Curso Online de A IGREJA MEDIEVAL
A Igreja exerceu o monopólio da ideologia, pois controlava o ensino e tinha o domínio sobre as obras escritas (iluminuras). As escolas p...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- A IGREJA MEDIEVAL BAIXA IDADE MÉDIA
-
A AÇÃO DA IGREJA
A Igreja exerceu o monopólio da ideologia, pois controlava o ensino e tinha o domínio sobre as obras escritas (iluminuras).
(A queima das feiticeiras)
2 -
As escolas pertenciam às paróquias ou às abadias e seus professores eram clérigos que difundiam, através do ensino, uma visão de mundo teocêntrica. Assim, o exercício do poder estava vinculado ao domínio do saber pela Igreja.
3 -
A Igreja medieval exerceu seu domínio tanto sobre assuntos religiosos como sobre assuntos mundanos, lançando mão de vários instrumentos de coerção para impor sua autoridade.
4
-
Aqueles que não obedecessem os ditames da Igreja eram submetidos à excomunhão. Os excomungados estavam mortos para Cristo, não podiam receber os sacramentos ou ter relações com outros cristãos. Era uma verdadeira morte social.
5
-
Um senhor feudal faltoso com a Igreja poderia ter seu feudo interditado. Pela interdição a Igreja suspendia os cultos e fechava os templos do feudo, deixando a população sem o pão do espírito, o que poderia causar revoltas camponesas.
catedral de Coutances, na França
6 -
O mais violento instrumento de força utilizado pela Igreja medieval foi a Inquisição, criada em 1183, para combater as heresias que proliferavam pela Europa.
7 -
A pena de morte para bruxas e hereges foi estabelecida pelo Papa Inocêncio III (1198-1216). Esse Pontífice empreendeu a cruzada que exterminou os albigenses no sul da França, em 1209.
8
-
A Inquisição revelou-se uma reação da Igreja Católica às heresias que se contrapunham aos dogmas eclesiásticos, foi uma demonstração de força de uma instituição que estava perdendo sua hegemonia.
9
-
Dentre as heresias mais importantes destaca-se a dos albigenses, também conhecidos como cátaros, seu maior reduto foi a cidade de Albi no sul da França. Negavam o clero católico.
(Monstros diabólicos
imaginados pela
mentalidade medieval)10
-
Os valdenses foram organizados por Pedro Valdo que pregava uma Igreja pobre e humilde e a igualdade entre os homens.
11
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- A IGREJA MEDIEVAL BAIXA IDADE MÉDIA
- A AÇÃO DA IGREJA
- A QUESTÃO DAS INVESTIDURAS
- A filosofia na Alta Idade Média: Patrística
- A Filosofia da Baixa Idade Média: Escolástica
- As Artes
- As Universidades
- A BAIXA IDADE MÉDIA (1096-1453)
- As Cruzadas
- Consequências das Cruzadas
- O Renascimento Comercial e Urbano
- As Corporações de Ofício
- O Surgimento da Burguesia e a Centralização do Poder
- CRISES DOS SÉCULOS XIV e XVA Guerra dos Cem Anos (1337-1453
- A Fome e a Peste
- A Decadência do Feudalismo e o Nascimento das Monarquias Feudais
- A Monarquia Inglesa
- A Monarquia Francesa