Curso Online de Reciclagem NR10
Reciclagem NR10. Exigido pela Portaria 598 do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, de 07/12/2004 - Norma Regulamentadora Nº 10, Item ...
Continue lendoAutor(a): Gilson Antonio Fagundes
Carga horária: 16 horas
Por: R$ 74,90
(Pagamento único)
Mais de 2800 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 190 no total
- Luís Fábio Silva Santos
- Gabriel De Jesus Silva
- Josias Coelho De Araújo
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
1
CURSO RECICLAGEM CURSO BÁSICO NR 10
SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS
EM ELETRICIDADE - NR 10 -
2
INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DO TRABALHO
-
3
- A globalização da economia, as exigências de mercado, foram fatores determinantes neste sentido, considerando que, nesse campo, as diretrizes são dadas pelas ISO, que possuem representatividade e reconhecimento mundial.
Ex: ISO 14.001, ISO 9000, 18001, NOSA, etc- É notório a evolução gradativa, não só no tocante à legislação, mas do novo enfoque dado pelas empresas, representações, sociedade e governo, no que diz respeito à segurança.
- Para exemplificação, citamos os Sistemas de Gestão: OHSAS 18001, que teve orígem na Norma britânica BS 8800, NOSA, etc.
- Desta forma, a segurança e Saúde torna-se formalmente, parte integrante da Gestão da empresa. Permitindo maior organização das ações, direcionamento de recursos, etc.
- É baseado em aspectos normativos que envolvem parâmetros de avaliação que não consideram somente pontos operacionais, mas também a política, o gerenciamento e o comprometimento da alta administração.
- O divisor importante é que a segurança deixa de ter o foco somente o SESMT.
INTRODUÇÃO À SEGURANÇA DO TRABALHO
-
4
1 INTRODUÇÃO À SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
- É considerada uma das energias perigosas, sendo as demais:
Energia Hidráulica, Química, Potencial, Eólica, Térmica, Pneumática, Radioativa e Mecânica.- É uma manifestação de energia que é perceptível quando produz efeitos físicos ou quando detectada através de instrumentos de medição.
- A eletricidade é a forma de energia mais empregada para a execução do trabalho mecânico necessário á geração dos bens de consumo.
- A eletricidade é de difícil controle, exigindo que os requisitos de segurança sejam parte integrantes dos processos, em suas diferentes etapas, desde o projeto, execução, operação, manutenção, reforma, ampliação e atividades nas proximidades das instalações.
- As consequências devido a falta de controle desta forma de energia podem ser imensuráveis para o homem(queimaduras, fraturas, óbito, etc), instalações, patrimônio e produção.
-
5
Conceitos Importantes
-
6
É um caminho condutor acidental ou intencional através de dois ou mais pontos de um circuito, que se encontra com impedância baixa ou desprezível
É o contato ou arco acidental entre partes com potenciais diferentes, bem como de uma ou mais dessas partes para a terra, em um sistema ou equipamento energizado.
Obs: Quase sempre, ocorre devido à falha de isolamentoFalta elétrica
Curto-circuito
-
7
2 RISCOS EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE
- Qualquer atividade biológica seja glandular, nervosa ou muscular, é estimulada ou controlada por impulsos de corrente elétrica. Se essa corrente fisiológica interna somar-se a uma outra corrente de origem externa, devido a um contato elétrico, ocorrerá no organismo humano uma alteração das funções vitais normais que, dependendo da duração da corrente, pode levar o indivíduo à morte.
- Os principais efeitos que uma corrente elétrica (externa) produz no corpo humano são tetanização, parada respiratória, queimadura e fibrilação ventricular, descritas a seguir de uma maneira simplificada.
- A tetanização é um fenômeno decorrente da contração muscular produzida por uma corrente elétrica.
- Correntes superiores ao limite de largar, mas com pouca intensidade, podem, causar uma parada respiratória se a corrente for de longa duração.
- A passagem da corrente elétrica pelo corpo humano é acompanhada do desenvolvimento de calor por efeito Joule, podendo produzir queimaduras.
- O fenômeno fisiológico mais grave que pode ocorrer quando a corrente elétrica passa pelo corpo humano é a fibrilação ventricular do coração. Trata-se de um fenômeno complexo e geralmente fatal
a. Choque elétrico, mecanismos e efeitos
-
8
b. Arcos elétricos; queimaduras e quedas;
d. Harmônicas (Não previsto no Conteúdo Programá-
tico do Curso Básico NR 10)c. Campos eletromagnéticos.
-
9
CHOQUE ELÉTRICO
- É a perturbação de natureza e efeitos diversos que se manifesta no organismo humano, quando este é percorrido por uma corrente elétrica, gerando um estímulo rápido e acidental do sistema nervoso.- Dependendo da intensidade e do tempo de duração do choque elétrico no corpo humano, a corrente elétrica pode provocar maiores danos e efeitos no homem.
-
10
Corrente Diferencial Residual (IDR)
É a soma dos valores instantâneos das
correntes que percorrem todos os condutores
vivos do circuito em um dado ponto. -
11
. Correntes de Fuga
É uma corrente da ordem de (0,5 à 5 mA) que percorre um caminho diferente do previsto. Normalmente flui através do dielétrico do material isolante dos condutores ou, em caso de distribuição de energia, flui sobre as saias dos isoladores.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- CURSO RECICLAGEM CURSO BÁSICO NR 10
- SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE - NR 10
- Os perigos mais comuns
- Perigos Adicionais. Estes são definidos na NR 10 como RISCOS ADICIONAIS.
- REGULAMENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
- NORMAS TÈCNICAS BRASILEIRAS
- MEDIDAS DE CONTROLE DOS RISCOS
- MEDIDAS DE CONTROLE DE RISCOS ELÉTRICOS
- Técnicas de Análise de Risc