Curso Online de Ciências e Astronomia Para o Ensino Médio
O curso aborda, de uma maneira acessível, principalmente aos jovens e adolescentes, a criação e formação do nosso Universo. Aborda também...
Continue lendoAutor(a): Rogério Alberto Da Silva Ramires
Carga horária: 6 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 90 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 3 no total
- Aranai Rabelo Da Costa
- Rodrigo Lucena Alves
- Jonathan Paixao
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
ciências e astronomia – para o ensino médio
do big bang a nossa civilizaçãoelaboração: prof. rogério alberto s. ramires – graduado em física pela unics/pr
-
os temas ligados à vida e a astronomia estão profundamente ligados. desde o surgimento do universo até as alterações climáticas, os céus tem tido grande influência sobre os seres vivos no nosso planeta.
astronomia na mesopotâmia
(atua iraque – 3.500 a.c. -
introdução
exploraremos a relação entre o microcosmo e o macrocosmo.
a influência do macro no micro surge com o próprio nascimento do universo: toda a matéria nele presente teria sido criada frações de segundo após o "big-bang". os elementos químicos que compõem os seres vivos (como carbono, oxigênio e enxofre) foram criados nas estrelas. -
a terra surgiu junto como os outros planetas, o sol, asteróides e cometas. nem é preciso falar da influência do sol, sem o qual nenhuma forma de vida seria possível na terra. os astros ainda tem uma grande influência no dia a dia dos seres vivos: dias e noites, estações do ano, e marés são ciclos que regem a vida de todos os organismos. há ainda as variações da atividade solar.
-
no entanto, não é só o macrocosmo que influencia o microcosmo. o micro também afeta o macro. as primeiras formas de vida foram capazes de mudar completamente a composição de nossa atmosfera. agora os seres humanos também estão alterando a terra de forma global.
-
com a exploração espacial o homem tem expandido a sua atuação para fora do planeta levando alguns dos seus maus hábitos para o espaço. por outro lado a conquista do cosmo tem levado ao desenvolvimento de novas tecnologias menos agressivas ao meio ambiente.
-
hoje em dia sabemos que o universo está se expandindo, ou seja as galáxias distantes da nossa estão se afastando umas das outras. há muitas evidências de que no passado ele foi muito denso e quente (bem mais quente que as estrelas!), e há uns 15 ou 20 bilhões de anos teria havido uma espécie de "grande explosão" (big bang) que deu origem ao universo tal como o conhecemos. algumas frações de segundo após o big bang o universo era composto de uma matéria estranha. entre um centésimo de segundo e cem segundos após essa "explosão" foram produzidos os átomos.
-
no entanto nessa época só apareceram os elementos mais leves como o hidrogênio e hélio. o hidrogênio puro é hoje raro na terra, mas aparece combinado com outros elementos, como por exemplo na água (h2o). o hélio é bastante raro em nosso planeta. ele é o gás utilizado para encher os balões ou bexigas.
-
então, como teriam surgido os outros elementos presentes na terra, como oxigênio (o), enxofre (s), nitrogênio (n), ferro (fe) etc.? esses elementos foram (e ainda são) produzidos nas estrelas. elas "queimam" o hidrogênio e hélio num processo chamado fusão nuclear. este processo libera enormes quantidades de energia e cria novos elementos como os citados acima.
-
as estrelas têm um ciclo de vida. elas nascem em nuvens de gás compostas basicamente de hidrogênio e hélio que chamamos de nebulosas. depois "queimam" o seu combustível produzindo novos elementos e liberando energia. a sua morte pode ocorrer de dois modos: após algumas reações nucleares o combustível se esgota e a estrela se esfria liberando alguns gazes, formando o que chamamos de anã branca.
-
isto ocorre com as estrelas menores que 4 vezes a massa do sol. as estrelas maiores vão produzindo novos elementos até chegar ao ferro, quando explodem subitamente liberando uma quantidade enorme de energia. essa explosão é chamada de supernova, e nesse processo são formados os elementos mais pesados que o ferro, como mercúrio (hg), chumbo (pb), e urânio (u). o resíduo da supernova é espalhado no espaço dando origem a uma nova nebulosa.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- CAPÍTULO 1 - O PLANETA VÊNUS
- CAPÍTULO 2 - AS ESTAÇÕES DO ANO E OS EQUINÓCIOS
- CAPÍTULO 3 - A LUA - AS FASES DA LUA
- CAPÍTULO 4 - O NASCIMENTO E A VIDA DAS ESTRELAS
- CAPÍTULO 5 - O SOL - COMO FUNCIONA A NOSSA FONTE DE CALOR
- CAPÍTULO 6 - COMO FUNCIONA A GRAVIDADE E CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA
- CAPÍTULO 7 - FÓTON - CONHECENDO O FUNCIONAMENTO DA LUZ
- CAPÍTULO 8 - SISTEMA SOLAR - O FUNCIONAMENTO DO SOL E SEUS PLANETAS
- CAPÍTULO 9 - CONHECENDO OS METEOROS E OS METEORITOS
- CAPÍTULO 10 - OS PROBLEMAS AMBIENTAIS EM NOSSO PLANE