Curso Online de Mini curso de História da arte

Curso Online de Mini curso de História da arte

Um resumo da arte pela História humana.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 24,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Um resumo da arte pela História humana.

Sou biólogo, tenho pós graduação em ensino de ciências do ensino fundamental 2. Atuo no ensino de ciências biológicas e artes visuais



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Mini curso História da arte

    Uma viajem no tempo das artes

  • A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

    A História da Arte pode ser vista como uma das histórias do homem. Por esse motivo, podemos dizer que está inscrita em um contexto maior, que é a História.
    De acordo com Gombrich (1999, p. 14), “se aceitarmos o significado de arte em função de atividades tais como a edificação de templos e casas, realização de pinturas e esculturas, ou tessitura de padrões, nenhum povo existe no mundo sem arte”.
    Tratando-se sobre um marco histórico relativo ao início da História da Arte e levando em conta as várias linguagens artísticas indicadas por Gombrich (1999), pode-se dizer que as manifestações artísticas mais antigas localizam-se temporalmente na época da Pré-História, mais precisamente do Paleolítico. Essa época corresponde, no que tange à evolução do homem, ao homem Cro-Magnon ou Homo Sapiens, como explica Borja Barrie (2016, pp. 548-552).

  • Pintura rupestre encontrada na Serra da Capivara, localizada no estado do Piauí.

  • Pintura rupestre encontrada na Caverna de Altamira, localizada na Espanha.

  • Pintura rupestre localizada na Rocha de Bhimbetka, Índia.

  • Os primeiros registros artísticos

    O período Paleolítico corresponde ao intervalo histórico de 2,7 milhões de anos a. C a 10.000 a.C. Nesse período, o homem habitava cavernas como forma de se proteger de vários perigos que o rondavam como animais ferozes, vento, chuva etc. De acordo com Hendrik Van Loon (2004, pp. 318-325), a escolha por cavernas deu-se pela observação do homem em relação a outros animais que já as utilizava como moradia.

  • Pintura rupestre. A primeira imagem é uma fotografia do teto da gruta de Lascaux. A segunda é uma fotografia de pintura rupestre na Itália.Lascaux é uma das maiores referências para se visualizar a arte rupestre. É possível ter acesso a diversos registros e fazer uma visita guiada completa pela gruta através do site http://archeologie.culture.fr/lascaux/es. Também é possível visitar a gruta de Chauvet-Pont d'Arc pelo link: http://archeologie.culture.fr/chauvet/fr.

  • EsculturaOutra linguagem explorada pelos homens primitivos foi a escultura, também referida como arte móvel. De uma forma geral, tanto nas pinturas e gravuras como nas esculturas, figuras masculinas quase não foram representadas, predominando as femininas. A razão da inexistência da figura masculina é desconhecida, mas existem diferentes pontos de vista sobre o assunto.

  • NEOLÍTICO

    Seguindo o desenvolvimento do homem primitivo, da sua condição de nômade ou seminômade, ou seja, da condição de não se fixar em nenhum lugar ou de permanecer em cavernas por curtos períodos do ano, ele passou a se estabilizar por mais tempo em locais definidos. Essa mudança deu-se em um período histórico denominado Mesolítico, período esse de transição entre o Paleolítico e o Neolítico (BARRIE, 2016, pp. 278-283).

  • ARQUITETURA

    Em concordância, o historiador e escritor Jaime Pinsky (2012, p. 594) explicita que a “agricultura e a criação mudaram as condições de vida dos grupos humanos que passaram a construir aldeias permanentes, o que lhes permitiu também erguer elaborados monumentos de pedra, como os megálitos”.

  • Dólmen Chabola de La Hechicera.Os dólmens são os que mais se assemelham a abrigos, ou talvez de caráter funerário, apresentam certa complexidade na sua construção, já que eram edificados a partir de pedras grandes e lisas que formavam as paredes e o teto da construção. Como referência de dólmen, temos o Dólmen de Chabola de La Hechicera


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 24,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Mini curso História da arte
  • A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA
  • Pintura rupestre encontrada na Serra da Capivara, localizada no estado do Piauí.
  • Pintura rupestre encontrada na Caverna de Altamira, localizada na Espanha.
  • Pintura rupestre localizada na Rocha de Bhimbetka, Índia.
  • Os primeiros registros artísticos
  • Pintura rupestre. A primeira imagem é uma fotografia do teto da gruta de Lascaux. A segunda é uma fotografia de pintura rupestre na Itália. Lascaux é uma das maiores referências para se visualizar a arte rupestre. É possível ter acesso a diversos registros e fazer uma visita guiada completa pela gruta através do site http://archeologie.culture.fr/lascaux/es. Também é possível visitar a gruta de Chauvet-Pont d'Arc pelo link: http://archeologie.culture.fr/chauvet/fr.
  • Escultura Outra linguagem explorada pelos homens primitivos foi a escultura, também referida como arte móvel. De uma forma geral, tanto nas pinturas e gravuras como nas esculturas, figuras masculinas quase não foram representadas, predominando as femininas. A razão da inexistência da figura masculina é desconhecida, mas existem diferentes pontos de vista sobre o assunto.
  • NEOLÍTICO
  • ARQUITETURA
  • Dólmen Chabola de La Hechicera. Os dólmens são os que mais se assemelham a abrigos, ou talvez de caráter funerário, apresentam certa complexidade na sua construção, já que eram edificados a partir de pedras grandes e lisas que formavam as paredes e o teto da construção. Como referência de dólmen, temos o Dólmen de Chabola de La Hechicera
  • Stonehenge, pelo seu tamanho e por sua complexa realização, permitiu várias interpretações. Algumas afirmam que se trata de um relógio solar para o cálculo de eclipses e outros fenômenos astronômicos, outras que seria um calendário e outras, mais difundidas, alegam ser um templo religioso. Alinhamento em Carnac e cromeleque de Stonehenge.
  • Cerâmicas
  • Cerâmica do Período Neolítico
  • ARTE MESOPOTÂMICA
  • Para dar início à História da Arte Antiga escolheu-se como marco inicial o estudo da Mesopotâmia, região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, condição que deu origem ao seu nome de base grega, designando ?terra entre rios?. Por essa região estar localizada no chamado Crescente Fértil (que também inclui o Rio Nilo), o território mais abundante do Oriente Médio, propiciou condições para que ali se desenvolvessem várias civilizações ao longo da história.
  • Dessa forma, a Mesopotâmia foi o palco de grandes transformações do homem, por onde passaram vários reinos, muitas vezes confrontando-se entre si na disputa por possuir o território abundante. São exemplos desses povos: os sumérios, os hititas, os cassitas, os babilônios e os assírios.
  • Código de Hamurabi
  • Arquitetura Segundo Barrie (2016, pp. 1.371-1.389), os templos tinham grande importância, não só por serem lugares de sacrifícios e oferendas, mas porque serviam de referência para traçar os eixos urbanísticos ao longo dos quais as cidades se desenvolveriam. Zigurate de Ur.
  • Escultura
  • Relevos e escultura mesopotâmicos. Da esquerda para a direita: relevo sobre metal e touro alado.
  • ARTE PERSA
  • Arte no Palácio de Dário em Persépolis. Da esquerda para a direita: ruínas do Palácio de Dário, detalhes de relevos e colunas persas. Fonte: River, 2016.
  • ARTE EGÍPCIA
  • Diferentes tumbas no Antigo Egito. Da esquerda para a direita: hipogeu, mastaba e pirâmide egípcia.
  • ARTE CELTA
  • Aldeia Celta
  • ARTE FENÍCIA
  • ARTE CLÁSSICA
  •  Parthenon em Atenas, Grécia.
  •  Esculturas gregas. Da esquerda para a direita: duas estátuas de Korus, estátua de Athena, réplica de Dicóbulo, estátua em grupo de Laocoonte e seus filhos.
  • ARTE PALEOCRISTÃ
  • Cripta de arte paleocristã.
  • ARTE BIZANTINA
  • Pinturas e mosaicos
  • Afresco, mosaico e manuscrito bizantinos. Da esquerda para direita: afresco com imagens dos Santos Cerycos, Jorge e Notários; mosaico com Santo André e manuscrito em páginas do Evangelho de Marcos.
  • ARTE ISLÂMICA
  • ARTE ROMÂNICA
  • ARTE GÓTICA
  • Anunciação, pintura de Fra Angélico.
  • Sobre o artista da Idade Média
  • O RENASCIMENTO E OUTROS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS
  • A arte barroca na Europa
  • Rococó
  • A Arte Neoclássica: O Romantismo e o Realismo
  • Romantismo
  • Realismo
  • Impressionismo
  • JARDINS DE CLAUDE MONET
  • Expressionismo
  • Art nouveau
  • Cubismo
  • Abstracionismo
  • Futurismo (1909 - Manifesto Futurista - Filippo Tommaso Marinetti)
  • Dadaísmo (início do século XX)
  • Surrealismo
  • Pop-Art
  • Brasil: a semana de Arte Moderna
  • FIM