Curso Online de Educação a Distância
Este curso relata um breve histórico do que é a Educação a distância e a importância do papel do tutor em sala de aula.
Continue lendoAutor(a): Ana Luiza Paula Carvalho
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 50,00
(Pagamento único)
Mais de 30 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Roselene França Do Nascimento
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
educação a distância
o perfil do tutor ead e o seu papel
autora: ana luiza paula carvalho
-
INTRODUÇÃO
introdução
os tempos modernos trouxeram consigo a revolução tecnológica e consequentemente a aplicação da tecnologia da informação e comunicação, também conhecida como tic, no que se refere à educação a distância (ead). desta forma, a comunicação professor-aluno é mediada por recursos tecnológicos que permitam uma maior interação entre ambas as parte, gerando uma verdadeira revolução educacional no que se refere o ensino a distancia.
-
esse novo modo de estudar, através do mundo virtual e digital gera mudanças na maneira como pensamos como conhecemos e como aprendemos. esse modo de aprender e ensinar dá suporte para as necessidades do mundo globalizado e também faz com todos construam seu conhecimento, seu futuro de forma possível, uma vez que a ead facilita a autonomia bela busca do que se quer aprender.
-
2 REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
2 reflexão sobre a educação a distância
a geração da ead caracteriza-se pelo uso de novas tecnologias de informação e comunicação (especialmente da internet). esta, baseia-se na construção de comunidades de aprendizagem, na pesquisa e no desenvolvimento de novas práticas educacionais, fazendo com que os professores e alunos se comunicam, busquem e constroem conhecimento, contribuindo, assim, nas mudanças de atitudes e oportunidades de aprendizagem que ela proporciona.
-
essa geração usufrui dos benefícios conquistados através dos desafios educacionais, das mudanças da utilização dos métodos de acesso à informação, formação e capacitação. o modelo tradicional, exclusivamente presencial, vem perdendo espaço para o estilo de educação à distância, em função as restrições de custo, tempo, distância, disponibilidade, uma vez que o modelo presencial restringe de forma dramática o acesso à educação a um grupo reduzido de pessoas.
-
aliado a isto, especialistas financeiros afirmam uma redução de custos com equipamentos, redes de comunicação e desenvolvimento de conteúdos, na medida em que aumenta o numero de adeptos ao atual modelo. vejamos algumas definições sobre o conceito de ead.
segundo landim (1997), educação a distância pressupõe a combinação de tecnologias convencionais e modernas que possibilitam o estudo individual ou em grupo, nos locais de trabalho ou fora, por meio de métodos de orientação e tutoria à distância, contando com atividades presenciais específicas, como reuniões do grupo para estudo e avaliação. -
segundo holmberg (1987), a característica geral mais importante da ead é que o estudo se baseia na comunicação não direta. mas hoje, com as novas tecnologias, a internet e todas as ferramentas por ela disponibilizadas, o estudo à distância está também baseado na comunicação direta. por isso, a ead na atualidade não pode ser conceituada de forma tão simples, pois se configura em uma modalidade de ensino em que professores e alunos não se encontram ao mesmo tempo e no mesmo lugar e que, para superar esta distância,
-
lança-se mão do instrumental, dos mais diversos meios de comunicação, simultaneamente ou isoladamente como: material impresso distribuído pelo correio convencional ou e-mail, telefone, transmissão de rádio ou tv, fitas de áudio ou de vídeo, redes de computadores, sistemas de teleconferência ou videoconferência, entre outros.
os avanços tecnológicos a partir do uso da internet foram tão significativos que utilização dos computadores na educação pode ser classificada em dois tempos: antes e depois da web, conforme descreve rheinheimer: -
computador – várias são as suas formas de utilização, desde a avaliação formativa de alunos até a administração do ensino. antes do surgimento da web, seu uso em ead estava muito ligado à produção de multimídia na forma de cd-rom. nas últimas duas décadas, o uso da informática no ensino seguiu dois modelos bem sedimentados: sistemas de instrução assistida por computador (siac) e sistemas tutores inteligentes (sti). esses modelos definem um paradigma na interação entre o estudante e o sistema que tem sido criticado por não possibilitar o trabalho em equipe através de redes de computadores, o que limita a exploração de teorias pedagógicas que defendem a interação social como facilitador do processo de aprendizagem (2002, p. 18).
-
no que se refere à interatividade, esta não se realiza graças apenas a utilização geral dos computadores, mas especialmente pela comunicação propiciada entre eles por meio da comunicação em rede. quanto à utilização em rede e mais especificamente da internet, rheinheimer, assim descreve:
internet – a conhecida www permite, nos dias de hoje, a transmissão de todo o tipo de mídia de ponto a ponto do planeta. com seu uso surgiu o que é chamado de “multimídia interativa”. e mais recentemente, com os ambientes virtuais de estudo, surgiu um novo paradigma de informática na educação em que a relação entre sujeitos atinge um novo patamar, baseado na troca de informações “plena”, que possibilita a criação de comunidades virtuais que interagem através de redes em debates sincronizados e/ou assíncronos. essa nova abordagem aponta em direção às novas diretrizes pedagógicas sócio-construtivistas-interacionistas. (ibid, p. 18) -
fazendo uma analogia sobre os autores citados, entre outros estudados, observa-se que no processo educacional dos cursos a distancia que aplicam o uso das novas tecnologias de informação, os alunos adquirem uma serie de habilidades bem mais diversificadas, levando-os a supor que as novas tecnologias não são apenas acrescentadas à atividade humana, elas a transformam.
a atualidade aponta como tendência o uso flexível de estilos e teorias pedagógicas, visando atender à diversidade dos recursos e dos alunos presentes.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- INTRODUÇÃO
- 2 REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- 3 Regulamentação Da Ead No Brasil
- 4 Educação Superior e Educação Profissional Na Modalidade De Educação A Distância
- 5 Professor Ead: Administrador Do Conhecimento
- 6 Tutor: Orientador A Distancia
- 7 Tutor: Orientador Presencial E Sua Função
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- REFERÊNCIAS