Curso Online de Gastronomia Caseira - Iniciantes
Vantagens do Certificado: * Atualizar seu Currículo, aumentando suas chances para conquistar um bom emprego; * Aumentar suas chances de...
Continue lendoAutor(a): Xavier Cursos
Carga horária: 13 horas
Por: R$ 45,00
(Pagamento único)
Mais de 50 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Sejam bem vindos ao primeiro curso de gastronomia caseira
Curso de comida caseira simples e gostosa
-
Receitas e dicas de comida caseira simples e deliciosas
Saborosas, simples e cheia de boas lembranças. Um doce feito pela avó, o prato tradicional da família ou o truque que deixa tudo especial: o importante é ser "confortável" para o paladar.
-
Tabela de Medidas
Tabela básica de equivalência para a conversão de pesos e medidas para suas receitas culinárias. -
Como preparar um arroz soltinho
-
Resposta: Arroz contém grandes porções de amido em sua composição. E o amido tem a propriedade de gelatinizar em contato com a água. É essa reação físico-química que proporciona um feijão caldoso ou aquela textura de “chiclete” tão gostosa no pão de queijo, na tapioca, no sagú, no mingau – ou ainda o creme que se forma no risoto e no arroz doce.
Por que meu arroz empelota?
Para os iniciantes, alho picados a gosto, sal
óleo (de preferência de Canola ou milho)
a receita-base é 1 xícara de arroz para 2 de água, mas isso varia de acordo com cada marca e até com a umidade do ar.
Por isso, use menos líquido e vá provando o arroz quando o cozimento começar a secar. Se estiver muito duro, adicione mais um pouquinho de água. Se o arroz já estiver pronto, mas imerso em caldo, basta escorrer, por de volta na panela e proceder ao passo 4 dessa dica, sem traumas. -
Para conseguir um resultado sequinho, é preciso minimizar ao máximo o contato do amido com a água. Para isso:
Lave o arroz: todo arroz que não seja integral sofreu um polimento que retirou sua casca protetora e fibrosa, até chegar ao interior do grão, onde está a maioria do amido.
Por isso arroz integral quase não gruda. Ao comprar um pacote de arroz branco, você pode ver uma “farinha” no fundo, que é resquício do polimento.
A farinha de arroz tem enorme poder gelatinizante. Por isso, lave o arroz que for usar em água fria corrente até a água sair límpida e deixe-o escorrer por alguns minutos até que seque novamente.
Não vale lavar todo o pacote e deixar guardado. Ao lavar, a proteção natural do arroz à contaminação é diminuída drasticamente. Sua validade, que é de meses, será reduzida a horas. -
“Sele” os grãos: para minimizar o contato do amido com a água, refogue os grãos em alguma gordura bem quente, com o tempero que desejar.
Fritar o arroz funciona como grelhar uma carne.
A ideia é criar uma espécie de crosta, capaz de preservar a umidade e nutrientes internos, impedindo o transporte de substâncias entre o interior do alimento e o ambiente.
No arroz, o calor acima de 150ºC queima parte do amido da superfície, anulando parte de suas propriedades.
Além disso, o arroz refogado absorve menos água da cocção, ficando fino, branquinho, saboroso e al dente. Ao contrário, o arroz fica aguado: inchado, mole, translúcido, com menos saborSELAR
-
Não mexa!: após adicionar a água (pode ser fria ou quente; isso não afetará a produção de gelatina!), mexa o arroz o mínimo possível.
O movimento com talheres acaba por quebrar alguns grãos, o que colocará o amido interno em contato com água.
Se precisar mexer, use preferencialmente uma colher de pau ou de plástico e seja breve e gentil nos movimentos. -
Deixe-o secar: quando o arroz estiver aparentemente sem água e quase no ponto, desligue, tampe a panela e espere alguns minutos antes de gelar ou servir. O calor da panela tratará de concluir a cocção, levando o arroz ao ponto ideal, e evaporar a umidade residual que estava grudada nos grãos quentes. Isso é fundamental para evitar que os grãos amoleçam, já que a crosta obtida no refogado não é capaz de resistir à hidratação prolongada. Ficando úmido, o arroz fará trocas de água e de amido com o ambiente, amolecendo por dentro e grudando for fora.
Se ao final do processo, os grãos parecem grudados, não se desespere: solte-os com a ajuda de uma colher de pau ou plástico ou sacuda a panela vigorosamente. Para intensificar o resultado soltinho, você pode adicionar uma pequena colher de margarina na hora que desligar o fogo ou quando aquecer o arroz. O óleo fará com que os grãos escorreguem entre si ao invés de grudarem. Lembre que geladeira e freezer são locais úmidos, por isso é provável que um arroz perfeito se transforme num bloco após gelado. Use o truque da margarina para aquecer e tampe sempre muito bem o recipiente onde for armazená-lo.
-
Arroz parbolizado
Arroz parbolizado não gruda porque recebe uma espécie de “banho de silicone”, que impede contato direto da água com o amido da superfície. Esse banho, porém, apresenta textura levemente rançosa, que pode ser desagradável a alguns paladares. Se não for refogado, ficará inchado, mole e aguado. Mesmo para ele, vale o princípio de não mexer para não quebrar grãos. As versões em saquinho impossibilitam que o arroz seja refogado, mas são à prova de mexedores compulsivos.
Arroz branco é a prova que comida trivial não é sinônimo de comida fácil. Trabalhei em um restaurante finérrimo onde fazer arroz branco era parte do processo seletivo para cozinheiros. E a maioria dos candidatos tropeçava!
-
Arroz carreteiro saboroso
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- ÍNDICE
- Receitas e dicas de comida caseira simples e deliciosas
- Como higienizar os alimentos
- Principais tipos de arroz para colocar no prato
- Principais Temperos para Comida
- Como limpar camarões
- Tabela de Medidas;
- Tabela básica de equivalência para a conversão de pesos e medidas
- Como preparar um arroz soltinho;
- Por que O arroz empelota;
- Arroz carreteiro saboroso
- Arroz parmegiana
- Arroz com camarão
- Como fazer feijão com e sem panela de pressão
- Como escolher/comprar feijão
- Como preparar uma feijoada
- Farofa de legumes com bacon divina
- Como fritar ovos perfeitos
- Como cozinhar macarrão
- Espaguete ao sugo
- BIFE ACEBOLADO
- Bife à milanesa recheado
- Acém cozido na pressão com molho de pimenta
- Berinjela à parmegiana
- Aperitivo - Gratinado de batata com ervas
- Almôndega de frango acebolada
- Estrogonofe de frango
- Bobó de frango
- Bacalhau à brasileira
- Moqueca de peixe
- Bacalhau com queijo e batata
- Batatinha aperitivo
- Legumes marinados
- Pepino ao gergelim
- Maionese de batata, cenoura e orégano
- Salada de camarão ao molho de mel e shoyu