Curso Online de Sexualidade e Saude reprodutiva na adolescência
Curso sobre sexualidade e saúde reprodutiva. Noçoes gerais, psicologia, biologia, fisiologia, Direito da sexualidade.Como tratar desse te...
Continue lendoAutor(a): Katia Lidiane Da Silva Queiroz
Carga horária: 10 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Sexualidade e saúde reprodutiva na adolescência
Sexualidade e saúde reprodutiva na adolescência
Professora:Katia Queiroz
Mestranda em Educação
Especialista em Educação e sustentabilidade ambiental
Graduada em Ciências Biológica
Graduanda em Direito
Tutora EaD IFRN -
“A sexualidade faz parte de nossa conduta. Ela faz parte da liberdade em nosso usufruto deste mundo”. (Michel Foucault)
-
O que é sexualidade?
O que é sexualidade?
Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta.
Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito. -
Sexo
Sexo
Conjunto de caracteres estruturais e funcionais segundo os quais um ser vivo se classifica como macho ou fêmea e desempenha papel específico de uma dessas condições na reprodução da espécie.
O chamado diencéfalo ou cérebro primitivo, intervém, por meio do hipotálamo, no desejo, no interesse sexual e também recolhe as informações que chegam do exterior e dos hormônios, controlando-os e dando as respostas da excitação sexual, ejaculação, sensações de prazer e regulando as respostas emocionais e afetivas no comportamento sexual.
O chamado sistema límbico do nosso cérebro discrimina e seleciona os estímulos, reconhecendo os sinais de saciedade inibindo o comportamento sexual. -
Sexualidade
Sexualidade
A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é diretamente ligada e dependente de fatores genéticos e principalmente culturais.
O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.Vídeo
-
DEFINIÇÃO DE SEXUALIDADE PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS)
DEFINIÇÃO DE SEXUALIDADE PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS)
A sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. A sexualidade não é sinônimo de coito e não se limita à presença ou não do orgasmo. Sexualidade é muito mais do que isso. É energia que motiva encontrar o amor, contato e intimidade, e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e são tocadas. (BRAGA, 2011)
-
O que é sexualidade?
O que é sexualidade?
A Sexualidade é parte integrante de todo ser humano, está relacionada à intimidade, a afetividade, ao carinho, a ternura, a uma forma de expressão de sentir e expressar o amor humano através das relações afetivossexuais.
Sua presença está em todos os aspectos da vida humana desde a concepção até a morte, manifestando-se em todas as fases da vida, infância, adolescência, fase adulta, terceira idade; sem distinção de raça, cor, sexo, deficiência, etc.;
Além de que não está apenas nos aspectos genitais, mas sendo considerada como uma das suas formas de expressão, porém nunca como forma isolada, como um fim em si mesma.
-
O que é sexualidade?
O que é sexualidade?
Podemos definir sexualidade como um conjunto colorido que contém contato, relação corpórea, psíquica, sentimental, desejo voltado a pessoas e objetos; sonhos e delírios; prazer, gozo e dor; perda, sofrimento e frustração; crescimento e futuro; consciência, plenitude do presente e memória do passado; processos estes que vão sendo elaborados e dando espaço para novas conquistas. (ALMEIDA, 2010)
Sentimentos esses que se alternam, cruzam-se de modo imprevisível, exigindo uma progressiva capacidade do ser humano em ir dando compreensão e aceitação as mudanças. Tudo sempre vinculado a intensas sensações corpóreas, pensamentos constantes, parecem estarem no ar, uma sensação de apaixonamento constante, que pode ser pelo próprio corpo ou pelo desejo do corpo do outro, mas desejos, afetos e emoções que precisam ser resignificadas em cada um nós. (ALMEIDA,2010)
-
O processo de adolescer
O processo de adolescer
Encontraremos todos estes sentimentos em cada um de nós.
Muitos de nós negamos as transformações, outros passaram, outros se rebelaram, sofreram, outros curtiram, viveram, outros não podem nem se lembrar, outros foram quase que impedidos de viver esta experiência.
Esta última possibilidade é a mais preocupante e paralisante, porque impede de experenciar relacionamentos afetivossexuais. -
Marilandes Ribeiro Braga Delegada Regional da SBRASH- Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade
Marilandes Ribeiro Braga Delegada Regional da SBRASH- Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade
“A sexualidade influência pensamentos, sentimentos, ações e integrações portanto a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada como direito humano básico. A saúde mental é a integração dos aspectos sociais, somáticos, intelectuais e emocionais de maneira tal influenciem positivamente a personalidade, a capacidade de comunicação com outras pessoas e o amor“ (BRAGA, 2011)
-
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS SEXUAIS
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS SEXUAIS
1-O DIREITO A LIBERDADE SEXUAL - A liberdade sexual diz respeito a possibilidade dos indivíduos em expressar seu potencial sexual.
2 – O DIREITO A AUTONOMIA SEXUAL – INTEGRIDADE SEXUAL E A SEGURANÇA DO CORPO SEXUAL – Este direito envolve habilidade de uma pessoa em tomar decisões autônomas sobre a própria vida sexual num contexto de ética pessoal e social, Também inclui o controle e o prazer de nossos corpos livre de tortura, mutilações e violência de qualquer tipo.
3 – O DIREITO À PRIVACIDADE SEXUAL – O direito de decisão individual e aos comportamentos sobre intimidade desde que não interfiram nos direitos sexuais dos outros.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Sexualidade e saúde reprodutiva na adolescência
- O que é sexualidade?
- Sexo
- Sexualidade
- DEFINIÇÃO DE SEXUALIDADE PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS)
- O que é sexualidade?
- O processo de adolescer
- Marilandes Ribeiro Braga Delegada Regional da SBRASH- Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade
- DECLARAÇÃO DOS DIREITOS SEXUAIS
- a Educação Sexual no brasil
- A Sexualidade Infantil
- A partir do nascimento podemos classificar a curiosidade sexual de forma genérica em:
- PUBERDADE
- MUDANÇAS -MENINO
- MUDANÇAS-MENINO
- MUDANÇAS - MENINA
- SISTEMA REPRODUTIVO FEMININO
- DST
- HERPES
- CANCRO MOLE
- SÍFILIS
- CLAMÍDIA
- CANDIDÍASE
- HPV
- AIDS
- GRAVIDEZ
- RISCOS NA GRAVIDEZ
- Planejamento Familiar
- OU ABORTO
- Comportamentos Sexuais Observados em Sala de Aula
- O Adolescente
- A Expressão da Sexualidade Nessa Fase
- ?Ficar?
- A relação sexual
- Comportamento sexual do adolescente atual
- Educação Sexual na Escola
- Orientação Sexual x Educação Sexual
- Investir na Formação dos Professores
- Envolver os Pais
- Com quem eles conversam?
- Sugestão de como realizar a Educação Sexual na Escola por Maria Helena Vilela
- Pré-escola
- Do 1º ao 5º ano
- Do 6º ao 9º ano
- Conclusão
- Bibliografia