Curso Online de Filosofia da educação

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O curso de Filosofia da educação tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: sistemas filosóficos e teorias educacionais, a educação como construção, tendências pedagógicas, ciência e educação.

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    O curso de Filosofia da educação tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: sistemas filosóficos e teorias educacionais, a educação como construção, tendências pedagógicas, ciência e educação.

  • A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

    A história da Filosofia da Educação no Brasil iniciou no final do século XIX e início do século XX, com o intuito de ingressar o tema nas áreas de formação de professores, que seriam os propulsores de uma nova era na educação nacional.
    Essa filosofia surgiu no Brasil quando os grandes educadores repensaram os caminhos já traçados para a educação nacional e explorassem outros novos.
    Assim, a ed

  • Assim, a educação brasileira passou a se pautar em dois principais aspectos:
    um modelo conservador e tradicional da educação, baseado em um ensino religioso e de transferência direta;
    um modelo de educação moderno e liberal, que muito já se falava e praticava na Europa, com aspecto progressista e com o foco na formação do homem para a sua vida em sociedade.

  • É possível dizer que durante a Primeira República, predominou o modelo tradicional e essencialista da educação. Até que pensadores e filósofos, como Serrano, Paulo Freire e Cecília Meireles, defendessem a criação da Escola Nova.

  • Dentro da filosofia, o homem pode ser considerado uma criatura de vontades, medos, certezas, raiva e afetos. Desde os primórdios o que distinguia o homem primitivo dos outros animais era a memória, a capacidade de registrar e armazenar fatos que poderiam ser resgatados a qualquer momento. A partir destas memórias, os povos primitivos e civilizados criaram suas mitologias e crenças, advindas das histórias inventadas, contadas, lembradas e passadas de geração em geração.Estas crenças e mitos diziam respeito a tudo que cada povo acreditava e tomava como verdade. À medida que o homem buscava suas verdades, à medida que estas eram transmitidas e discutidas, a civilização foi se desenvolvendo; instrução, valores, tradições e crenças vieram pela conquista social. Os valores e conhecimentos da humanidade são fruto de uma busca constante pela verdade, baseados na revelação de ideologias existentes através de fundamentos racionais.

  • No decorrer da história, a filosofia se reconstruiu em paralelo ao pensamento científico; conforme o homem realizava suas pesquisas, reformas, alterações e reconstruções, a ciência transformava o mundo e assim eram alcançadas as virtudes mais sensíveis da existência humana, a experiência de cada um tornava-se sua filosofia. Conforme surgiam os problemas comuns, tornava-se cada vez maior a necessidade de uma filosofia que orientasse, de forma harmônica, as perplexidades da vida (TEIXEIRA, 1968).  Nesse contexto, estabelece-se a grande ligação entre filosofia e educação. Sobre essa ligação, Dewey (apud TEIXEIRA, 1968) conceitua: "Se educação é o processo pelo qual se formam as disposições essenciais do homem - emocionais e intelectuais - para com a natureza e para os demais homens, filosofia pode ser definida como a teoria geral da educação". Na verdade, segundo Paviani (apud. Botter 2012, p. 20), somente nas definições atuais filosofia e educação são consideradas processos distintos. "Na sua origem, a filosofia é propriamente um projeto educativo; num segundo momento, a filosofia fornece os fundamentos do projeto pedagógico e a pedagogia vira uma consequência do projeto filosófico; num terceiro momento, a filosofia assume a tarefa crítica relativa às teorias educacionais."

  • Dessa ligação surge a pergunta: Em que se baseia a Filosofia da Educação? Sua resposta pode sofrer variações dependendo do que se conhece acerca de filosofia.  A filosofia, do ponto analítico, é o estudo crítico e exploração dos conceitos e princípios das tradições religiosas, das certezas e argumentações, dos princípios e angústias da humanidade. É a reflexão sobre a reflexão, ou seja, é uma atividade reflexiva de segunda ordem, pois se sustenta sobre outras atividades reflexivas, outras maneiras de pensar; atividade baseada na análise crítica de seus próprios conceitos e pressuposições, a fim de entender suas maneiras de discussão e dedução, dentro de cada área da ciência intelectual.  A ciência, por sua vez, busca gerar conceitos altamente comprováveis, mas até que ponto? O conhecimento busca explorar e esclarecer a ciência e sua razão, que constituem os fundamentos do conhecimento científico. Já a epistemologia, teoria do conhecimento, apura a abrangência da natureza e os limites do conhecimento humano como área da filosofia.  Seguindo essa caracterização, a filosofia da educação reflete sobre o que já tenha sido explorado sobre a educação, além do estudo do seu conceito (CHAVES, 2014).

  • O conceito da palavra "educação" é muito explorado por especialistas das mais diversas áreas das ciências, de acordo com sua própria maneira de pensar e viver.  Com isso, surge uma grande dificuldade em definir conceitos concretos sobre a educação. Nesse contexto, a filosofia da educação vem para explorar, clarear, exemplificar, elucidar e criticar esse fenômeno já diversificadamente refletido.A Filosofia da Educação reflete, por exemplo, sobre as relações existentes entre a educação e conceitos como conhecimento, democracia, profissionalização, doutrinação, socialização, treinamento, ensino e aprendizagem, no sentido de esclarecer essas noções, seus critérios de aplicabilidade e suas implicações (CHAVES, 2014).  

  • A Filosofia da Educação no Brasil baseia-se nas ideologias de autores clássicos tradicionais e contemporâneos que discutem as concepções dos tradicionalistas e a interferência internacional.  Apresenta também dimensões do cenário nacional, discutindo sobre os conceitos tradicionalistas e progressistas, em momentos históricos diferentes, refletindo sobre as características e utilidade prática de um conceito e outro, mesmo quando adversos, fundamentando seus sentidos e direções filosóficas (ZANATTA; SETOGUTI, 2014).Dentre as direções e escolas filosóficas acerca da educação, destaca-se a Educação Progressista, como ponto central deste trabalho, a qual será conceituada nos capítulos seguintes.


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