Curso Online de DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS POTENCIALIDADES PAISAGÍSTICAS
Este curso visa abordar os domínios Morfoclimáticos do Brasil e suas grandes potencialidades paisagísticas bem como a vegetação, de form...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
POTENCIALIDADES PAISAGÍSTICAS
Autora: Rosalena Barbosa Mota
Junho/2016 -
I CAPÍTULO
DOMÍNIOS DE NATUREZA PAISAGÍSTICA NO BRASIL
De acordo com Ab'Sáber 2003, o território brasileiro, devido a sua magnitude espacial, comportam mostruário bastante completo das principais paisagens ecologias do Mundo Tropical.
Sabemos que o Brasil possui um território de extensão continental, assim, o mesmo favorece a formação de distintas formas de vegetações e climas, sendo denominado por Aziz Ab’Saber de domínios morfoclimáticos, nesses estão inseridos aspectos do relevo, clima e vegetação, apresentados em diversas paisagens espalhadas pelo Brasil.
-
Até o momento foram reconhecidos seis grandes domínios paisagísticos e macroecológicos em nosso país.
Sendo que quatro deles são intertropicais, cobrindo uma área pouco superior a sete milhões de quilômetros quadrados.
Os dois outros são subtropicais, constituindo aproximadamente 500 mil quilômetros quadrados em território brasileiro, posto que extravasando para área vizinhas dos países platinos.
-
Pelo menos cinco dos domínios paisagísticos brasileiros têm arranjos em geral poligonal, considerando-se suas áreas core:
1. o domínio das terras baixas florestadas da Amazônia;
2. o domínio dos chapadões centrais recobertos por cerrados, cerradões e campestres;3. o domínio das depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste;
-
4. o domínio dos “mares de morros” florestados;
5. o domínio dos planaltos de araucárias.
SUGESTÕES DE FILMES
Biomas Brasileiros - https://www.youtube.com
CAATINGA - https://www.youtube.com -
Fonte: Ab"SABER, Azis. Os Domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2007
-
Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística. O território brasileiro apresenta um mostruário complexo de paisagens ecológicas do mundo tropical. No Brasil, o geógrafo Aziz Ab’Saber foi o responsável por fazer essa classificação segundo ele existem seis grandes domínios paisagísticos. Quatro são intertropicais e dois subtropicais:
-
1- Domínio Equatorial Amazônico está situado na região Norte do Brasil, em sua maior parte é, formado por terras baixas, predominando o processo de sedimentação, com um clima e floresta equatorial.
2- Domínio dos Cerrados localiza-se na porção central do território brasileiro, há um predomínio de chapadões, com a vegetação predominante do Cerrado.
3- Domínio dos Mares de Morros situa-se na zona costeira atlântica brasileira, na qual predomina o relevo de mares de morros e alguns chapadões florestados, como também a quase extinta Mata Atlântica.
-
4- Domínio das Caatingas localiza-se no nordeste brasileiro, no conhecido polígono das secas, caracterizado por depressões interplanálticas semiáridas.
5- Domínio das Araucárias encontra-se no Sul do país, com predomínio de planaltos e formação de araucárias.
6- Domínio das Pradarias, ou domínio das coxilhas por ser formado por: (relevo com suaves ondulações), situa-se no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, com predominância da formação dos pampas e das pradarias.
-
Rios negros nos componentes autóctones da drenagem (bacias de igarapés; intra-amazônicos), drenagens extensivamente perenes, porém suscetíveis de “cortes” nas áreas de desmatamento extensivo em planaltos sedimentares, de solos porosos.
Enclaves de cerradões, cerrados e matas secas em áreas de solos pobres ou margens da área core.
Em Biogeografia termo que designa as características de um bioma: fauna, flora, e outros aspectos do mesmo.
A área core do estado do Amazonas é caracterizada em sua maioria por florestas pluviais tropicais.
-
MARGENS DA ÁREA CORE
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- VI CAPÍTULO A VEGETAÇÃO BRASILEIRA
- VII CAPÍTULO FORMAÇÕES FLORESTAIS
- MATA ATLÂNTICA ( Floresta Latifoliada Tropical)
- MATA DE ARAUCÁRIA (Floresta Subtropical
- MATA DOS COCAIS
- FORMAÇÃO ARBUSTIVA CERRADO
- CAATINGA
- VEGETAÇÃO DO PANTANAL
- VEGETAÇÃO LITORÂNEA (MANGUEZAIS)
- FORMAÇÃO HERBÁCEAS CAMPOS OU PRADARIAS
- AGORA É HORA DE TESTAR O SEU APRENDIZADO