Curso Online de ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO ESCOLAR
Esse curso baseá-se . nos pressupostos teóricos para a aplicação nas instituições e em sala de aula, no que diz respeito à gestão democrá...
Continue lendoAutor(a): Rosimeire Moreira Quintela
Carga horária: 6 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO ESCOLAR
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO ESCOLAR
-
Olá,
Olá,
Bem vindo ao curso ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO ESCOLAR
Sou Rosimeire autora deste curso.
E uma satisfação recebê-lo (a) nesse ambiente virtual de aprendizagem, estarei à disposição caso tenha duvidas.
Então vamos lá!
Bons estudos! -
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO ESCOLAR
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO ESCOLAR
Políticas Educacionais e Legislação Aplicada
a Gestão Escolar -
1. INTRODUÇÃO
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma pesquisa, fundamentada em autores consagrados, sobre a gestão democrática da educação e a legislação escolar. Para isso, inicialmente, buscou-se apresentar um estudo, envolvendo a participação da gestão democrática da educação no âmbito da instituição, bem como da administração escolar e o seu papel no desenvolvimento do trabalho pedagógico, na sua organização e principalmente no que se refere à aplicabilidade e cumprimento dos direitos da população na educação, baseada na legislação explicita na Constituição Federal de 1.988 e na LDB.
-
Num segundo momento...
Num segundo momento...
Num segundo momento, tratou-se de enfatizar a organização e o funcionamento dos conselhos escolares de forma democrática, com a participação de todos os envolvidos no processo do trabalho pedagógico e da comunidade escolar em geral. Cabe aqui ressaltar a participação da gestão escolar. É fundamental que os gestores da educação bem como administradores educacionais, façam-se valer dos conselhos escolares, pois trata-se de uma forma de benefício ao cidadão e favorece seu desenvolvimento, especialmente, quando este é organizado democraticamente.
-
Tratou-se também de focalizar...
Tratou-se também de focalizar...
Tratou-se também de focalizar o papel do pedagogo e do diretor da escola, buscando clarear as exigências da LDB, num trabalho comunitário entre escola e família e no desenvolvimento do processo educacional. Sabe-se da sociedade brasileira, grande parte é considerada excluída, devida a classe social, meio em que vive, cultura, raça e cor. Segundo a Constituição Federal de 1988, nenhuma criança em idade escolar deve estar fora da sala de aula. Para isso, os gestores e administradores devem empenhar-se no cumprimento das prerrogativas estabelecidas em lei, para que possamos ter uma educação verdadeira, que atinja a todos os cidadãos com a qualidade que tanto queremos e buscamos.
-
Acredita-se,
Acredita-se,
Acredita-se, dessa forma, que a educação brasileira é capaz de superar os obstáculos que vem encontrando ao longo dos anos, traçando novas metas, buscando novos caminhos no cumprimento da legislação vigente, pois as leis existem para serem cumpridas da melhor forma. O que não é permitido, é estar protelando, deixando para o amanhã aquilo que se deve fazer hoje.
-
2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO ESCOLAR
2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO ESCOLAR
A educação é um processo tipicamente humano, que possui uma especificidade humana de formar cidadãos por meio de conteúdos não materiais, que são as idéias, teorias, valores, os quais vão influir definitivamente na vida de cada ser humano.
-
CITAÇÃO I
CITAÇÃO I
“A educação supõe um processo tipicamente humano, que se realiza de forma intencional e integradora à organização do comportamento mais conveniente para cada sujeito em seu entorno próprio, e determinado pela aquisição de conhecimentos, automatização de formas de atuação e a interiorização de atitudes que lhe atribuem valor em seu conjunto e em suas peculiaridades”. (GENTO, 1996, p. 67).
-
SAVIANI
SAVIANI
Ao se afirmar que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, significa dizer que ela faz parte da sua vida, que é exigida e necessária para seu cotidiano, no desempenho de atividades, no trabalho, pois: “Para sobreviver, o homem necessita extrair da natureza ativa e intencionalmente os meios de sua subsistência. Ao fazer isso, ele inicia o processo de transformação da natureza, criando um mundo humano: o mundo da cultura”. (SAVIANI, 1991, P. 19).
-
O PROCESSO DE PRODUÇÃO
O PROCESSO DE PRODUÇÃO
Desta forma, o processo de produção implica, primeiramente, em garantir a sua subsistência material com a conseqüente produção, em escalas cada vez mais amplas e complexas, de bens materiais, o que chamamos de trabalho material transformando a natureza e retirando dela o necessário. Porém, para isso, o homem necessita das idéias, antecipando o trabalho manual, representando suas ações mentalmente e antecipadamente. Essa representação significa os conhecimentos das propriedades do mundo real, de valorização e de simbolização. Esses aspectos abrem a perspectiva de uma outra categoria de ação: a produção de idéias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes, habilidades. Em outras palavras: trata-se da produção do saber, seja do saber sobre a natureza, seja sobre a cultura, isto é, o conjunto da produção humana.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO ESCOLAR
- Olá,
- ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO ESCOLAR
- 1. INTRODUÇÃO
- Num segundo momento...
- Tratou-se também de focalizar...
- Acredita-se,
- 2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO ESCOLAR
- CITAÇÃO I
- SAVIANI
- O PROCESSO DE PRODUÇÃO
- A educação
- CITAÇÃO II
- Administração
- A gestão da educação
- SAVIANI
- As profundas modificações...
- Estabelecem-se novas relações
- CITAÇÃO III
- A administração da educação
- Medidas
- CITAÇÃO IV
- FORMA
- CITAÇÃO V
- Entretanto,
- A LDB
- O ART, 15º
- Trata-se, portanto,
- A Constituição Federal de 1988 no seu art. 206
- Gestão democrática
- GESTÃO DEMOCRATICA
- A importância dos conselhos escolares
- CONSELHO ESCOLAR
- CURRÍCULO ORGANIZADO
- Passo importante
- Tomada de decisão
- O capítulo V da LDBEN nº 9.394/96,
- CITAÇÃO VI
- FORMAÇÃO do profissional,
- Além da questão da formação,
- ESTADOS E MUNICÍPIOS
- O PISO SALARIAL
- O SUCESSO DE UMA ESCOLA
- Este sucesso, no entanto, é uma construção que se faz por meio da participação e da gestão escolar.
- Apple & Beane
- UMA GESTÃO DA EDUCAÇÃO
- Afirmações Democráticas
- GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
- GESTÃO DEMOCRÁTICA
- 3. CONCLUSÃO
- CONCLUSÃO
- LDB, o ECA
- É preciso que ela se faça democrática
- 4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- REFERENCIAS
- ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGOGICO
- PALAVRAS FINAIS