Curso Online de SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO
Seja bem vindo ao curso. Modalidade online. Curso livre.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Sociologia e a educação
-
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO
-
MODALIDADE ONLINE
CURSO LIVRE.
IDEAL PARA PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO.
-
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais que ocorrem em relação ao ensino e à aprendizagem.
-
De acordo com Souza (2022), o ramo da sociologia que trata das análise dos modos como as sociedades formam as suas gerações. Em uma sociedade sem a escolas, o ato de formar as gerações cabe aos adultos e idosos que guardam a cultura local e perpassam para os mais novos.
-
Ainda o autor supracitado percebe que nas sociedades modernas a escolas tem o papel de centralidade educadora.
“Como a Sociologia é uma ciência das sociedades modernas e a educação passou a ser reivindicada cada vez mais como direito do cidadão e dever do Estado, a Sociologia da Educação, desde a sua origem, trouxe a marca de uma Sociologia dos sistemas de ensino ou uma Sociologia da escola.” -
Para Souza (2022), tem três matrizes teóricas que constituem a sociologia da educação. Sendo elas a totalidade dialética, produção e sentido e causação funcional.
Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim.
-
fornecer meios para análise histórica da educação; b. permitir a compreensão das leis que presidem o fenômeno da educação; c. estimular a formação moral na escola, contribuindo para a manutenção da ordem social; d. desenvolver a análise crítica da escola em relação à sociedade e sua repercussão na escola.
-
Enquanto vertente da própria Sociologia, a Sociologia da Educação visa estudar a realidade socioeducacional, os ambientes onde há os processos educativos, mas, além disso, busca compreender os processos de socialização que se desenvolvem também nesse meio, a partir de relações que não se dão apenas entre professores
-
De acordo com Portal Sociologia (2012) , “Não só para este sociólogo, mas para todos os pesquisadores dessa área, permite-se a oportunidade de pensar e compreender que a educação se dá num contexto social, e que essa sociedade por sua vez também se forma a partir da educação e dos processos educativos. Este pensamento é reflexo da crença de que os homens são produtos da sociedade e de maneira semelhante a sociedade também é um produto dos homens.”
-
Ainda de acordo com o Portal Sociologia (2012), “A própria Sociologia surgiu no intento de se compreender a forma como as relações sociais se configuravam. Isso eclodiu especialmente com a instauração do sistema capitalista e seu desenvolvimento a partir das revoluções industriais, que modificaram drasticamente as estruturas dessas relações.”
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Sociologia e a educação
- SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
- Contribuição da sociologia para a educação