Curso Online de Educação para o Trânsito
SEJA BEM VINDO AO CURSO Educação para o Trânsito
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Educação para o Trânsito
-
Seja bem vindo
Ao curso
Educação para o Trânsito
-
Curso livre
Modalidade online.
O curso de Educação para o trânsito tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: psicologia da criança para o adulto sobre a educação no trânsito; a criança e o trânsito; educação para a segurança no trânsito.
-
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Educação para o Trânsito foi uma série de televisão educativa brasileira produzida pela Fundação Roberto Marinho em parceria com o governo do estado de Pernambuco, lançada em 1994 (que foi o Ano Nacional de Educação no Trânsito, no Brasil) e pertencente a um projeto da fundação chamado Tele-Escola. O objetivo da série era conscientizar o público sobre seu comportamento e atitudes no trânsito.
A série era composta por seis programas, e apresentada pelos atores Vivianne Pasmanter e Guilherme Leme, que encenavam esquetes sobre os problemas mais comuns do trânsito brasileiro. Também contou com participação especial de Caetano Veloso e também mostrava dicas, conselhos e depoimentos.A trilha sonora original da série foi criada pelo compositor Eduardo Camenietzki -
Educação no trânsito é um conjunto de ações para a conscientização e a orientação da população sobre a importância do aprendizado e da mudança comportamental no trânsito.
Essa mudança de atitude acontece quando há entendimento sobre o trânsito, suas regras, leis e seu funcionamento, com olhar voltado para o coletivo.
O artigo 74 da Lei 9.503, de 1997, que institui o Código Brasileiro de Trânsito, determina que a educação para o trânsito é direito de todos e prioridade do Sistema Nacional de Trânsito. -
O objetivo desse tipo de educação é humanizar as relações no trânsito e transformar comportamentos adquiridos ao longo dos anos.
Além disso, essas ações buscam preservar a vida, a saúde e o meio ambiente, reduzir os acidentes e promover a convivência no trânsito de modo seguro e responsável. -
O objetivo dessa educação é formar cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades no trânsito para preservação da vida e convivência pacífica.
Prevenir acidentes, preservar vidas e conscientizar motoristas, pedestres, passageiros e motociclistas para um trânsito seguro, também são metas da educação no trânsito.
Nas escolas, promover a educação no trânsito e ensinar as regras de trânsito é fundamental e está previsto em lei. -
Ela é importante por ser um meio de formar cidadãos conscientes e ensinar valores como respeito, cordialidade, empatia e senso de responsabilidade.
Além disso, ensinar regras, direitos e deveres para o trânsito é uma forma de promover mudanças sociais para prevenir acidentes dos mais aos menos graves.
De janeiro a maio de 2022, o Brasil registrou 716 mortes e mais 69 mil feridos em acidentes de trânsito, segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas do Trânsito. -
Os benefícios são diversos e essenciais para a sociedade como um todo. Preservar vidas, prevenir acidentes e promover a civilidade são alguns deles.
Para crianças, a educação no trânsito, quando ensinada desde cedo, pode ajudar a formar adultos responsáveis, solidários e conscientes da importância da coletividade.
Além disso, educar para o trânsito seguro para evitar acidentes custa menos do que gastos com hospitalização, indenizações, aposentadoria por invalidez e danos materiais.
Entre 2009 e 2018, só o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou cerca de R$3 bilhões com acidentes de trânsito.
Uma população com acesso à educação no trânsito pode ajudar a mudar dados e estatísticas de acidentes e mortes, como aconteceu na Suécia nos anos 1990 com o programa Visão Zero. -
A educação no trânsito nas escolas é feita por meio de uma série de atividades que contemplem prioritariamente o cotidiano da escola e de seus alunos e suas realidades.
Entre elas estão jogos, dramatização, debates, vídeos e campanhas. Outras atividades envolvem saídas de campo, questionário, leitura, produção de textos, gincana e entrevista.
Ao demonstrar a utilidade prática dessa educação, criando oportunidades para aplicar o que foi ensinado, educadores e facilitadores conseguem enfatizar sua importância.
Um exemplo é o Clube Bem-Te-Vi, programa educativo de trânsito nas escolas que é uma parceira da Polícia Militar de São Paulo e o Detran-SP. -
Essa é uma ação imprescindível, pois conscientiza, modifica comportamentos, promove a cidadania, previne e reduz acidentes.
O mesmo vale para velhos motoristas, mais experientes, porém muitas vezes desatualizados de novas regras de trânsito, comportamentos e atitudes devidas para um trânsito seguro.
Projetos como Educação no Trânsito, da NTICS Projetos, Escola Pública de Trânsito, do Detran e o Programa Nacional de Trânsito, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) são alguns exemplos de iniciativas.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Educação para o Trânsito
- EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
- CRIANÇA SEGURA
- A CRIANÇA E O TRÂNSITO
- COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO
- OS SETE PECADOS NO TRÂNSITO
- TIPOS DE INFRAÇÕES NO TRÂNSITO
- EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O TRÂNSITO
- EDUCAR CRIANÇAS PARA A VIDA NO TRÂNSITO
- EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO
- PSICOLOGIA DA CRIANÇA PARA O ADULTO SOBRE A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO