Curso Online de PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL
ABORDA AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS PROVOCADAS PELA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL NO INÍCIO DO SÉCULO XIX.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL
PROFESSOR PÓS-GRADUADO EM HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL
-
PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL
ANTECEDENTES
-
A SITUAÇÃO CONFLITUOSA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
A SITUAÇÃO CONFLITUOSA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Esta é considerada uma guerra generalizada , pois acabou envolvendo muitos países, e foi vivida por milhões de pessoas e teve seu início no século XX. Porém para distinguir este conflito dos anteriores, este acabou ficando conhecido como a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
O que realmente teria provocado um conflito de tais proporções? -
Muitas sociedades europeias iniciaram o século XX em um clima de grande tensão. Pois as relações entre diversos povos e governos eram afetados por vários conflitos, estes ligados a rivalidades, disputas e ressentimentos. Tais condições contribuíram para gerar um clima belicoso sem precedentes, o que acabou culminado no maior confronto armado até o presente então, confronto este denominado durante algum tempo como Grande Guerra.
-
Como esta era a primeira vez em que um conflito envolvia as principais potências mundiais de sua época, os historiadores a chamam de Primeira Guerra Mundial ( ou Primeira Grande Guerra).
O começo da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) acabou deixando como saldo uma Europa totalmente destruída, além de milhões de mortos. -
IMPERIALISMO E NACIONALISMO
IMPERIALISMO E NACIONALISMO
Os vários conflitos que favoreceram o clima belicoso entre as nações europeias podem ser enquadrados, de um modo geral, em duas grandes categorias de interesses:
Imperalistas: foram os que levaram as principais potências capitalistas a uma concorrência desmedida por territórios e novos mercados, além da adoção de políticas internas protecionistas. -
Nacionalistas: foram os que catalisaram antigas rivalidades e ressentimentos, resultando em projetos expansionistas e revanchistas, carregados estes de grande fervor patriótico.
Vamos estudar isso com mais detalhes:DISPUTAS IMPERALISTAS
Foi no começo do século XX, houve uma enorme tensão e rivalidades entre os governos das grandes potências europeias, principalmente entre a Alemanha, Inglaterra e França. Essa tensão ocorria por causa da disputas territoriais e também por mercados, tanto na Europa quanto fora dela, para manter ou ampliar os domínios desses países. -
Desde a segunda metade do século XIX, com a expansão do capitalismo financeiro e monopolista, muitos empresários buscavam novos mercados para seus produtos. Dessa forma isso levou os governos dos países industrializados europeus a disputar colônias na África e também na Ásia. Pois ao mesmo tempo, o governo de cada país industrializado procurava dificultar a expansão econômica dos demais, fechando seus mercados à importação dos produtos similares aos nacionais e também tentando impedir a expansão do império colonial dos concorrentes. No início do século XX, essa disputa econômica envolveu principalmente interesses ingleses e alemães.
-
MOVIMENTOS NACIONALISTAS
MOVIMENTOS NACIONALISTAS
Estando ligados, de certo modo, a essas disputas econômicas e coloniais , existiam também movimentos nacionalistas que pretendiam agrupar, sob um mesmo Estado, povos de matrizes étnico-culturais semelhantes, o que também implicava a um desejo de expansão territorial. Era o caso:
-
Do Pan-eslavismo: que buscava a união de todos os povos eslavos , da Europa Oriental e era liderado, principalmente , pelo governo russo.
Do Pangermanismo: que lutava, por exemplo pela anexação à Alemanha (Império Alemão) dos territórios da Europa Central onde viviam os germânicos.
Do revanchismo francês: que defendia a recuperação dos territórios da Alsácia-Lorena, região rica em minério de ferro e carvão que o franceses haviam obrigados e entregar aos alemães depois da derrota na Guerra Franco-Prussiana, em 1870, durante o processo de unificação da Alemanha. -
A CORRIDA ARMAMENTISTA E POLÍTICA DE ALIANÇAS
A CORRIDA ARMAMENTISTA E POLÍTICA DE ALIANÇAS
Com esse clima de disputas e também rivalidades este deu origem à chamada paz armada: pois diante do risco de guerra, as potências iniciaram uma corrida armamentista para fortalecer seus exércitos e, ao mesmo tempo, evitar que uma debilidade militar precipitasse uma ataque inimigo.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL
- A SITUAÇÃO CONFLITUOSA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
- IMPERIALISMO E NACIONALISMO
- MOVIMENTOS NACIONALISTAS
- A CORRIDA ARMAMENTISTA E POLÍTICA DE ALIANÇAS
- Momentos considerados como críticos
- Crise do Marrocos
- A Crise Balcânica
- O começo da Grande Guerra
- Bloco de países participantes da Grande Guerra
- Principais fases da Primeira Guerra Mundial
- Destruição e mudanças que ocorreram
- O fim do conflito
- A Pós-Guerra
- A Conferência de Paz de Versalhes
- Criação da Liga das Nações
- A Prosperidade dos Estados Unidos
- Anexos
- Referências