Curso Online de Desenho, técnica mista e criatividade
O desenho como forma de expressão. O desenho da figura humana. Natureza-morta e técnica mista. Criatividade. Exemplos na história da arte.
Continue lendoAutor(a): Dalva Alves Da Paixao
Carga horária: 13 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 1700 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
para quem sempre quis aprender a desenhar mas nunca teve tempo
-
para que o aluno tenha resultado satisfatório na aprendizagem, é fundamental ter interesse em artes plásticas. este é um curso básico para iniciantes – módulo i .
ter disponibilidade de tempo para estudos, exercícios e leituras indicadas. disponha de pelo menos meia-hora de estudos por dia; durante o curso você receberá dicas úteis de sites e livros.
crie seu nome artístico, um nome artistico deve ser forte, soar bem e facilmente, vou citar alguns exemplos de artistas: “siron franco, dj oliveira, cleber gouvea, neusa moraes, carlos bracher, cléa costa, iza costa, juca de lima, amaury menezes, vik muniz...”
se necessário abrevie. o nome artístico é muito importante, se de fato desejar ser artista; trata-se do nome que estará em catálogos, mídia, na assinatura de suas obras. escolha com cuidado, se preciso for, peça opiniões. leia o nome dos artistas acima em voz alta, veja como todos tem boa sonoridade.guarde com cuidado seus desenhos, enumere, date e assine todos eles, para você acompanhar a sua evolução.
-
oficinadeprojetos@gmail.com
http://oficinadeprojetos.arteblog.com.br -
henri matisse,
“the rumanian blouse” 1940, oil on canvas, 92x73 cm, musse national d´arte moderne centre georges papidou- paris -
Estudo & ambiente
estudo & ambiente
esqueça os problemas cotidianos, deixe-se absorver pela arte, sinta como é bom este momento de aprendizado artístico.
algumas pessoas ao iniciarem o processo de aprendizado tendem a se preocupar demais com resultados imediatos. não faça isto!
que seu desenho seja leve, a criatividade só flui quando nos esvaziamos de preocupações inúteis, e nos deixamos levar pela infinidade de efeitos, texturas, cores, enfim, pelo prazer de desenhar, pintar, colorir, aprender... -
SERENIDADE & IMAGINAÇÃO
serenidade & imaginação
em primeiro lugar, reserve um espaço de tempo em sua agenda diária para os estudos.
disciplina também é importante na arte !
seu progresso dependerá de sua dedicação.
existe sim a inspiração do fazer artístico, mas é necessário acima de tudo empenho e trabalho.
o desenho tende a ser uma atividade solitária, ainda que seja feito em turma, o silêncio, é fundamental ... um ambiente sereno é importante. se quiser, selecione músicas clássicas, suaves para ouvir enquanto desenha. -
1- Introdução
1- introdução
“e dentre nossos sentidos, os sábios concluem que a visão é a mais nobre, daí que vulgarmente se diga, não sem fundamento, que o olho é a primeira porta pela qual o intelecto entende e gosta.” pacioli, a divina proporção.
“a arte é uma das expressões desse gênio que faz com que o homem seja o único ser da natureza a sentir a paixão de reproduzir, através dos mil aspectos da sua atividade, o gesto que o condena, ao longo dos séculos a ultrapassar-se perpetuamente.”
germain bazin -
“a leitura de mundo é antes de tudo visual e não-verbal. o uso do estímulo visual não-verbal para a comunicação é tão antigo quanto a civilização. as formas pictóricas, gráficas, holográficas com que se manifesta são testemunhos de que o homem sempre usou a linguagem visual” vera lúcia nojima
rene magritte
“ la victoire” -
René François Ghislain Magritte[ (1898 –1967) Surrealismo
rené françois ghislain magritte[ (1898 –1967) surrealismo
“o olho é órgão da visão, mas olhar é ato de previsão, é comandado pelo que deve ser visto, quer ser visto...”
“estes verbos são o futuro psicológico. a variação do olhar em direção, velocidade, duração, depende daquilo que impressiona e atrai o olho, seja uma lembrança, seja uma atenção...” paul valéry -
”criar é basicamente formar. é poder dar uma forma a algo novo... o ato criador abrange portanto, a capacidade de compreender, e esta, por sua vez a de relacionar, ordenar, configurar e significar.”
fayga ostrower -
Índice
índice
introdução
breve apresentação
desenvolvimento
3.1 o lápis de cor aquarelável
3.2 a linguagem do desenho
3.3 criatividade e metodologia
3.4 a natureza fonte inegotável de criatividade
3.5 exercícios : percepção criativa
3.6 iniciação ao desenho da figura humana
3.7 composição & cor
3.8 expressividade e valor tonal
conclusão
um pouco de poesia
indicações de sites
próximos cursos
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Estudo & ambiente
- SERENIDADE & IMAGINAÇÃO
- 1- Introdução
- René François Ghislain Magritte[ (1898 –1967) Surrealismo
- Índice
- Cuidados com o material
- Lista de material
- 3. Desenvolvimento
- EXERCÍCIO 1 : Crie sua paleta de cores
- 3.2 A LINGUAGEM DO DESENHO
- ARTE RUPESTRE Tassili (Libia). GRUPO DE ARQUEIROS 6.000 A.C.
- A linguagem do Desenho
- Desenho do artista plastico Leonilson (1957/1993) “ A Ilha”.
- Cyber art & designers
- Designers & Recursos
- Podemos contextualizar algumas obras que fazem uso da função expressiva. Já as obras realistas apresentam uma predominância da função referencial
- Pensamento concreto e abstrato
- A linguagem e a percepção
- 3.3 Criatividade e medologia
- Imaginação & criatividade
- O desenho e o contexto
- o desenho como representação
- DA VINCI Um dos maiores gênios da arte
- O SÉCULO XIX E XX
- Toulouse Lautrec
- 3.4 A natureza como fonte INESGOTÁVEL de criatividade
- Amaury menezes Acrílico sobre tela
- Processos Criativos
- A leveza e beleza da pintura tai hsuan an
- Existe beleza em um folha seca ?
- criatividade & trabalho Desenhe, desenhe, desenhe, não há outro caminho!
- Exercício 2 : Colagem & Técnica mista
- Exercício 3 : Desenho aquarelado
- Lápis de Cor & Técnica Mista
- Não copie, reinvente, crie
- Estudos & Desenho
- "Desenhista dos mais finos e senhor da mão que revela os mistérios das coisas e seres. Conhecedor de peixes, pássaros, animais e pessoas.” assim Aldemir Martins apresentou Rubens Matuck no catálogo de uma exposição em 1993. O crítico e curador Jacob Klintowitz afirma : “é um artista com relação profunda e respeitosa com a natureza”.
- Dica de livro
- 3.4 Exercícios : Percepção criativa
- Visitas Virtuais
- Paul cézanne (1839 – 1906) – Natureza morta
- DESENHO & SÍNTESE
- EXERCÍCIO 5 : SINTESE DE ELEMENTOS
- EXERCÍCIO 6 : SINTESE, ABSTRAÇÃO E REPETIÇÃO DE ELEMENTOS
- Carlos Scliar, natureza morta em técnica mista
- Carlos Bracher, natureza morta, óleo sobre tela
- Dalva Paixão, Lápis de cor aquarelável s/ papel canson.
- 3.5 Iniciação ao Desenho da Figura Humana
- Desenho do artista plástico contemporâneo Leonilson (1957/1993)
- Cânones
- No desenho de moda, a figura tem as pernas mais alongadas e estilizadas - Cânone = 9 ou 9 cabeças e meia.
- MANET & ANDY WARHOL
- Proporção, harmonia e equilíbrio
- EXERCÍCIO 7: Movimento & bonecos
- Exercício 8 : Movimento & Articulação
- A figura humana e o Movimento
- A representação do corpo na arte contemporânea
- O DESENHO E SUAS FUNÇÕES
- O que é arte contemporânea? Exercício 9 : Assista o vídeo e reflita sobre o tema com amigos ou familiares: “afinal o que é arte” ? Você já visitou pessoalmente um Museu ? Ou uma galeria de arte? Com que frequência costuma apreciar a arte? Você a encontra no seu dia-a-dia ? Ela torna sua vida melhor?
- Fotografia & Interferência
- EXERCÍCIO 10 : Imagem & papel vegetal
- Repare na figura : - o espaço entre as sobrancelhas tem a medida de um olho. - no contorno dos lábios, a boca terminha na linha central dos olhos. - A orelha começa na linha do nariz e termina proxima à linha da sobrancelha.
- Exercício 11 : Ainda em papel vegetal
- Note como é simples perceber: forma, posição e movimento da figura através desta técnica.
- Desenho & Ilustração
- 3.7 COMPOSIÇÃO & COR:
- PERCEPÇÃO DA COR
- CORES COMPLEMANTARES
- Círculos Cromáticos
- Mistura de Cores
- Exercicio 13 : Criatividade & Cores
- Cores, sempre cores
- 3.8 Expressividade e Valor Tonal
- Ilusão de Ótica
- Texturas e Hachuras
- Veja como as hachuras foram aplicadas para dar idÉia de leveza nas tramas dos tecidos, veja como as sombras compõe o desenho em harmonia.
- Tecido & Desenho
- Exercício 16
- Vestimentas e a figura humana
- Exercício 17 : Figura Humana & Roupa
- Não tenha pressa
- Versos extraídos do poema “Minha Cidade”, de Cora Coralina, poetisa de Goiás.
- ARTE & OBSERVAÇÃO
- 5 . UM POUCO DE POESIA
- Cora Coralina “Não sei”
- 6. Dicas de Sites Interessantes
- Oficinadeprojetos – Profª Dalva Paixão