Curso Online de CURSO O BLOG COMO INSTRUMENTO DE TUTORIA E FACILITADOR DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE DISTINTOS PROFISSIONAIS
A importância do uso do blog na educação pois apresenta-se como um método capaz de atuar como viabilizador da construção do conhecimento ...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CURSO O BLOG COMO INSTRUMENTO DE TUTORIA E FACILITADOR DO PROCESSO DE FORMAÇAO DE DISTINTOS PROFISSIONAIS
CURSO O BLOG COMO INSTRUMENTO DE TUTORIA E FACILITADOR DO PROCESSO DE FORMAÇAO DE DISTINTOS PROFISSIONAIS
-
APRESENTAÇÃO
OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS.
ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela
APRESENTAÇÃO
-
O BLOG COMO INSTRUMENTO DE TUTORIA E FACILITADOR DO PROCESSO DE FORMAÇAO DE DISTINTOS PROFISSIONAIS
A importância do uso do blog na educação pois apresenta-se como um método capaz de atuar como viabilizador da construção do conhecimento independente da idade e da formação dos profissionais com os quais o tutor/professor tem contato uma vez que permite o estabelecimento de um processo de cooperação e troca de saberes.
O BLOG COMO INSTRUMENTO DE TUTORIA E FACILITADOR DO PROCESSO DE FORMAÇAO DE DISTINTOS PROFISSIONAIS
-
A internet e a utilização do blog permitem a ampliação dos métodos capazes de facilitar a aprendizagem dos educandos que participam de cursos de graduação, especialização ou de qualquer outro que permita a troca de novos conhecimentos, além de delinear aulas mais atraentes e produtivas.
-
Ao analisarem o blog como facilitador da difusão de conhecimentos, Pontes e Filho (2011, p.1479) o descrevem como:
[...] uma ferramenta advinda da chamada Web 2.0, tida como uma evolução da estrutura da internet que visa uma ampla participação dos usuários da rede por meio de canais colaborativos, nos quais eles podem atuar como emissores e produtores de conteúdo, estimulando a autoria, a interatividade e a socialização.
-
Uma característica da Web 2.0, ressaltada por Fonseca e Lindemann (2007, p.88), é a capacidade de superação do modelo tradicional de transmissão de informação “emissor-meio-mensagem-receptor”. Ferramentas com o Blog, Wiki e Twitter, propiciam que o usuário abandone a sua posição de receptor passivo, tornando-se também produtor de conteúdo, o que descentraliza a emissão e permite que mais vozes possam se manifestar na internet.
-
O uso pedagógico das mídias atrelado ao conhecimento dos recursos tecnológicos apresentados pelo professor/tutor lhe permite perceber os limites e as possibilidades que podem tornar seu trabalho mais prazeroso e estimulante para os educandos e profissionais com os quais tem contato.
-
Ao ser analisado o processo histórico que deu origem a esta ferramenta, verifica-se que o nome original do blog mencionado por autores como Gomes e Silva (2006) era weblog surgindo nos anos 90 graças ao trabalho de Tim Berners Lee, o criador da web.
-
As informações recentes disponibilizadas no blog vão sendo armazenadas no inicio das páginas na medida em que ocorrem as interações de seus usuários que podem estar ou não habilitados para construir ou colaborar na construção de conhecimentos, debates ou outras atividades elaboradas pelo seu criador eliminando a antiga perspectiva de que o professor deve ser o único detentor do conhecimento e o aluno um sujeito passivo diante de suas abordagens.
-
Dessa forma, o tutor de cursos de graduação ou especialização, por exemplo, pode direcionar discussões, trazidas pelas disciplinas ofertadas no processo de formação, estimulando a interação entre os participantes, a troca de conhecimentos a construção e reconstrução de novos saberes.
-
De acordo com os estudos de Marcuschi (2004, p. 61) “[...] os blogs funcionam como um diário pessoal na ordem cronológica com anotações diárias ou em tempos regulares que permanecem acessíveis a qualquer um na rede”.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- CURSO O BLOG COMO INSTRUMENTO DE TUTORIA E FACILITADOR DO PROCESSO DE FORMAÇAO DE DISTINTOS PROFISSIONAIS
- APRESENTAÇÃO
- O BLOG COMO INSTRUMENTO DE TUTORIA E FACILITADOR DO PROCESSO DE FORMAÇAO DE DISTINTOS PROFISSIONAIS
- PROJETO COM O BLOG
- CONSIDERAÇÕES FINAIS