Curso Online de História da Arte
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O curso de História da arte tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: futurismo, fundamentos semióticos, a história da arte por meio da leitura de imagens.
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FUTURISMO
Futurismo é um movimento artístico e literário que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.
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No primeiro manifesto futurista de 1909, o slogan era Les mots en liberté ("As palavras em liberdade") e levava em consideração o design tipográfico da época, especialmente em jornais e na propaganda. Eles abandonavam toda distinção entre arte e design e abraçavam a propaganda como forma de comunicação. Foi um momento de exploração do lúdico, da linguagem vernácula, da quebra de hierarquia na tipografia tradicional, com uma predileção pelo uso de onomatopéias. Essas explorações tiveram grande repercussão no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna, e no design gráfico pós-moderno. Surgiu na França, seus principais temas são as cores.
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A pintura do futurismo foi explicitada pelo cubismo e pela abstração, mas o uso de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação. Trata-se de obras de arte visual alinhadas ao Manifesto Futurista, obra escrita pelo poeta italiano Filippo Marinetti no ano de 1909. Marinetti acreditava que a arte deveria acompanhar a evolução dos tempos, glorificar o futuro e idolatrar as máquinas - o principal símbolo do futuro.
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Para os artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo. Procura-se neste estilo expressar o movimento atual, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço. Seus principais representantes foram os pintores e escultores italianos Giacomo Balla, Umberto Boccioni, Carlo Carrá e Luigi Russolo, que lançaram um manifesto no teatro Chiasella em Turim, em 8 de março de 1910.
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Almada Negreiros, pintor português
Anton Giulio Bragaglia artista italiano
Carlo Carrà, pintor italiano
Giacomo Balla, pintor italiano
Gino Severini, pintor italiano
Joseph Stella, pintor italiano
Luigi Russolo, pintor italiano
Mario Sironi, pintor italiano
Umberto Boccioni, pintor e escultor italiano -
O futurismo teve suas ideias divulgadas no Brasil em 30 de dezembro de 1909, quando fora publicada a tradução feita por Almachio Diniz do Manifesto Futurista de Marinetti no Jornal de Notícias, jornal publicado em Salvador da Bahia. Contudo, esta notícia passara despercebida pelos círculos literários do centro sul do Brasil que ignoravam as produções realizadas fora daquele eixo.
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Assim, este movimento somente adquirira a dimensão de influenciar os diversos artistas que viriam a fundar outros movimentos modernistas, em 1912, quando Oswald de Andrade e Anita Malfatti tiveram contato com o Manifesto Futurista e com Marinetti em viagens à Europa naquele ano. Após uma interrupção forçada pela Grande Guerra, o contato foi retomado. Foi certamente uma das influências da Semana de Arte Moderna de 1922, e seus conceitos de desprezo o passado para criar o futuro e não à cópia e veneração pela originalidade caíram como uma luva no desejo dos jovens artistas de parar de copiar os modelos europeus e criar uma arte brasileira. Oswald , principalmente, percebeu que o Brasil e toda a sua diversidade cultural, desde as variadas culturas autóctones dos índios até à cultura negra, representavam uma vantagem e que com elas se podia construir uma identidade e renovar as letras e as artes.
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Capítulos
- História da Arte
- FUTURISMO
- ROMANTISMO
- NEOCLÁSSICO
- SURREALISMO
- O QUE É A ARTE
- IMPRESSIONISMO
- EXPRESSIONISMO
- FUNDAMENTOS SEMIÓTICOS
- HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL
- A HISTÓRIA DA ARTE POR MEIO DA LEITURA DE IMAGENS
- REFERÊNCIA
- Agradecimento