Curso Online de ABORDAGEM PIAGETIANA.
Este curso tem como objetivo trazer uma construção do conhecimento na perspectiva Piagetiana, sendo estruturado em :CONCEITOS FUNDAMENTAI...
Continue lendoAutor(a): Andersson Luis De Albuquerque Coelho
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
ABORDAGEM PIAGETIANA.
JEAN PIAGET
1896 - 1980
ABORDAGEM PIAGETIANA.
-
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA DE PIAGET
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA DE PIAGET
ORGANIZAÇÃO:
Qualquer ação adaptativa pressupõe uma organização;A organização do pensamento, expressa-se através das estruturas cognitivas, produzidas mediante o processo de adaptação, é que permite que o individuo organize a realidade.
-
ESQUEMAS:
São estruturas que se modificam com o desenvolvimento mental e que tornam-se cada vez mais refinadas à medida em que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos. Por este motivo, os esquemas cognitivos do adulto são derivados dos esquemas sensório -motores da criança e, os processos responsáveis por esses mudanças nas estruturas cognitivas são os processos de assimilação e acomodação.
-
ADAPTAÇÃO ( Assimilação e Acomodação):
Processo que refere-se ao restabelecimento da equilibração , ou seja movimento de equilíbrio contínuo entre a assimilação e a acomodação. O indivíduo modifica o meio e é também modificado por ele.
“ A adaptação intelectual, como qualquer adaptação, é exatamente o equilíbrio progressivo entre o mecanismo de assimilar e acomodação complementar” (AZENHA.1994, p.26).
-
ASSIMILAÇÃO:
É o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas. Na assimilação o indivíduo usa as estruturas que já possui, ou seja ao agir sobre o meio, o individuo incorpora a si elementos que pertencem ao meio.Só há aprendizagem quando os esquemas de assimilação sofrem acomodação.
-
ACOMODAÇÃO:
É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado, já que os esquemas presentes não são suficientes para o atendimento às novas solicitações do meio.O novo conhecimento representa a acomodação.
Assimilação e acomodação são processos indissociáveis e complementares.
-
A partir de resultados oriundos de suas pesquisas biológicas, Piaget concluiu que todas as espécies herdam duas tendências básicas: organização e adaptação.
-
Segundo Piaget, organizar, assimilar e acomodar podem ser vistos como um ato complexo de estabilização. Afirma que as mudanças efetivas no pensamento ocorrem devido a um processo de EQUILIBRAÇÃO, ou seja processo de auto-regulação.
EQUILIBRAÇÃO: é o aumento do conhecimento.
-
Ex: Uma criança tenta pegar um objeto pendurado sobre o berço, o berço pode oferecer algumas resistências a seu esquema de pegar, que, em desequilíbrio, obriga-o a modificá-lo com outro esquema , como o de puxar.
-
Se aplicarmos um esquema específico a uma determinada situação e este funcionar, então existe tal equilíbrio, mas se o esquema não produzir um resultado satisfatório então existe o desequilíbrio. Por isso estamos em constante processo de assimilação e acomodação e com isso nosso pensamento muda e progride continuamente.
-
sujeito
ASSIMILAÇÃO
ACOMODAÇÃO
OBJETO DE
CONHECIMENTOORGANIZAÇÂO
ADAPTAÇÃO
EQUILIBRAÇÃO
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- ABORDAGEM PIAGETIANA.
- CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA DE PIAGET
- FORMAS DE CONHECIMENTOS
- DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA
- OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
- INFLUÊNCIA NA ESCOLA
- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA