que a psicopedagogia chegou à argentina, onde segundo a autora alícia fernandez, foi buenos aires que ofereceu uma faculdade de psicopedagogia, que exerce um espaço significativo no âmbito da educação e da saúde.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Fundamentos da Psicopedagogia
- Aspectos históricos
- Psicopedagogia no Brasil
- Formação do psicopedagogo
- Objeto de estudo da psicopedagogia
- Campo de atuação
- Dimensões do trabalho psicopedagógico
- Código de ética da psicopedagogia