Curso Online de Funções Estatísticas no Excel
O curso reuniu de forma sucinta e objetiva as principais funções desta categoria, como: CONT.NÚM, CONT.SE, CONT.VALORES, CONTAR.VAZIO, FR...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
APRESENTAÇÃO
Como já foi dito em outras apresentações para outros cursos, os temas abordados neste curso surgiram da necessidade de proporcionar maior especificidade do conteúdo do Excel 2010 (outras também), utilizando suas próprias dicas.
Pois, procuramos resumir por assunto as fórmulas das funções especificas da categoria Estatística. Diante disso, o usuário tem maior chance de encontrar a solução para suas dúvidas com as funções num mesmo capítulo.
O livro reuniu de forma sucinta e objetiva as principais funções desta categoria, como:
CONT.NÚM, CONT.SE, CONT.VALORES, CONTAR.VAZIO, FREQUENCIA, MAIOR, MÁXIMO, MÁXIMOA, MED, MÉDIA, MÉDIA.GEOMÉTRICA, MÉDIA.INTERNA, MÉDIAA, MÉDIASE, MENOR, MÍNIMO, MÍNIMOA, entre outras.
Boa leitura.
-
CAPÍTULO I
Função CONT.NUMFunção =CONT.NUM()
A função CONT.NÚM conta o número de células que contêm números e conta os números na lista de argumentos. Use a função CONT.NÚM para obter o número de entradas em um campo de número que esteja em um intervalo ou uma matriz de números.
Na matemática, uma matriz é um conjunto ordenado de m . n, relacionados entre si por regras de adição, multiplicação, etc., representado sob a forma de um quadro com m linhas e n colunas e utilizado para a resolução de equações. No caso no Excel é representada pelos intervalos de células.
Sintaxe: CONT.NÚM(valor1, [valor2],...) - A sintaxe da função CONT.NÚM tem os argumentos:
valor1 Obrigatório. O primeiro item, referência de célula ou intervalo em que você deseja contar números.
valor2, ... Opcional. Até 255 itens, referências de célula ou intervalos adicionais em que você deseja contar números. -
IMPORTANTE:
Os argumentos podem conter vários tipos de dados diferentes, ou podem fazer referência a vários tipos de dados diferentes, mas apenas os números são contados.
OBSERVAÇÃO:
Os argumentos que são números, datas ou uma representação de texto de números (por exemplo, um número entre aspas, como "1") são contados.
Os valores lógicos e as representações de números por extenso que você digita diretamente na lista de argumentos são contados.Os argumentos que são valores de erro ou texto que não podem ser convertidos em números não são contados.
Se um argumento for uma matriz ou referência, somente os números dessa matriz ou referência serão contados. Células vazias, valores lógicos, texto ou valores de erro da matriz ou referência não são contados
Função =CONT.NUM()
-
Se quiser contar valores lógicos, texto ou valores de erro, use a função CONT.VALORES.
Se quiser contar apenas os números que atendem a certos critérios, use a função CONT.SE ou a função CONT.SES.
Por exemplo, você pode inserir a seguinte fórmula para contar os números no intervalo B1:B12:
Veja estes dois exemplos:
Função =CONT.NUM()
-
=CONT.NÚM(B2:B12) – usando uma planilha exemplo, digite no local desejado esta função. O retorno como se pode perceber será “0”, pois esta função conta o número de células que contêm números.
=CONT.NÚM(C1:C12) - usando uma planilha exemplo, digite no local desejado esta função. O retorno como se pode perceber será “11”, pois neste intervalo 11 células contém número e, como já foi explicado, esta função conta o número de células que contêm números.
Outros exemplos:
Função =CONT.NUM()
-
Função =CONT.NUM()
Explicando:
Na célula A10 foi digitado a fórmula =CONT.NÚM(A2:A8);
Na célula A11 foi digitado a fórmula =CONT.NÚM(A5:A8);
Na célula A11 foi digitado a fórmula =CONT.NÚM(A2:A8;2);
-
Função CONT.SE(intervalo, critérios)
CAPÍTULO II
Função CONT.SEEsta função conta o número de células dentro de um intervalo que atendem a um único critério especificado. Por exemplo, é possível contar todas as células que começam com certa letra ou todas as células que contêm um número maior do que ou menor do que um número que você especificar. Por exemplo, suponha uma planilha que contenha uma lista de média na coluna F e o resultado atribuído a cada média na coluna F. Você pode usar a função CONT.SE para contar quantas vezes o nome APROVADO aparece na coluna F e, dessa maneira, determinar quantas vezes são atribuídas a esse resultado.
Intervalo - Obrigatório. Uma ou mais células a serem contadas, incluindo números ou nomes, matrizes ou referências que contêm números. Campos em branco e valores de texto são ignorados.
-
Função CONT.SE
Critérios - Obrigatório. Um número, uma expressão, uma referência de célula ou uma cadeia de texto que define quais células serão contados.
Por exemplo, na célula G2 digite a fórmula:=CONT.SE(G2:G10;"aprovado") - O interesse é saber quantos alunos foram aprovados nos intervalo de G2:G10.
Obs.:
As fórmulas precisam ser copiadas para as células seguintes, com o conhecimento já adquirido, copie as fórmulas para os intervalos seguintes.
Não há necessidade de refazer a fórmula em cada linha.
-
CAPÍTULO III
Função CONT.VALORESEsta função conta o número de células que não estão vazias em um intervalo. As células de um intervalo podem ser adjacentes ou não adjacentes. Portanto, conta as células contendo qualquer tipo de informações.
Sintaxe: CONT.VALORES(valor1, [valor2], ...)
valor1 Obrigatório. O primeiro argumento que representa os valores que você deseja contar.
valor2, ...Opcional. Argumentos adicionais que representam os valores que você deseja contar, até o máximo de 255 argumentos. Veja o exemplo:
Função CONT.VALORES(valor1, [valor2], ...)
-
Função CONT.VALORES
=CONT.VALORES(D1:D12) – usando a planilha exemplo acima, digite no local desejado esta função. O retorno como se pode perceber será “12”, pois esta função não faz distinção do conteúdo das células.
-
Função CONT.VALORES
Outros exemplos:
Explicando:
Na célula A7 digite a fórmula:
=CONTAR.VAZIO(A2:B5).
O resultado será 4, pois dentro deste intervalo apenas quatro células estão preenchidas.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- APRESENTAÇÃO
- CAPÍTULO I
- Função CONT.NUM
- CAPÍTULO II
- Função CONT.SE
- CAPÍTULO III
- Função CONT.VALORES
- CAPÍTULO IV
- Função CONTAR.VAZIO
- CAPÍTULO V
- Função FREQUÊNCIA
- CAPÍTULO VI
- Função MAIOR
- CAPÍTULO VII
- Função MÁXIMO
- CAPÍTULO VIII
- Função MENOR
- CAPÍTULO IX
- Função MÍNIMO
- CAPÍTULO X
- Função MÍNIMOA
- CAPÍTULO XI
- Função MÁXIMOA
- CAPÍTULO XII
- Função MED
- CAPÍTULO XIII
- Função MÉDIA
- CAPÍTULO XIV
- Função MÉDIA. GEOMÉTRICA
- CAPÍTULO XV
- Função MÉDIA.INTERNA
- CAPÍTULO XVI
- Função MÉDIAA
- CAPÍTULO XVII
- Função MÉDIA