Curso Online de NEUROCIÊNCIAS E PSICOPEDAGOGIA
5 estrelas 3 alunos avaliaram

Curso Online de NEUROCIÊNCIAS E PSICOPEDAGOGIA

O curso Neurociências e Psicopedagogia possibilitará a compreensão apurada dos processos de aprendizagem, com amplo conhecimento teórico ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 130 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Mais de 200 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso Neurociências e Psicopedagogia possibilitará a compreensão apurada dos processos de aprendizagem, com amplo conhecimento teórico e técnico, o profissional desse curso receberá subsídios para efetivar a sua compreensão acerca dos estudos da neurociência e da psicopedagogia com o objetivo de atuar de forma assertiva nos mais diversos desafios de aprendizagem.
Com os conhecimentos da psicopedagogia e a sua relação com as deficiências e necessidades de aprendizagem, o profissional egresso desse curso será capaz de emitir um diagnóstico preciso com as indicações de encaminhamento orientado para os corretos métodos de ensino-aprendizagem.
O profissional formado nesse curso apresentará em todas as fases de sua atuação o objetivo principal de fornecer subsídios para efetivar a inclusão social dos indivíduos com os mais diversos transtornos ou dificuldades de aprendizagem – suportando uma parte importante do encaminhamento/tratamento que diz respeito ao trato social.

Equipe de professores especialistas, mestres e doutores nas disciplinas de administração, história, pedagogia, psicologia, sociologia, matemática, língua portuguesa,ciências biológicas, produção cultural, administração pública,engenheiros, advogados, cineastas, fotógrafos, jornalistas, profissionais e técnicos da saúde.


- Fernanda Silveira Rathke

- Meiriane Vieira De Meneses

- Elizabeth Campos Dos Santos

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • NEUROCIÊNCIAS E PSICOPEDAGOGIA

    130 HORAS DE CURSO

    CERTIFICADO
    PARA CONCURSOS E PROVAS DE TÍTULO

  • Prof. Ronny M de Moraes 2

    Sistema Nervoso
    FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIAS

  • Prof. Ronny M de Moraes 3

    3

    Professor Ronny M de Moraes

  • EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO

    Prof. Ronny M de Moraes 4
    4

  • NEUROCIÊNCIAS

    Prof. Ronny M de Moraes 5
    5

    Prática interdisciplinar, resultado da interação de diversas áreas
    do saber ou disciplinas científicas como, por exemplo: neurobiologia,
    neurofisiologia, neuroquímica, neurofarmacologia,
    neuroanatomia e neuropsicologia.

  • ORIGEM DA CONSCIÊNCIA -

    Prof. Ronny M de Moraes 6

    130.000 a.C. HomoNsaEpieUnsRneOandCerIthÊaleNnsCis I(IsAepSultamento deliberado dos mortos)
    30.000/35.000 a.C. surgimento do Homo sapiens sapiens
    7.000 a 20.000 a.C. - crânios trepanados (ritual?curas?)
    1.700 a.C. - Egito papiro Edwin Smith descrição clínica de 48 casos clínicos, aparece o termo encéfalo, meninges, liqüor e medula
    Pitágoras (580-510 a.C.) - encéfalo mente coração alma e sensações
    Hipócrates (460-370 a.C.) - epilepsia distúrbio do encéfalo sede da inteligência e sensações (tese cefalocentrista)
    Platão (427-347 a.C.) problema corpo e alma - encéfalo (1) sede do processo mental (2) a alma tríplice: coração (alma afetiva), o cérebro (alma intelectual), e o ventre (concupiscência - apetite sexual);
    Aristóteles (384-322 a.C.) - (1) coração - centro das sensações, das paixões e da inteligência (tese cardiocentrista), (2) encéfalo (função refrigerar o corpo e a alma)

  • ORIGEM DA CONSCIÊNCIA -

    Prof. Ronny M de Moraes 7

    quando em equilíbrio e harmonia (eucrasia) asseguravam a saúde do indivíduo, enquanto a doença era devida ao seu desequilíbrio e desarmonia (discrasia). Tese dos 4 humores: indivíduo otimista, falante, irresponsável (tipo sanguíneo); calmo, sereno, lento, impassível (tipo fleumático); explosivo, ambicioso (tipo colérico); introspectivo, pessimista (tipo melancólico).
    Período Medieval corpo era despresível e a alma mais importante
    Leonardo da Vinci (1452-1519) e Andreas Vesalius (1514-1564) anatomia através de desenhos e a obra De humani corporis fabrica libri septem
    René Descartes (1596-1650) - “je pense, donc je suis” definiu a alma como substância consciente ou pensamento. alma era diferente do corpo por possuir uma natureza indivisível enquanto o corpo era sempre divisível reestabeleceu a ontologia dualista de que alma e corpo eram constituídos por diferentes substâncias. Definiu a localização da alma na glândula pineal.
    Sigmund Freud (1895) - estudos funcionais do inconsciente. Entende que os
    processos físicos não poderiam ocorrer na ausência dos processos fisiológicos, mas que os físicos precediam ao fisiológico.
    Thorndike, Watson e Skinner (....) associacionismo, funcionalismo, behaviorismo comportamentalismo - estudos do comportamento
    Cláudio Galeno, (129-2NN00EaU.C.R) OmCédIIicÊo NdNe CglaIdAiadSores - encéfalo formado de duas partes: uma anterior, o (1) cerebrum (sensações e repositório da memória) (2) cerebellum (controle dos músculos) (2) nervos eram condutos - levavam os líquidos vitais ou humores. 4 líquidos essenciais (sangue, fleuma, bile amarela e bile negra) que,

  • ORIGEM DA CONSCIÊNCIA -

    Prof. Ronny M de Moraes 8

    Gestalt (...) a relação fuNncEioUnaRlRenOtreCnIeÊurôNniCoCsIdAecSorre da ativação conjunta de uma estrutura difusa de células no córtex, constituindo um sistema fechado, capaz de manter-se integrado por um breve tempo.
    Franz Joseph Gall (1758-1828) Pai da Frenologia. Localização cerebral das funções cerebrais. Estudou a relação entre afasia e cérebro tornando-se assim um importante precursor da neuropsicologia. acreditava que o cérebro era na verdade um conjunto de órgãos separados, cada um dos quais controlava uma “faculdade” (aptidão) inata separada.
    Pierre Paul Broca (1824-1880) Suas idéias são baseadas em avaliações clínicas e estudos anatômicos no estudo de dois pacientes e suas posteriores autópsias.
    Mostrou a relação entre lobo frontal esquerdo e a linguagem. Suas conclusões,são consideradas, atualmente o marco inicial da neuropsicologia (afasia motora).
    Carl Wernicke (1848-1905) descrevia a relação causal entre a lesão no primeiro giro temporal esquerdo e uma das formas clínicas da afasia, a afasia sensorial (afasia sensorial) e postulou sobre a afasia de condução.
    John M. Harlow (1848-1849) Relata o caso de Phineas Gage, um paciente com alterações comportamentais decorrentes de lesão frontal.

  • ORIGEM DA CONSCIÊNCIA - Lev S. Vygotsky (1896-N19E34)UpRrocOuroCu IuÊmaNaClterInAativSa às posições localizacionistas e globalistas Vygotsky considerou as funções corticais superiores em três princípios centrais: a)

    Prof. Ronny M de Moraes 9

    relacionamentos interfuncionais, plásticos e modificáveis; b) sistemas funcionais dinâmicos como resultantes da integração de funções elementares; e, c) a reflexão da realidade sobre a mente humana.
    Alexander Romanovich Luria (1902-1977) concebia uma ciência que mantinha, ao mesmo tempo, consonância com a fisiologia e a neurologia, sem depender integralmente destas (Cole,1992) e, mais importante, sem nunca perder de vista a perspectiva humanista na compreensão e entendimento das condições clínicas estudadas (Luria, 1992). Outra grande contribuição de Luria refere-se às inovações metodológicas propostas no exame clínico: técnicas aparentemente simples, mas orientadas pela sua visão das funções corticais superiores, ou seja, Luria propõe um modelo teórico que dirige o trabalho neuropsicológico. “desde uma perspectiva da localização sistemática das funções, consideramos os processos corticais superiores como sistemas funcionais complexos dinamicamente localizados”. Camillo Golgi (1843/4-1926) e do histologista espanhol Santiago Ramón y Cajal (1852- 1934) descreveram a estrutura das células nervosas.
    Wilder Penfiled (1940) usando métodos de estimulação elétrica estudou e mapeou as funções motoras, sensoriais e da linguagem no córtex humano de pacientes submetidos à neurocirurgia.
    Charles Scott Sherrington (1857-1952) propôs os termos “sinapse”, definido como o local de contato entre dois neurônios, e “transmissão sináptica”, definida como a passagem de informações por meio da sinapse.

  • FUNDAMENTOS DA TEORIA DE VYGOSTSKY

    Prof. Ronny M de Moraes 10

    10
    O cérebro é a base biológica das funções psicológicas;
    As funções psicológicas fundam-se nas relações sociais, necessariamente histórico-culturais;
    As funções psicológicas superiores são mediadas simbolicamente.

  • Prof. Ronny M de Moraes 11

    11
    Segundo Leontiev,
    “[...] a criança não nasce com órgãos preparados para cumprir funções que representam o produto do desenvolvimento histórico do homem; estes órgãos desenvolvem- se durante a vida da criança, derivam da sua apropriação da experiência histórica. Os órgãos destas funções são os sistemas funcionais cerebrais, [...] formados com o processo efetivo de apropriação.”


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • O que é neurociência?
  • Percurso da Neurociência
  • Origem da Consciência
  • Neurociência Cognitiva
  • Fundamento do desempenho cognitivo
  • O que é Psiconeurologia?
  • Distúrbios de aprendizagem
  • O que é Psicomotricidade?
  • Psicopedagogia clínica
  • Psicopedagogia institucional
  • Psicopedagogo Formação e Profissionalização
  • Psicopedagogia na atualidade
  • Campos de atuação do psicopedagogo
  • O que é aprendizagem?
  • Dimensões do processo de aprendizagem
  • Família e psicopedagogia
  • Escola inclusiva
  • Fundamentos da Teoria de Vygotsky
  • Avaliação Psicopedagógica Institucional
  • Aspectos básicos de investigação
  • Aspectos básicos do Diagnóstico
  • Psicopedagogia e educação especial
  • Psicopedagogia e interdisciplinaridade
  • Representação Mental do Conhecimento
  • O conceito de sintoma em Psicanálise
  • Psicanálise
  • Desenvolvimento Psicossexual
  • Sequência Diagnóstica