Curso Online de Formatação de Trabalhos Acadêmicos ABNT (40 h/aula)
Normas Técnicas para Trabalho ACADÊMICO ABNT, RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO , MONOGRAFIA, FICHAS DE INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA, REGRAS DE APR...
Continue lendoAutor(a): Edinara Cristiane Kaipper Costa
Carga horária: 40 horas
Por: R$ 39,00
(Pagamento único)
Mais de 200 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 4 no total
- Bruna De Melo Vitorino
- Fabricia Cordeiro Barros
- Núbia De Souza Cassani
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
1
Formatação
de Trabalhos
AcadêmicosABNT
40 h/aulas
-
2
Normas Técnicas para Trabalho ACADêMICO
ABNT -
3
Normas Técnicas para o Trabalho Científico
DEFINIÇÕES
Antes de tratar das Normas Técnicas para a elaboração dos trabalhos científicos, é preciso explicar algumas definições de termos e expressões que serão utilizados neste livro. Essa necessidade prende-se ao fato de encontrarmos definições diferentes na bibliografia disponível, muitas das quais contraditórias, o que sempre gera confusão.
-
4
TESE – Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de um tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de DOUTOR ou similar.
-
5
DISSERTAÇÂO – Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de orientador (doutor), visando à obtenção do título de MESTRE. Trata-se de uma exigência do parecer 977/65 do Conselho Federal de Educação.
-
6
b)TRABALHOS ACADÊMICOS e/ ou similares: (Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), Trabalho de Graduação interdisciplinar (TGI) e outros) – Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, modulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.
-
7
PROJETO DE PESQUISA – Documento que apresenta o plano previamente traçado para o desenvolvimento do trabalho final. A ABNT define projeto como “descrição da estrutura de um empreendimento a ser executado” e projeto de pesquisa como sendo “uma das fases da pesquisa. É a descrição da sua estrutura.”.
-
8
RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO – Documento q relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica. O relatório técnico-científico apresenta, sistematicamente, informação suficiente para um leitor qualificado, traça conclusões e faz recomendações. É estabelecido em função e sob a responsabilidade de um organismo ou de pessoa a quem será submetido.
-
9
ARTIGO CIENTÍFICO – É a parte de uma publicação com autoria declarada que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas mais diversas áreas do conhecimento.
TRABALHO ESCOLAR – Trabalho, normalmente, exigido sem qualquer compromisso com normas científicas. São resumos, análises, recensões, questionários e tarefas de aula.
-
10
MONOGRAFIA – Documento constituído de uma só parte ou de um número preestabelecido de partes que se complementam. É um estudo particularizado que se faz de um determinado assunto ou tema, ou de um conjunto de aspectos de determinado assunto ou tema. É o nome genérico que serve para diversos Trabalhos de Conclusão do Curso...
-
11
DIGITAÇÃO/DATILOGRAFIA
A digitação e/ou a datilografia de um Trabalho Científico deve ser feita em apenas uma face do papel, exceto a folha de rosto, em espaço 1,5. No verso da folha de rosto deve constar a Ficha Catalográfica feita conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano (CCAA2).Toda impressão ou datilografia de um Trabalho Científico deve ser feita na cor preta. Os erros de digitação, datilografia e/ou de impressão que, porventura, ocorrerem podem ser corrigidos através de uma Errata.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- FICHAMENTO
- Ainda
- MODELO DE FICHAMENTO
- FICHÁRIO
- FICHAS DE LEITURA
- FICHAS DE INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
- FICHAS DE RESUMO
- FICHAS DE TRANSCRIÇÃO
- FICHAS DE COMENTÁRIO
- PRATICANDO
- RESUMO
- UM RESUMO DEVE SER …
- ESQUEMA
- UM BOM ESQUEMA DEVE …
- DICAS ÚTEIS
- NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
- 1 REGRAS DE APRESENTAÇÃO 1.1 FORMATO Papel branco, formato A4. Papel branco, formato A4. Utilização da fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações longas e notas de rodapé. Recomenda-se a utilização da fonte Times New Roman ou Arial no Word. 1.2 MARGEM Esquerda e superior com 3,0 cm. Direita e inferior de 2,0 cm.
- 3.1 BIBLIOTECA A Biblioteca tem uma freqüência de aproximadamente 600 pessoas por dia.
- 1.8 EQUAÇÕES E FÓRMULAS É permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros). Quando destacadas dos parágrafos são centralizadas e, se necessário, deve-se numerá-las.
- 1.9.1 Figuras As figuras podem ser: * quadros; * lâminas; * plantas; * fotografias; * gráficos; * organogramas; * fluxogramas; * esquemas; * desenhos e outros. As legendas devem ser claras, breves, (de maneira que dispensem consulta ao texto). sendo inseridas o mais próximo possível das ilustrações a que se referem.
- Exemplo: Tabela 1- População de Cornélio Procópio _________________________________________________________________ INFORMAÇÃO DATA ESTATÍSTICA _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ População Censitária 2000 46.861 habitantes População Estimada 2005 46.997 habitantes População Econ. Ativa 2000 24.102 pessoas População Ocupada 2000 20.067 pessoas Número de Domicílios 2000 15.406 __________________________________________________________________________ Fonte: IBGE (2000)
- 2 ESTRUTURA DO TRABALHO 2.1 Objetivo 2.2 Definições 2.3 Estrutura 2.3.1 Elementos pré-textuais 2.3.1.1 Capa 2.3.1.2 Folha de rosto 2.3.1.3 Folha de aprovação 2.3.1.4 Dedicatória 2.3.1.5 Agradecimentos 2.3.1.6 Epígrafe 2.3.1.7 Resumo em língua vernácula 2.3.1.8 Resumo em língua estrangeira
- 3 CITAÇÕES 3.1 Citação direta 3.2 Citação indireta 3.3 Citação curta 3.4 Citação longa 3.5 Citação de citação 3.6 Supressões, Comentários e destaques 3.7 Sistema de chamada 3.8 Autor pessoa 3.9 Autor entidade 3.10 Autor evento 3.11 Documento sem autoria
- 4 REFERÊNCIAS 4.1 Como fazer uma referência 4.2 Regras de apresentação 4.3 Localização das referências 4.4 Transcrição dos elementos 4.4.1 Autoria pessoal 4.4.1.1 Um autor 4.4.1.2 Dois e três autores 4.4.1.3 Mais de três autores 4.4.1.4 Autoria desconhecida 4.4.2 Autor entidade / instituição 4.4.3 Título e subtítulo 4.4.4 Edição 4.4.5 Local 4.4.6 Casa publicadora 4.4.7 Data 4.4.8 Descrição física 4.4.9 Série e coleção
- 4.5 Documentos a serem referenciados 4.5.1 Livros (Monografias) considerados no todo 4.5.1.1 Documentos considerados em parte 4.5.2 Teses, dissertações e monografias 4.5.3 Publicação periódica 4.5.3.1 Artigos de periódicos 4.5.3.2 Artigos de jornais 4.5.4 Normas técnicas 4.5.5 Entrevistas 4.5.5.1 Entrevistas não publicadas 4.5.5.2 Entrevistas publicadas 4.5.6 Documentos eletrônicos 4.5.6.1 CD-ROM 4.5.6.1.1 Bases de dados em CD-ROM 4.5.6.2 Documentos on-line 4.5.6.2.1 E-mail 4.5.7 Documentos cartográficos (atlas) 4.6 Listagem das referências
- Artigo Científico
- Artigo original
- Artigo de revisão
- Normas para Submissão de Artigos
- Artigo Científico Normas da ABNT
- Estrutura do Artigo
- Elementos Pré-Textuais
- Elementos Textuais
- Elementos Pós-Textuais
- Título e Sub-Título
- Nome do autor ou autores
- Resumo na língua do texto
- Palavras-chave na língua do texto
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
- Título e Sub-Título em Língua Estrangeira
- Resumo em Língua Estrangeira
- Palavras-Chave em Língua Estrangeira
- Referências
- Sites Recomendados
- Modelo
- Mais informações relevantes a elaboração do Artigo Científico
- Formas de apresentação
- Espacejamento
- Numeração Progressiva
- Citações
- Citações diretas, literais ou textuais
- Citação indireta ou “paráfrase”
- Citação de citação
- Sistemas de chamada
- Sistema numérico
- Sistema Numérico
- Apresentação das citações Sistema Autor-Data
- Apresentação da autoria das citações
- Forma de apresentação da autoria das citações
- Ilustrações
- Modelo de quadro
- Modelo de tabela
- Alíneas e Sub-alíneas
- Apêndice(s)
- Anexo(s)
- Referências
- Referência
- Metáfora WWW@W
- AUTOR
- TÍTULO
- EDIÇÃO
- LOCAL
- EDITORA
- DATA
- Referências: Regras gerais (NBR-6023, 2002)
- Modelos e exemplos de Referências por Tipo de Documento
- Fascículo de revista
- OUTROS TIPOS DE DOCUMENTOS Entrevistas
- DOCUMENTOS ONLINE
- DICAS
- NORMA ABNT ISO 9000
- Objetivo e campo de aplicação
- Justificativas para sistemas de gestão da qualidade
- Requisitos para sistemas de gestão da qualidade e requisitos para produtos
- Abordagem de sistemas de gestão da qualidade
- Abordagem de processo
- Política da qualidade e objetivos da qualidade
- Função da Alta Direção no sistema de gestão da qualidade
- Valor da documentação
- Tipos de documentos usados em sistemas de gestão da qualidade
- Processos de avaliação do sistema de gestão da qualidade
- Auditoria do sistema de gestão da qualidade
- Análise crítica de sistema de gestão da qualidade
- Auto-avaliação
- Melhoria contínua
- Função das técnicas estatísticas
- Termos e definições
- ISO 9001: 2008
- Objetivo
- Fatores enfatizados
- Fatores que influenciam a implantação de um projeto de gestão da qualidade
- Modelo de um sistema de gestão da qualidade (GQ/QM)
- Escopo
- Estrutura geral do documento – ISO 9001: 2008
- 4. Sistema de Gestão da Qualidade