Curso Online de A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NO COTIDIANO DO ESPAÇO EDUCATIVO
Na escola, o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal...
Continue lendoAutor(a): Rosimeire Moreira Quintela
Carga horária: 16 horas
Por: R$ 24,90
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
APRESENTAÇÃO
OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS.
ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela -
O ORIENTADOR EDUCACIONAL NO COTIDIANO DO ESPAÇO EDUCATIVO
Diante das mudanças da sociedade, novas demandas têm surgido, forçando a escola, enquanto instituição de educação formal, a buscar novas alternativas de atendimento a todos, novas formas de educar.
-
A realidade da educação passa por conflitos políticos e sociais. Tomemos a definição que Silva (1995) faz sobre educação moderna: A educação moderna é a instituição disciplinar por excelência nos dois sentidos da palavra.
-
A sua natureza disciplinar
A sua natureza disciplinar, isto é, como instituição organizada em torno de disciplinas no sentido epistemológico e como instituição encarregada da disciplina no sentido político é talvez o traço que a define de forma mais característica e também o seu traço mais permanente e impermeável.
-
Numa perspectiva que questiona uma tal sociedade disciplinar é, obviamente, a sua principal instituição disciplinar que se encontra sob ataque. (SILVA, 1995, p. 251).
-
Conforme Silva (1995) existe um senso comum na modernidade que atribui à educação a realização de alguns ideais, como progresso social, da ciência e da razão, e da autonomia do sujeito no papel da sua própria educação.
-
Quem se enquadra neste perfil, caracteriza-se como um ser “emancipado, livre, racional”. Enfatiza que as narrativas modernas sobre o mundo e a sociedade tentam classificar e ordenar a interação social, mas essas tentativas acabam por excluir e oprimir.
-
O autor ainda pondera que a escola está no centro do projeto moderno de sociedade, o qual tem como ideal o senso de justiça e igualdade.
-
É o setor da sociedade que não apenas resume esses princípios, propósitos e impulsos; “é a instituição encarregada de transmiti-los, de torná-los generalizados, de fazer com que se tornem parte do senso comum e da sensibilidade popular.” (SILVA, 1995, p. 254).
-
O que não se pode negar é o fato de que a educação é fundamental para o desenvolvimento e socialização do indivíduo, o que também corrobora Charlot (2013).
-
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996
Por educação, a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), afirma: Art.1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa,
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- APRESENTAÇÃO
- O ORIENTADOR EDUCACIONAL NO COTIDIANO DO ESPAÇO EDUCATIVO
- A sua natureza disciplinar
- A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996
- Uma lei no Brasil
- PME
- A Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990
- As atribuições do Orientador Educacional
- O Orientador Educacional A busca pela formação integral do estudante
- Os Parâmetros Curriculares Nacionais
- A participação dos alunos, professores, funcionários e comunidade
- O papel do orientador educacional
- Na escola, o orientador educacional
- Ao lado do professor
- REFERÊNCIAS
- CONSIDERAÇÕES FINAIS