Curso Online de ANTROPOLOGIA CULTURAL - REFORMULADO
Neste curso você terá acesso aos seguintes temas: - O QUE É? - Conceito e Objeto - Ramos da antropologia - Divisão e campo - Breve histór...
Continue lendoAutor(a): Prof. Fernando Pereira
Carga horária: 12 horas
Por: R$ 67,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
ANTROPOLOGIA CULTURAL
ANTROPOLOGIA CULTURAL
PROF.MS. FERNANDO PEREIRA
WWW.FERNANDOPEREIRA.PRO.BR
reformulado
-
O Que é a Antropologia?
O Que é a Antropologia?
“Ciência da cultura humana”
É uma disciplina que investiga as origens, o desenvolvimento e as semelhanças das sociedades humanas, assim como as diferenças entre elas.
A palavra antropologia deriva de duas palavras gregas: anthropos, que significa "homem" ou "humano"; e logos, que significa "pensamento" ou "razão".
A Antropologia, sendo a ciência da humanidade e da cultura, tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos, e todas as populações socialmente organizadas. Divide-se em duas grandes áreas de estudo, com objetivos definidos e interesses teóricos próprios: a Antropologia Física ou Biológica e a Antropologia Cultural. -
CIÊNCIAS SOCIAIS
SOCIOLOGIA
POLÍTICA
ANTROPOLOGIA
1. Introdução
-
ANTROPOLOGIA : conceito e objeto
A Antropologia não se distingue das outras ciências humanas e sociais por um objeto de estudo que lhe seja próprio
Inicio
Estudo das sociedades simples, denominadas também primitivas, arcaicas ou frias
Estas sociedades não pertencem à civilização ocidental
Sociedades de dimensões estritas
Pouco contato com as sociedades vizinhas
Tecnologia pouco desenvolvida
Pouca divisão do trabalho social
Sec. XX
Estudo das sociedades complexas, denominadas também sociedades civilizadas, modernas ou quentes. Estudo do homem inteiro. Estudo do homem e das culturas em todas as suas dimensões.
-
RAMOS DA ANTROPOLOGIA
Antropologia Biológica ou Física
Estudo do homem como ser biológico, dotado de um aparato físico e uma carga genética, com um percurso evolutivo definido e relações específicas com outras ordens e espécies de seres vivos
Arqueologia
Estudo do homem no tempo, através dos monumentos, restos de moradias, documentos, armas, obras de arte e realizações técnicas que foi deixando no seu caminho enquanto civilizações dava lugar a outras no curso da História
Antropologia Social(ou cultural)ou Etnologia
Consiste no estudo de tudo o que constitui as sociedade humanas, seus modos de produção econômica, suas descobertas e invenções, suas técnicas, sua organização política e jurídica, seus sistemas de parentesco, seus sistemas de conhecimento, suas crenças religiosas, sua língua, sua psicologia, suas criações artísticas
-
Antropologia cultural ou social
Etnografia
É primeiro passo da pesquisa antroplogicA. Descrição de culturas concretas.
Etnologia
O segundo passo da pesquisa. Estudo da cultura e da investigação dos problemas teoricos da analise dos costumes humanos.
é um método tradicional que visa realizar a descrição dos significados pertencente a um determinado grupo. Todo grupo social atribui significados às suas experiências de vida.
-
Divisões e campo
Divisões e campo
A Antropologia, sendo a ciência da humanidade e da cultura, tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos, e todas as populações socialmente organizadas. Divide-se em duas grandes áreas de estudo, com objetivos definidos e interesses teóricos próprios: a Antropologia Física (ou Biológica) e a Antropologia Cultural, que se centram no desejo do homem de conhecer a sua origem, a capacidade que ele tem de se conhecer, nos costumes e no instinto.
-
Considerações
Considerações
Para pensar as sociedades humanas, a antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural. Para o saber antropológico o conceito de cultura abarca diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histórias peculiares, a linguagem, valores, crenças, leis, relações de parentesco, entre outros tópicos. Embora o estudo das sociedades humanas remonte à Antiguidade Clássica, a antropologia nasceu, como ciência, efectivamente, da grande revolução cultural iniciada com o Iluminismo.
-
História da Antropologia
História da Antropologia
A construção do olhar antropológico e seus principais debates. Embora a grande maioria dos autores concorde que a antropologia se tenha definido enquanto disciplina só depois da revolução Iluminista, a partir de um debate mais claro acerca de objecto e método, as origens do saber antropológico remontam à Antiguidade Clássica, atravessando séculos. Sempre que o ser humano pensou sobre si mesmo e sobre as suas relações com "o outro", pensou antropologicamente.
-
Primórdios
Primórdios
Homero, Hesíodo e os Filosófos Pré-socráticos já se questionavam a respeito do impacto das relações sociais sobre o comportamento humano; ou vendo este impacto como consequência dos caprichos dos deuses, como enumera a Odisseia de Homero e a Teogonia de Hesíodo, ou como construções racionais, valorizando muito mais a apreensão da realidade no dia a dia da experiência humana, como preferiam os Filosófos Pré-socráticos. Foi, sem dúvida, na Antiguidade Clássica que a "medida Humana" se evidenciou como centro da discussão acerca do mundo. Os gregos deixaram inúmeros registros e relatos acerca de culturas diferentes das suas, assim como os chineses e os romanos. Nestes textos nascia, por assim dizer, a Antropologia, e no século V a.C. um exemplo disto se revela na obra de Heródoto, que descreveu minuciosamente as culturas com as quais seu povo se relacionava. Da contribuição grega fazem parte também as obras de Aristóteles (acerca das cidades gregas) e as de Xenofonte (a respeito da Índia).
-
Entre os romanos merece destaque o poeta Lucrécio, que tentou investigar as origens da religião, das artes e se ocupou do discurso. Outro romano, Tácito analisou a vida das tribos germânicas, baseando-se nos relatos dos soldados e viajantes. Salienta o vigor dos germanos em contraste com os romanos da sua época. Santo Agostinho, um dos pilares teológicos do Catolicismo, descreveu as civilizações greco-romanas “pagãs”, vistas como moralmente inferiores às sociedades cristianizadas.
Na sua obra já discutia, de maneira pouco elaborada, a possibilidade do “tabu do incesto” funcionar como norma social, garantia da coesão da sociedade. É importante salientar que Santo Agostinho, no entanto, privilegiou explicações sobrenaturais para a vida sociocultural.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- ANTROPOLOGIA CULTURAL
- O Que é a Antropologia?
- Divisões e campo
- Considerações
- História da Antropologia
- Primórdios
- O Século XVIII
- O Século XIX
- A antropologia evolucionista
- Teoria
- Método
- Pensadores
- A antropologia difusionista
- O surgimento da "linhagem francesa"
- O século XX
- A Antropologia funcionalista
- A Antropologia estrutural
- A escola de cultura e personalidade
- A antropologia interpretativa
- Ideias centrais da Antropologia Interpretativa
- Debates pós-modernos
- Ideias centrais na Antropologia pós-moderna
- ANTROPOLOGIA CULTURAL
- A Antropologia Cultural
- ANTROPOLOGIA CULTURAL