Curso Online de NEUROCIENCIA
A neurociência é um termo que reúne as disciplinas biológicas que estudam o sistema nervoso, normal e patológico, especialmente a anatomi...
Continue lendoAutor(a): Mirian P. S. Freitas
Carga horária: 12 horas
Por: R$ 150,00
(Pagamento único)
Mais de 60 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
"COMPANHEIRO ESTOU GOSTANDO DO CURSO , MUITO BOM. QUERIA APROVEITAR A OPORTUNIDADE PARA DIZER QUE SOU MÉDICO E SÓ TENHO TEMPO SABADO E DOMINGO, PEÇO A CONSIDERAÇÃO URGENTE DOS AMIGO . CONFIO EM VOCES. ATENCIOSAMENTE DR. JO?O BOSCO FERREIRA DA SILVA CRM- PA- 10277-- CRM MA - 6428"
- Joao Bosco Ferreira Da Silva- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
1. NEUROCIÊNCIA
FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA
Mirian Pereira1. NEUROCIÊNCIA
-
INTRODUÇÃO
A neurociência é um termo que reúne as disciplinas biológicas que estudam o sistema nervoso, normal e patológico, especialmente a anatomia e a fisiologia do cérebro interrelacionando-as com a teoria da informação, semiótica e linguística, e demais disciplinas que explicam o comportamento, o processo de aprendizagem e cognição humana bem como os mecanismos de regulação orgânica.
INTRODUÇÃO
-
Tanto do ponto de vista histórico como teórico não se pode desconsiderar as contribuições da cibernética, hoje a neurociência computacional que se define como a ciência da comunicação e controle no animal e na máquina.
-
Essencialmente é uma prática interdisciplinar, resultado da interação de diversas áreas do saber ou disciplinas científicas como, por exemplo, neurobiologia, neurofisiologia, neuropsicologia, neurofarmacologia (neuropsicofarmacologia), estendendo-se essa aplicação à especialidades médicas como por exemplo: neuropsiquiatria, neuroendocrinologia, neuroepidemiologia, psiconeuroimunoendocrinologia, psicofarmacologia, neurortopedia bucal etc.
-
Observe-se que a maioria dos vocábulos com prefixo neuro podem ser substituídos ou associados ao prefixo psico, a moderna neurociência tende a reunir as produções isoladas face ao risco de perder a visão global do seu objeto de estudo: o sistema nervoso.
-
A complexidade do sistema nervoso, e em especial do sistema nervoso central da espécie humana, exige o estudo isolado de cada campo e o exercício da interrelação de pesquisas.
-
RELAÇÃO ENTRE SISTEMA NERVOSO E COMPORTAMENTO
Existem pelo menos 05 maneiras de estudar a relação entre sistema nervoso e comportamento e/ou sua fisiologia: O espectro animal – diversidade de modelos que a natureza oferece e os padrões reconhecíveis de comportamento e de estrutura anatômica e bioquímica. As diversas patologias e lesões anatômicas e suas consequências funcionais. Para deficiência mental, por exemplo, já se conhece pelo menos 200 causas.
RELAÇÃO ENTRE SISTEMA NERVOSO E COMPORTAMENTO
-
Os estágios do desenvolvimento humano/animal e envelhecimento - existem estágios previsíveis de modificação anatômico-funcional e comportamental nas diversas fases do desenvolvimento humano. Efeito de drogas em diferentes sítios anatômicos - existe certo consenso quanto a 03 formas básicas de efeito farmacológico de drogas no sistema nervoso.
-
As substâncias psicoativas podem ser classificadas como lépticas (estimulantes); analépticas (depressoras) e dislépticas (modificadoras). É nesse último grupo que se enquadram as substâncias conhecidas como alucinógenos ou enteógenos.
-
Estudo da mente (psique) e/ou comportamento - para um grande conjunto de alterações comportamentais estudadas pela psicopatologia e criminologia ainda não existe consenso sobre suas causas biológicas e psicossociais.
-
Imagens que demonstram o sistema nervoso
Imagens que demonstram o sistema nervoso
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- 1. NEUROCIÊNCIA
- INTRODUÇÃO
- RELAÇÃO ENTRE SISTEMA NERVOSO E COMPORTAMENTO
- Imagens que demonstram o sistema nervoso
- 3. NÍVEIS ANATÔMICOS
- Neurociencia celular
- Divisão celular
- Neurociencia molecular
- PARADOXOS COMPLEXOS
- MENTE E CÉREBRO – ESTRATÉGIAS DE ABORADAGEM DOS PROBLEMAS
- DE MORBIS NERVORUM
- GRANDES AUTORES
- OBSERVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
- NEUROCIÊNCIA E INFORMÁTICA
- NEUROCIÊNCIA E INFORMÁTICA II
- INTERAÇÃO ENTRE ÁREAS DO SABER
- O MODELO TRIÚNICO
- ECOLOGIA E NEUROCIÊNCIA
- Etologia e neurociencia
- NEUROBIOLOGIA
- A CONTRIBUIÇÃO BRASILEIRA
- PROCESSO COGNITIVO
- lesão cerebral
- NEUROFISIOLOGIA
- FISIOLOGIA
- NEUROFISIOLOGIA II
- LINGUAGEM – FASES DA AQUISIÇÃO
- ANEXOS
- Eletricidade pode curar doençasdo cérebro
- Imagem: BEAR, M.F., CONNORS, B.W. & PARADISO, M.A. Neurociências – Desvendando o Sistema Nervoso. Porto Alegre 2ª ed, Artmed Editora, 2002.