Curso Online de Regionalidade no Ensino de História
Como criar um projeto de pesquisa regional. Curso voltado para docentes e alunos de licenciatura em Hiastória.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
REGIONALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA
REGIONALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA
-
Licenciada em História
Professora Jucimara Aparecida da Cruz Ferraz
Formada pela Universidade Norte do Paraná. -
PORQUE ENSINAR SOBRE A HISTÓRIA LOCAL
PORQUE ENSINAR SOBRE A HISTÓRIA LOCAL
O ensino da História Local como conteúdo dá disciplina de História além de obrigatório é muito importante para fazer o aluno se identificar como parte da história local. Além disso, ele se identifica com sua sociedade e compreender as diversidades que ali existem.
-
Quando o aluno reconhece as diversidades e se torna parte delas, ele respeita não somente sua comunidade, mas , se torna culturalmente capaz de vivenciar outras experiências no decorrer da vida.
-
A escolha do tema
A escolha do tema
Em uma determinada região, muitos são os temas que podem ser abordados para realizar um projeto de pesquisa.
A pesquisa pode se dar desde o conhecimento da bandeira ou hino local, bem como hábitos da população, festas religiosas ou outras comemorações. O importante é definir o recorte para que o aluno não se perca no espaço- temporal. -
COMO CONDUZIR O ALUNO AOS FATOS REGIONAIS
COMO CONDUZIR O ALUNO AOS FATOS REGIONAIS
Escolha o tema a ser abordado. Lembre-se de que a História local não se resume apenas em sua origem, mas também entre as várias etnias e suas culturas que ali existem. Atente também para os Patrimônios Tombados e pontos turísticos. Analise também a área cultural da cidade, bem como Museus, Bibliotecas, Bairros Históricos, Monumentos, Praças, Parques e até mesmo em determinados cemitérios constam registros importantes da cidade.
-
Aborde questões religiosas e costumes. Em algumas localidades o eco sistema também faz parte analítica e complementar para alguns trabalhos, como no caso , por exemplo , para quem mora em Atibaia/SP, Serra do Itapetinga.
-
Construção do conhecimento
Construção do conhecimento
A construção do conhecimento histórico inicia-se por contextualizar o espaço – temporal das ações e as relações humanas a serem abordados nas suas diversidades étnicas, gêneros e gerações.
-
Para tal, não podemos permitir que o aluno trabalhe com hipóteses, mas com fatos. Para isso é necessário desenvolver a pesquisa como base do trabalho. a análise se faz através de comparativos de fontes.
-
METODOLOGIA
METODOLOGIA
Quando você escolhe trabalhar com Projeto de Pesquisa, você envolve seus alunos de uma forma mais atrativa, fazendo que todos participem. Separe em grupos onde você poderá distribuir tarefas específicas:
-
Pesquisa pela internet
Fotos
Vídeos
Entrevistas
Excursão a Museus
Documentos oficiais
Reconhecimento de heróis históricos.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- REGIONALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA
- PORQUE ENSINAR SOBRE A HISTÓRIA LOCAL
- A escolha do tema
- COMO CONDUZIR O ALUNO AOS FATOS REGIONAIS
- Construção do conhecimento
- METODOLOGIA
- RECURSOS HUMANOS
- orientações
- MEDIADOR
- Valorizar o aluno
- Surge você o mediador
- avaliação
- ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
- FINALIDADE
- Uns dos recortes que também poderá ser explorado em seu tema de pesquisa regional é política em sua memória; sua relação entre regiões, do macro ao micro.
- FUNDAMENTO
- museus
- Um projeto bem elaborado
- Explorando fontes
- Observando dúvidas
- Música/show
- CONCLUSÃO