Curso Online de RECREAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR
5 estrelas 16 alunos avaliaram

Curso Online de RECREAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR

O objetivo do curso é levar o profissional da educação pesquisar, refletir, propor mudanças e um novo olhar para o ato de recreação dentr...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas


Por: R$ 25,00
(Pagamento único)

Mais de 550 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O objetivo do curso é levar o profissional da educação pesquisar, refletir, propor mudanças e um novo olhar para o ato de recreação dentro da escola.


- Lara Vieira De Andrade

- Aline Caetano Dos Santos

- Marilza Do Rosário

- Felipe Garcia Ferreira Carlos

- Luana Maria Ferreira Barbosa

- Letícia Oliveira Neto

- Mayara Bar Boza De Souza

- Elton Dias Da Silva

- Renata Maria Franco

- Samuel Silva De Souza

- Marusa Zanon Valente

- Gabriel Henrique Gomes De Souza

- Alexsandra Menezes Da Cruz

- Andreiza Pereira Rodrigues

- Jessica Toso Mendes Narita

- Claudia Silva Dos Santos

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • RECREAÇÃO

    RECREAÇÃO

  • SER CRIANÇA, É BOM DEMAIS...

    SER CRIANÇA, É BOM DEMAIS...

  • RECREAÇÃO ORGANIZANDO ESPAÇO E TEMPO ESCOLARES PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

    RECREAÇÃO ORGANIZANDO ESPAÇO E TEMPO ESCOLARES PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

  • Segundo Rousseau, a infância é um tempo de felicidade.

    Segundo Rousseau, a infância é um tempo de felicidade.

  • OBJETIVOS Compreender o conceito de “RECREAÇÃO” no processo de ensino-aprendizagem; Ampliar a compreensão dos conceitos de LUDICIDADE, BRINCADEIRAS, JOGOS; Refletir sobre a importância da recreação no tempo/espaço escolar; Vivenciar atividades recreativas para os alunos da educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais); Ampliar o repertório de atividades recreativas.

    OBJETIVOS Compreender o conceito de “RECREAÇÃO” no processo de ensino-aprendizagem; Ampliar a compreensão dos conceitos de LUDICIDADE, BRINCADEIRAS, JOGOS; Refletir sobre a importância da recreação no tempo/espaço escolar; Vivenciar atividades recreativas para os alunos da educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais); Ampliar o repertório de atividades recreativas.

  • Segundo Benjamim e Vygotsky por meio da motricidade e das ações lúdicas (jogo – brincadeira – movimento), a criança constrói a autonomia.

    Segundo Benjamim e Vygotsky por meio da motricidade e das ações lúdicas (jogo – brincadeira – movimento), a criança constrói a autonomia.

  • RECREAÇÃO Do latim “RECREARE”, que significa “RECREAR” – proporcionar recreio a; divertir; distrair. No âmbito escolar, é uma atividade física ou mental que estimula o prazer, através do desenvolvimento de suas potencialidades físicas, psíquicas, ou sociais. (Adap. Couto, 2003)

    RECREAÇÃO Do latim “RECREARE”, que significa “RECREAR” – proporcionar recreio a; divertir; distrair. No âmbito escolar, é uma atividade física ou mental que estimula o prazer, através do desenvolvimento de suas potencialidades físicas, psíquicas, ou sociais. (Adap. Couto, 2003)

  • Hora de brincar...

    Hora de brincar...

  • Recreação no âmbito escolar Favorece o processo de ensino-aprendizagem; Favorece a interdisciplinaridade; Transforma o tempo pedagógico em situações de aprendizagem; Promove o desenvolvimento de competências; Promove a formação integral do aluno.

    Recreação no âmbito escolar Favorece o processo de ensino-aprendizagem; Favorece a interdisciplinaridade; Transforma o tempo pedagógico em situações de aprendizagem; Promove o desenvolvimento de competências; Promove a formação integral do aluno.

  • Socialização...

    Socialização...

  • LUDICIDADE Segundo DEBORTOLLI (1998), “A ludicidade é a possibilidade, ou melhor dizendo, a capacidade de se brincar com a realidade. Por isso a linguagem lúdica ou o gesto lúdico é a expressão do sujeito criador, capaz de ressignificar o mundo ou até mesmo transformá-lo”.

    LUDICIDADE Segundo DEBORTOLLI (1998), “A ludicidade é a possibilidade, ou melhor dizendo, a capacidade de se brincar com a realidade. Por isso a linguagem lúdica ou o gesto lúdico é a expressão do sujeito criador, capaz de ressignificar o mundo ou até mesmo transformá-lo”.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 25,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • RECREAÇÃO
  • SER CRIANÇA, É BOM DEMAIS...
  • RECREAÇÃO ORGANIZANDO ESPAÇO E TEMPO ESCOLARES PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
  • Segundo Rousseau, a infância é um tempo de felicidade.
  • OBJETIVOS Compreender o conceito de “RECREAÇÃO” no processo de ensino-aprendizagem; Ampliar a compreensão dos conceitos de LUDICIDADE, BRINCADEIRAS, JOGOS; Refletir sobre a importância da recreação no tempo/espaço escolar; Vivenciar atividades recreativas para os alunos da educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais); Ampliar o repertório de atividades recreativas.
  • Segundo Benjamim e Vygotsky por meio da motricidade e das ações lúdicas (jogo – brincadeira – movimento), a criança constrói a autonomia.
  • RECREAÇÃO Do latim “RECREARE”, que significa “RECREAR” – proporcionar recreio a; divertir; distrair. No âmbito escolar, é uma atividade física ou mental que estimula o prazer, através do desenvolvimento de suas potencialidades físicas, psíquicas, ou sociais. (Adap. Couto, 2003)
  • Hora de brincar...
  • Recreação no âmbito escolar Favorece o processo de ensino-aprendizagem; Favorece a interdisciplinaridade; Transforma o tempo pedagógico em situações de aprendizagem; Promove o desenvolvimento de competências; Promove a formação integral do aluno.
  • Socialização...
  • LUDICIDADE Segundo DEBORTOLLI (1998), “A ludicidade é a possibilidade, ou melhor dizendo, a capacidade de se brincar com a realidade. Por isso a linguagem lúdica ou o gesto lúdico é a expressão do sujeito criador, capaz de ressignificar o mundo ou até mesmo transformá-lo”.
  • Aceitando a realidade...
  • BRINCAR Para Piaget, “brincar é uma forma de assimilar o real e adaptar-se ao mundo social dos adultos, permitindo assim, suprir suas necessidades afetivas e cognitivas”. Para Vygotsky, “o brinquedo desenvolve as estruturas básicas necessárias para o desenvolvimento da consciência infantil. A criança vivencia a experiência de brincar como se fosse bem maior do que realmente é”.
  • O mundo do faz de conta...
  • LAZER É um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora(...) (Dumazedier, Joffre, 2001)
  • Liberdade em criar...
  • JOGO O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo acompanhado de um sentido de tensão, de alegria e de uma consonância de ser diferente da "vida cotidiana”. (Huizinga, 1996) É um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora(...) (Joffre Dumazedier, 2001)
  • Vamos jogar???
  • REFLETINDO COM CELSO ANTUNES... Jogos e brincadeiras ganham um espaço como ferramenta de aprendizagem, na medida em que propõem estímulo ao interesse do aluno que, como todo animal, adora jogar, desenvolvendo assim níveis diferentes de sua experiência pessoal e social. O jogo ajuda-o a construir suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva ao professor a condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem” (1998)
  • “(...) despreocupar com tudo que se faz  dar um pulo, um grito e uma risada (...)”
  • “(...) ter uma rua e um parque prá brincar o dia inteiro sem ter hora de parar depois dormir, sonhar com a fantasia  e acordar num mundo cheio de alegria (...)”
  • ENTÃO, VAMOS JOGAR?
  • Dê a criança a oportunidade de aprender brincando. Divirtam-se...
  • “(...) ter uma rua e um parque prá brincar o dia inteiro sem ter hora de parar depois dormir, sonhar com a fantasia  e acordar num mundo cheio de alegria (...)”
  • Interação
  • Valorização
  • Das expressões
  • Flexibilidade
  • Para pesquisar, anotar e pensar... COUTO, 2003 – 3º slide DEBORTOLLI, 1998 – 4º slide Joffre Dumazedier,  foi um sociólogo francês pioneiro nos estudos do lazer e de formação.(30/12/1915-25/12/2002) HUIZINGA – filósofo – (1872-1945)
  • Obrigada pela atenção.