Curso Online de  Introdução à Metafísica

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O curso Introdução à metafísica?tem a finalidade de expor reflexões sobre a metafísica como ciência das causas e princípios supremos, bem como apontamentos sobre os co-princípios metafísicos matéria/forma e potência/ato, a metafísica como ciência do primeiro motor ou deus (theion em grego) e a metafísica de Aristóteles - como justiçar a multiplicidade e a transformação.

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  • O curso Introdução à metafísicatem a finalidade de expor reflexões sobre a metafísica como ciência das causas e princípios supremos, bem como apontamentos sobre os co-princípios metafísicos matéria/forma e potência/ato, a metafísica como ciência do primeiro motor ou deus (theion em grego) e a metafísica de Aristóteles - como justiçar a multiplicidade e a transformação.

  • A METAFÍSICA DE ARISTÓTELES COMO JUSTIÇAR A MULTIPLICIDADE E A TRANSFORMAÇÃO CONSTANTE DOS ENTES DO MUNDO SENSÍVEL

    Metafísica é um conjunto de escritos deixados por Aristóteles e separados e classificados, mais tarde, por Andrônico de Rodes, o último discípulo que estudou no Liceu, escola de Filosofia fundada por Aristóteles. O que há em comum entre todos os 14 livros que compõem a Metafísica é que eles tratam de uma espécie de Filosofia anterior, Filosofia primeira ou Filosofia do ser em geral.

  • A Metafísica, papel primeiro da Filosofia, seria o estudo do ser em geral. Ela seria uma espécie de ciência que não se limita a estudar uma área, como a Biologia estuda a vida ou a Matemática estuda as relações numéricas, mas a totalidade de relações científicas que explicam o mundo racionalmente. Por isso, Aristóteles chamou de Filosofia Primeira os seus escritos que, mais tarde, foram batizados de Metafísica.
    É importante salientar que, diferentemente das “filosofias da práxis” (campos filosóficos que recorrem a elementos que existem materialmente e nas relações, como a Ética e a Política), a Metafísica é teorética, pois ela não tem uma finalidade outra, fora de si mesma, sua finalidade é o próprio conhecimento.

  • A Lógica, sistematizada pela primeira vez por Aristóteles, tem uma íntima relação com a Metafísica, pois a primeira também recorre a artefatos fora da prática para estabelecer-se enquanto campo de estudo. Alguns elementos comuns podem ser extraídos dessas duas disciplinas filosóficas que ajudam a explicar a Metafísica. Ainda no “Livro quarto” da Metafísica, Aristóteles afirma ser
    evidente, portanto, que a uma mesma ciência pertence o estudo do ser enquanto ser e das propriedades que a ele se referem, e que a mesma ciência deve estudar não só as substâncias, mas também suas propriedades, os contrários de que se falou, e também o anterior e posterior, o gênero e a espécie, o todo e a parte e as outras noções desse tipo.i

  • As noções de gênero, espécie, todo e parte são relações destrinchadas por Aristóteles em um pequeno tratado de Lógica chamado Categorias. A noção de substância mencionada na citação é, por sua vez, um conceito extremamente metafísico, pois é o que explica o elo que liga as formas conceituais metafísicas aos objetos do mundo.
    A substância é o que permite aplicarmos o conceito ou ideia de cadeira em todos os objetos concretos que correspondam a cadeiras. Por mais que existam diferentes cadeiras no mundo, podemos concebê-las como tais, pois elas encaixam-se dentro do conceito de cadeira e não são outras coisas senão cadeiras.

  • Aristóteles entendeu que há, no mundo, movimento constante e transformação. Por haver transformações, existe, no mundo, efeitos, e todos os efeitos têm, por trás de si, causas. Esse é o princípio de causa e efeito, um dos primordiais para a Metafísica aristotélica. As causas mais básicas que explicam as origens de todos os seres são quatro, como estão dispostas a seguir:

  • Causa material: diz respeito à matéria que compõe um ser ou objeto do mundo. Ou seja, se pensarmos na casa do joão-de-barro, a sua causa material é o barro.
    Causa formal: é a forma física e conceitual que um determinado ser ou objeto possui. Tudo tem uma forma que o define. Se pegarmos o exemplo da cadeira, o formato de cadeira é a sua causa formal.
    Causa final: diz respeito à finalidade do objeto ou ser. As finalidades são diversas para os diversos seres e objetos presentes no mundo. É mais fácil tomar como exemplo, mais uma vez, um objeto inanimado como a casa do joão-de-barro, pois a sua causa final é servir de abrigo e ninho para o pássaro e seus filhotes.
    Causa eficiente: é a causa primeira, que deu origem ao ser ou objeto, ou seja, aquilo que foi responsável pela criação. A causa eficiente da casa do joão-de-barro é o próprio pássaro que a construiu.

  • Aristóteles argumenta ainda que, por haver movimento em tudo e também sempre haver causa para esse movimento, é perigoso cairmos em uma espécie de percuso ad infinitum, se não estabelecermos que, em algum momento, houve uma causa primeira que não foi causada por nada e deu origem às outras causas. A causa não causada será esclarecida no tópico seguinte.


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  •  Introdução à Metafísica
  • A METAFÍSICA DE ARISTÓTELES COMO JUSTIÇAR A MULTIPLICIDADE E A TRANSFORMAÇÃO CONSTANTE DOS ENTES DO MUNDO SENSÍVEL
  • A METAFÍSICA COMO CIÊNCIA DO PRIMEIRO MOTOR OU DEUS (THEION EM GREGO)
  • OS CO-PRINCÍPIOS METAFÍSICOS MATÉRIA/FORMA E POTÊNCIA/ATO
  • A METAFÍSICA COMO CIÊNCIA DAS CAUSAS E PRINCÍPIOS SUPREMOS
  • A METAFÍSICA COMO CIÊNCIA DO SER ENQUANTO SER
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  • A METAFÍSICA E SUAS FASES HISTÓRIAS
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