Curso Online de PSICOLOGIA - CARL GUSTAV JUNG E A PSICOLOGIA ANALÍTICA
Psicologia Analítica, também conhecida como Psicologia Junguiana ou Psicologia Complexa, é um ramo de conhecimento e prática da Psicologi...
Continue lendoAutor(a): Escola Virtual Online
Carga horária: 7 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 40 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Suevane Maria Da Silva
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Psicologia - Carl Gustav Jung e a Psicologia Analítica
Psicologia - Carl Gustav Jung e a Psicologia Analítica
1
Escola Virtual Online
-
Escola Virtual Online
2
-
Conceitos da Psicologia Analítica
Conceitos da Psicologia Analítica
A partir das influências dos pensadores mencionados e da observação de muitos pacientes, Jung formulou os conceitos da Psicologia Analítica. Referia-se à mente como psique, a qual engloba três níveis: a consciência, o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo.
Escola Virtual Online
3
-
Porém, para entender a dinâmica natural da psique, segundo as principais idéias do pensamento junguiano, é preciso deixar de lado o raciocínio linear e lógico, ao qual estamos acostumados, e buscar uma forma de olhar a psique como algo dinâmico e em constante movimento que "se expressa e se projeta dentro e sobre o mundo externo" (Clarke, 1992:137) e, por esta razão, é vista como um organismo que cresce, amadurece e sofre semelhantemente aos seres orgânicos, exibindo marcas de um passado individual e da história da humanidade.
Escola Virtual Online
4
-
O consciente e o inconsciente não são opostos, eles completam-se mutuamente para formar o si-mesmo (Self). O Self engloba não só psique consciente, mas também, o inconsciente. Para Jung, por mais que ampliemos nosso campo de consciência, por mais que nos tornemos conscientes de nós mesmos através do autoconhecimento, sempre haverá uma parte indeterminada e indeterminável de material inconsciente. É por isso que o Self é uma instancia que ultrapassa, pois ele contém o Todo e até aquilo com que não entramos em contato.
Escola Virtual Online
5
-
Sempre que falamos na relação consciente/inconsciente, estamos nos referindo a uma tensão que existe e que funciona como uma auto regulação da psique humana. A forma com que o inconsciente se comunica com o consciente é simbólica, e na medida em que tal linguagem é compreendida, tornando-se consciente, ocorre uma amplificação da consciência.
Escola Virtual Online
6
-
Assim, o símbolo torna-se mediador nesta relação, uma vez que é a melhor maneira de se expressar algo de que não se tem consciência, ele só permanece vivo enquanto possuir significados. Além disso, o símbolo pode ser visto como uma linguagem universal, uma expressão de problemáticas que estão além dos conflitos individuais.
Escola Virtual Online
7
-
Para Jung, seria incorreto definir o inconsciente apenas como um depósito de acontecimentos infantis reprimidos que, mediante a análise, seriam trazidos para a consciência e, dessa forma, tais repressões seriam abolidas.
Escola Virtual Online
8
-
Na concepção de Jung o inconsciente não contém a tendências infantis reprimidas como também todos os componentes que ainda não alcançaram a consciência. Tais componentes são sementes de futuros conteúdos conscientes. Assim, ao mesmo tempo em que estamos conscientes de algo, estamos inconscientes de todo o resto.
Escola Virtual Online
9
-
O inconsciente é um campo energético imenso e em constante movimento, assim, quando dormimos, sua atividade contínua se expressa através dos sonhos, por exemplo. O inconsciente está sempre empenhado em agrupar e reagrupar seus conteúdos e trabalha com a consciência em forma compensatória visando a uma auto regulação.
Escola Virtual Online
10
-
Jung reconhece que, embora os conteúdos do inconsciente não sejam diretamente observáveis, existem no inconsciente dois produtos, um de caráter pessoal e outro de caráter coletivo. O inconsciente pessoal contém aquisições e elementos pessoais adquiridos durante a vida do indivíduo, tais como: desejos, lembranças, planos, tendências etc. Essa camada contém elementos de natureza pessoal e, portanto, partes integrantes da personalidade individual.
Escola Virtual Online
11
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Psicologia - Carl Gustav Jung e a Psicologia Analítica
- Conceitos da Psicologia Analítica
- Carl Jung
- Psicologia Analítica e Religião