Curso Online de Jogos e Brincadeiras
O Curso Jogos e Brincadeiras abordará conhecimentos e estratégias importantes para a prática pedagógica do professor. O curso permitirá a...
Continue lendoAutor(a): Ronaldo Moreira Radimann
Carga horária: 40 horas
Por: R$ 23,00
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Mais de 300 alunos matriculados no curso.
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Jogos e Brincadeiras
Curso de
40 Horas -
Introdução
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O jogo na escola apresenta benefício a toda criança, um desenvolvimento completo do corpo e da mente por inteiro. Por isso, na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade que dela resulta, mas a própria ação, momentos de fantasia que são transformados em realidade, momentos de percepção, de conhecimentos, momentos de vida.
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Este jogo permite, também, o surgimento da afetividade, cujo território é o dos sentimentos, das paixões, das emoções, por onde transitam medos, sofrimentos, interesses e alegrias.
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Uma relação educativa, que pressupõe o conhecimento de sentimentos próprios e alheios que requerem do educador uma atenção mais profunda e um interesse em querer conhecer mais e conviver com o aluno; o envolvimento afetivo, como, também, o cognitivo de todo o processo de criatividade, que envolve o sujeito-ser-criança (ALMEIDA, 2006).
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O jogo é construtivo, pois pressupõe uma ação do indivíduo sobre a realidade, é uma ação carregada de simbolismo, do faz de conta, que reforça a motivação e possibilita a criação de novas ações.
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Souza (2006) considera o jogo importante para o crescimento de uma criança, apresentando a ideia de desenvolvimento humano, a partir das ações que o sujeito exerce sobre o ambiente.
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E, ao dedicar-se aos estudos sobre jogos e embasado nas propostas de Piaget, ressaltou-os, em:
jogo de exercício,
no período sensório-motor;
jogos simbólicos,
no período pré-operatório; e
jogos de regras. -
Já o jogo simbólico, é o ato de faz de conta, aquilo que na realidade não foi possível, mas está na mente da criança, uma expressão afetiva que seria o gesto corporal, o momento em que seu pensamento e sua imaginação fluem, tendo um papel semelhante ao de jogo de exercício.
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O jogo de regras representa as coordenações sociais, as normas a que as pessoas se submetem para viver em sociedade. A regra é imposta pelo grupo, por mais que a atividade pareça ser "séria", a criança não deixa que escape a fantasia aos voos da imaginação.
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O jogo de regra é estruturado pelo seu caráter coletivo. O jogo de regras não deixa que escape o jogo simbólico nem o jogo de exercício, pois todos trabalham juntos.
Pagamento único
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Capítulos
- Módulo I
- Conceitos de Brincadeira
- Conceitos de Jogo
- Benefícios dos Jogos e Brincadeiras
- Os Jogos na Educação Física
- O Ensino da Educação Física
- Módulo II
- Jogos e Brincadeiras que Podem ser Utilizados
- Os Jogos e as Crianças
- Dimensão Conceitual
- A Origem dos Jogos
- Contextualizando os Jogos Populares
- Dimensão Procedimental
- Dimensão Atitudinal
- Módulo III
- O Papel dos Jogos e Brincadeiras na Educação Física Escolar
- O Papel da Avaliação
- Etapas do Desenvolvimento da Criança
- Período Sensório Motor
- Período Pré-Operatório
- Período Operatório Concreto
- Período Operatório Formal
- Módulo IV
- Os jogos e a Linguagem
- Conhecendo Algumas Brincadeiras
- Cuidados na Escolha dos Jogos Aplicados
- Jogos e Brincadeiras e Eixos Temáticos
- Os Benefícios dos Jogos e Brincadeiras
- Jogos para Todos
- Importância dos Jogos e Brincadeiras
- Módulo V
- Principais Diferenças entre Jogos e Brincadeiras
- A História dos Jogos e suas Descobertas
- Histórico dos Jogos
- A Importância do Brincar
- Módulo VI
- As Diferentes Formas do Brincar
- Os Jogos e as Brincadeiras
- O Brincar Livre e Coordenado
- A Dança e o Lúdico
- Jogos Computadorizados
- A Espontaneidade e o Lúdico
- Sugestões de Jogos e Brincadeiras