Curso Online de A Linguagem do Encorajamento

Curso Online de A Linguagem do Encorajamento

O curso apresenta o encorajamento de forma simples e prática com dicas para mudanças de falas e atitudes que geram desenvolvimento com qu...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso apresenta o encorajamento de forma simples e prática com dicas para mudanças de falas e atitudes que geram desenvolvimento com qualidade para todo. É um curso para mães, professoras, cuidadoras, estudantes, pais profissionais que trabalham na construção do desenvolvimento humano favorecendo melhoria nas relações familiares. Além do conteúdo vídeo para reflexão e análise

Transforme a educação e o desenvolvimento humano com nossa especialista Michele Nascimento. Com formação em Pedagogia e especializações em Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia, Educação Parental e Administração escolar, ela tem experiência como Professora Regente em Sala de Recursos, Classe Especial, Coordenação Pedagógica e Direção escolar. Oferece capacitações nas áreas do desenvolvimento pedagógico, psicopedagógico e bem-estar, acompanhando famílias típicas e atípicas no cotidiano. Michele Nascimento acompanha e acolhe famílias, professores e alunos em suas diversidades e desafios, ajudando-os a alcançar seu potencial máximo. Junte-se a nós e transforme a educação em uma jornada de descoberta e crescimento! Insta: @michele_neuropsicopedagoga



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança". Provérbio Africano
    Todos somos responsáveis, a família , a escola, a sociedade, eu e você!

  • Quem é Michele Nascimento ?

    Michele Nascimento, nascida no Rio de Janeiro, bairro da Zona Oeste Campo Grande em 05 de Agosto de 1977. Mulher, casada, mãe de 1 casal gemelar adultos independentes e 1 adolescente, avó de uma menina.
    Mãe atípica e professora atuante na inclusão de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.
    Graduada em Pedagogia com especializações em Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia, Administração Escolar, Sexualidade clinica e Educacional e Educação Parental.
    Apaixonada pela educação, inclusão e desenvolvimento, palestrante, mentora, formadora e professora.

  • Aprendendo a linguagem do encorajamento;

    O encorajamento é uma linguagem nova para muitos pais, e como qualquer outra linguagem, é preciso dedicação e prática para se tornar fluente
    “Crianças precisam de encorajamento, assim como as plantas precisam de água. Elas não podem sobreviver sem isso." Rudolf Dreikurs

  • Para começarmos a nos aprofundar nessa nova linguagem, precisamos entender a origem da palavra “encorajamento”.
    Encorajamento vem do latim “COR” que significa coração.

    Visto que coragem significa “agir com o coração” e no dicionário também é definido como determinação no desempenho de uma atividade necessária; zelo e perseverança, o encorajamento significa abrir espaço e incentivar os outros, a agirem com o coração e com determinação e perseverança.

    O encorajamento é visto como uma nova linguagem, composta de ações e atitudes que motivam os outros a agirem com determinação e perseverança, e é pouco explorada na nossa cultura, pois a maioria de nós aprendemos outras maneiras de “encorajar” ou “incentivar” as crianças a agirem de maneira aceitável.

    A verdade é que, totalmente ao contrário do que o encorajamento propõe, as práticas comuns para incentivar as crianças a agirem melhor, envolvem culpa, vergonha e medo.

  • É necessário que você treine o seu olhar para aprender a identificar quando você está sendo encorajador e quando você não está.

    A maioria (senão todos) os métodos tradicionais que aprendemos para educar filhos, e que vem passando de geração para geração são métodos desencorajadores, que focam unicamente em eliminar o mau comportamento das crianças a qualquer custo, envolvendo atitudes como bater, humilhar, envergonhar, chantagear e punir as crianças.

    Apesar de serem métodos que a maioria dos adultos cresceram habituados e que acreditam ser a única forma de educar os filhos, esses métodos podem causar danos irreparáveis na vida adulta da criança, como ansiedade, depressão, baixa autoestima e dificuldade em confiar e se relacionar com as pessoas.

  • São métodos que reforçam o mau comportamento das crianças, e fazem os pais entrarem em um ciclo desgastante e exaustivo na relação com os filhos, fazendo com que as crianças desenvolvam crenças de que não são aceitas, importantes e pertencentes.

    Para você ter noção, do quanto esses métodos tradicionais estão arraigados em nossa cultura, eu quero que você dê um “check” nos recursos a seguir, que já utilizou para educar sua criança:

  • A pergunta é:

  • Qual desses recursos você já usou e qual desses, ainda hoje é visto como comuns e aceitáveis no meio que você vive?

    Se fosse meu filho!!
    Comigo o buraco é mais embaixo!
    Vai vê só quando chegar
    em casa
    Você me paga

  • Todos esses recursos, são recursos desrespeitosos, extremamente prejudiciais para o desenvolvimento da criança e danosos para a sua formação consequentemente para sociedade.

    Apesar de serem recursos que “resolvem” o mau comportamento e trazem um resultado satisfatório para os pais momentaneamente, esses recursos não moldam valores e princípios e buscam alcançar o bom comportamento da criança com base na dor, no medo, na raiva, na tristeza e na vergonha.

  • Afinal, o que é encorajamento?

    Rudolf Dreikurs, um dos fundadores da abordagem da disciplina positiva, é enfático ao dizer uma necessidade que as crianças possuem e que geralmente é desconhecida por muitos pais. Que é a necessidade de serem encorajadas, e Dreikurs diz ainda que uma criança mal comportada é uma criança desencorajada, fazendo-nos refletir sobre a necessidade de desenvolvermos essa linguagem para efetivamente encorajar o bom comportamento das crianças e não querer eliminá-los a todo custo.

    O que nos diz, que quando nós usamos o encorajamento com nossas crianças, nós estamos também tirando as motivações internas que as levam a se comportarem mal.

  • Ao contrário do que foi mencionado acima, sobre os métodos tradicionais, o encorajamento desenvolve o senso de capacidade, pertencimento, importância e aceitação, além de contribuir para a construção da autonomia e da autoestima da criança, não só na infância, mas também para a vida adulta.

    A verdade é que o encorajamento constrói bases internas sólidas, que ajudam as crianças a desenvolverem autoconfiança e perseverança para lidarem com erros e fracassos de forma flexível e resiliente.

    O encorajamento contribui para essa construção pois ele foca no processo e na tarefa não apenas no resultado e na pessoa, dessa forma, o erro é visto como uma oportunidade de aprendizado e também como uma habilidade que precisa ser treinada e desenvolvida.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Quem é Michele Nascimento ?
  • Aprendendo a linguagem do encorajamento;
  • O que é encorajamento?
  • Algumas brincadeiras sensoriais que geram conexões
  • Diferença entre elogio e encorajamento
  • Compreendendo melhor a diferença entre elogio e encorajamento.
  • Podemos elogiar? Veja alguns exemplos:
  • Como agir de forma encorajadora com as crianças
  • Praticando o encorajamento.
  • 3 PASSOS PARA CONSEGUIR A COOPERAÇÃO
  • O brincar como recurso do encorajamento
  • Vídeo reflexão
  • Referências
  • Contato