Curso Online de A LEITURA E CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS
?Contação de histórias: uma ferramenta de incentivo à leitura? a qual focará os gêneros fábula e conto sob a perspectiva do Método Recepc...
Continue lendoAutor(a): Rosimeire Moreira Quintela
Carga horária: 28 horas
Por: R$ 24,90
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Débora Gonçalves Vianna Oliveira
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- CURSO A LEITURA ECONTAÇÃO DE ESTÓRIAS
-
APRESENTAÇÃO
OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS
ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela -
“Contação de histórias: uma ferramenta de incentivo à leitura” a qual focará os gêneros fábula e conto sob a perspectiva do Método Recepcional, visando contribuir na superação dos desafios existentes no âmbito educacional.
-
O Método Recepcional elaborado pelas autoras Bordini e Aguiar (1993) desenvolve-se por meio das seguintes etapas: 1 Determinação do horizonte de expectativa: Consiste em o professor fazer um levantamento dos valores prezados pelos educandos, compreendendo suas crenças, suas preferências, modos de vida, preconceitos morais ou sociais e, principalmente, o interesse específico pela literatura, é fundamental pesquisar as obras lidas pelos alunos.
-
2 Atendimento do horizonte de expectativa: O resultado do levantamento realizado na etapa anterior deve ser o de proporcionar à classe experiências com textos literários que venham satisfazer suas necessidades de duas formas: uma, que os textos escolhidos para o trabalho em sala de aula correspondam ao que ela espera; outra, que as estratégias adotadas em sala de aula partam de procedimentos conhecidos e aprovados pelos alunos.
-
3 Ruptura do horizonte de expectativa: Nesta etapa, o professor deve apresentar novos textos aos alunos de forma a abalar suas certezas e convicções. Deve, necessariamente, partir de textos que deem continuidade aos textos trabalhados na etapa anterior em termos de linguagem, tema, tratamento e estrutura.
-
A diferença residirá em que os textos agora apresentados, possibilitarão perceber que ingressam em um terreno novo, onde talvez sintam-se inseguros, mas não a ponto de rejeitarem a experiência. Os textos exigem mais dos alunos por apresentarem visões de mundo ainda desconhecidas, ou por utilizarem recursos literários mais complexos.
-
4 Questionamento do horizonte de expectativa: Consiste em realizar a comparação com as etapas anteriores. Os alunos verificam o progresso aferindo os conhecimentos escolares e vivências pessoais , que as etapas proporcionam, ampliando a capacidade de entendimento do texto ou abrindo-lhes caminho para resolver os problemas detectados. Isto é conseguido, retomando-se constantemente aos textos utilizados nas etapas anteriores.
-
5 Ampliação do horizonte de expectativa: Etapa em que os alunos estão conscientes do progresso, podendo confrontar seu horizonte inicial de expectativas com os interesses atuais.
O horizonte de expectativas se amplia quando os alunos decidem partir em busca de novos textos, que satisfaçam suas exigências, agora maiores, e realimentem sua capacidade de decifrar o que não é conhecido. -
A consequência natural será uma nova aplicação do método, dando início a um espiral, levando os alunos a um constante questionamento, cada vez mais conscientes sobre a literatura e a vida, tornando-se um agente de aprendizagem, responsável pela continuidade do processo, num constante alargamento cultural e social.
-
Ler uma história para os alunos é uma forma de apresentar a obra conforme sua linguagem original, nas palavras do autor. Já contar histórias envolve a improvisação, a interação com a turma e a possibilidade de agregar outros elementos ao enredo. Diante do exposto, é interessante que a escola alterne estas duas práticas, que haja momentos em que o professor faça a leitura e mostre para os alunos o porquê da escolha do autor e apresente o objeto livro, um bem cultural que guarda a literatura.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- CURSO A LEITURA ECONTAÇÃO DE ESTÓRIAS
- APRESENTAÇÃO
- A LITERATURA INFANTIL E SEUS CAMINHOS
- A IMPORTÂNCIA DA ILUSTRAÇÃO DE LIVROS LITERÁRIOS INFANTIS
- Livro: ComilançaAutor e ilustrador: Fernando VilelaEditora: DCL
- Livro: Mula sem cabeça e outras históriasAutora: Sylvia OrthofIlustradora: Ana TerraEditora: Rovelle
- Livro: Este é o loboAutor e ilustrador: Alexandre RampazoEditora: DCL
- Categorias:0 - 3 | 10+ | 4 - 6 | 7 - 10 | Idade | Leiturinha | Literatura
- A importância de ensinar gratidão às criançaspor Ana Clara Oliveira | dez 29, 2020
- 10 coisas que não podem faltar na sua lista de resoluções de Ano Novopor Ana Clara Oliveira | dez 28, 2020
- Por que o tédio é importante para as crianças?por Elen Montanari | dez 27, 2020
- História da Recreação
- No Brasil
- Recreação e Ludicidade
- Recreação e Lazer
- Recreação e Ócio
- Recreação, Atividade Física e Esporte
- Recreação, Jogo e Brincadeira
- CONSIDERAÇÃO FINAIS
- CERTIFICADO
- Referências Bibliográficas