Curso Online de PSICOLOGIA -  CARL GUSTAV JUNG E A PSICOLOGIA ANALÍTICA
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Curso Online de PSICOLOGIA - CARL GUSTAV JUNG E A PSICOLOGIA ANALÍTICA

Psicologia Analítica, também conhecida como Psicologia Junguiana ou Psicologia Complexa, é um ramo de conhecimento e prática da Psicologi...

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Psicologia Analítica, também conhecida como Psicologia Junguiana ou Psicologia Complexa, é um ramo de conhecimento e prática da Psicologia, iniciado por Carl Gustav Jung o qual se distingue da psicanálise, iniciada por Freud, por uma noção mais alargada da libido e pela introdução dos conceitos de inconsciente coletivo, sincronicidade e individuação.

Sou pesquisador de áreas diversas. Sou professor (Docente) da área teológica, filosófica e estudante dessa área há 30 anos. Tenho o Doutorado em Teologia. Tenho Graduação pelo MEC, e nessas graduações sou: Teólogo, Filósofo, Sociólogo e Pedagogo, além da Docência do Nível Superior. Tudo relacionado à Religiosidade, Mitologia, Espiritualidade, Teologia, Filosofia, Pedagogia e tudo o que envolve sobre a Bíblia, é de meu conhecimento. Tenho experiencia de gerenciamento e administração, área técnica e manuais técnicos. Também ensino na área de egiptologia, Ciência das Religiões, gestão de empresas, gestão ambiental, ciências, informatica, recursos humanos, educação, sustentabilidade, defesa pessoal, língua portuguesa, Idiomas, Biotecnologia, Robótica, Petrologia, Segurança, e algumas áreas da saúde e esportivas. Tenho biblioteca própria, com mais de 15.000 livros (físicos) catalogados, abrangendo diversos temas, e sou fiel a Deus e Sua Palavra, a Bíblia. Todos os cursos aqui ensinados são "cursos livres". Veja outros cursos: http://www.buzzero.com/autores/escola-online?a=escola-online


- Suevane Maria Da Silva

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  • Psicologia - Carl Gustav Jung e a Psicologia Analítica

    Psicologia - Carl Gustav Jung e a Psicologia Analítica

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  • Conceitos da Psicologia Analítica

    Conceitos da Psicologia Analítica

    A partir das influências dos pensadores mencionados e da observação de muitos pacientes, Jung formulou os conceitos da Psicologia Analítica. Referia-se à mente como psique, a qual engloba três níveis: a consciência, o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo.

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  • Porém, para entender a dinâmica natural da psique, segundo as principais idéias do pensamento junguiano, é preciso deixar de lado o raciocínio linear e lógico, ao qual estamos acostumados, e buscar uma forma de olhar a psique como algo dinâmico e em constante movimento que "se expressa e se projeta dentro e sobre o mundo externo" (Clarke, 1992:137) e, por esta razão, é vista como um organismo que cresce, amadurece e sofre semelhantemente aos seres orgânicos, exibindo marcas de um passado individual e da história da humanidade.

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  • O consciente e o inconsciente não são opostos, eles completam-se mutuamente para formar o si-mesmo (Self). O Self engloba não só psique consciente, mas também, o inconsciente. Para Jung, por mais que ampliemos nosso campo de consciência, por mais que nos tornemos conscientes de nós mesmos através do autoconhecimento, sempre haverá uma parte indeterminada e indeterminável de material inconsciente. É por isso que o Self é uma instancia que ultrapassa, pois ele contém o Todo e até aquilo com que não entramos em contato.

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  • Sempre que falamos na relação consciente/inconsciente, estamos nos referindo a uma tensão que existe e que funciona como uma auto regulação da psique humana. A forma com que o inconsciente se comunica com o consciente é simbólica, e na medida em que tal linguagem é compreendida, tornando-se consciente, ocorre uma amplificação da consciência.

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  • Assim, o símbolo torna-se mediador nesta relação, uma vez que é a melhor maneira de se expressar algo de que não se tem consciência, ele só permanece vivo enquanto possuir significados. Além disso, o símbolo pode ser visto como uma linguagem universal, uma expressão de problemáticas que estão além dos conflitos individuais.

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  • Para Jung, seria incorreto definir o inconsciente apenas como um depósito de acontecimentos infantis reprimidos que, mediante a análise, seriam trazidos para a consciência e, dessa forma, tais repressões seriam abolidas.

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  • Na concepção de Jung o inconsciente não contém a tendências infantis reprimidas como também todos os componentes que ainda não alcançaram a consciência. Tais componentes são sementes de futuros conteúdos conscientes. Assim, ao mesmo tempo em que estamos conscientes de algo, estamos inconscientes de todo o resto.

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  • O inconsciente é um campo energético imenso e em constante movimento, assim, quando dormimos, sua atividade contínua se expressa através dos sonhos, por exemplo. O inconsciente está sempre empenhado em agrupar e reagrupar seus conteúdos e trabalha com a consciência em forma compensatória visando a uma auto regulação.

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  • Jung reconhece que, embora os conteúdos do inconsciente não sejam diretamente observáveis, existem no inconsciente dois produtos, um de caráter pessoal e outro de caráter coletivo. O inconsciente pessoal contém aquisições e elementos pessoais adquiridos durante a vida do indivíduo, tais como: desejos, lembranças, planos, tendências etc. Essa camada contém elementos de natureza pessoal e, portanto, partes integrantes da personalidade individual.

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