Curso Online de SABONETES ARTESANAIS
Ensina a fazer bonitos sabonetes artesanais, com diversas dicas e sugestões, também propiciando ao interessado o desenvolvimento, passo a...
Continue lendoAutor(a): Cursos Para Todas As Idades
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 30,00
(Pagamento único)
Mais de 100 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 5 no total
"exelente :)"
- Dyovana Wales Silva"muito bom"
- Lucelene Caetano Da Silva- Camila Inês Dos Santos
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Sabonetes Artesanais
sabonetes artesanais
como fazer sabonetes perfumados
lista de material utilizado na elaboração
receitas -
material necessário:
base glicerinada para sabonetes
panela esmaltada (de ágata) pequena
becker de vidro ou plástico, graduado
óleos
argilas
corantes líquidos
essências para sabonetes
copos plásticos resistentes
espátula de silicone
álcool de cereais
formas diversificadas (plástico ou silicone)
relógio (para controlar o tempo de cada receita)
bastão de vidro
termômetro resistente à infusão (opcional)
etiquetas auto-adesivas
filme pvc, caixas artesanais, embalagens em geral
enfeites de plantas secas, serragem
cestas de bambu, vime, etc.2
-
informação preliminar
leia com atenção!este curso dará a você as instruções necessárias para o fabrico de sabonetes artesanais de excelente qualidade e beleza.
todas as receitas foram testadas e aprovadas.
o conteúdo do curso, entretanto, não ficará restrito apenas ao que você leu, durante o seu aprendizado.
ao chegar ao final do curso, no slide número 43, você receberá instruções de como receber, por e-mail, uma apostila contendo todas as fórmulas de sabonetes do curso.
bom proveito!3
-
a base glicerinada:
uma boa base glicerinada é aquela que não produz odor desagradável. muitas contêm, em sua composição, gordura animal e outros ingredientes de má qualidade, que tendem a apresentar inconvenientes.
outra coisa a observar nas bases transparentes é se a base apresenta flocos ou tufos foscos ou esbranquiçados. estas bases tendem a não dar boa transparência ao sabonete e, por isso, escolha aquelas de cor uniforme.dispense também aquelas que estiverem úmidas e apresentem inclusive manchas de molhado no rótulo, que normalmente é de papel, ou, que você perceba estarem muito úmidas ao contato. elas produzirão um sabonete mole demais.
também evite aquelas com forte cheiro de álcool. com o tempo você irá conhecendo as marcas existentes e as características de cada uma, até que possa eleger uma de sua preferência.
4
-
como trabalhar:
passo 1: pese a quantidade de base glicerinada necessária para a receita, corte em pedaços pequenos e coloque tudo dentro de uma panelinha esmaltada (de ágata) e deixe derreter em banho maria.
nunca utilize recipientes de alumínio.
não deixe aquecer acima de 70ºc, para não "queimar" a base, pois pode acarretar problemas no sabonete tais como aroma desagradável ou sabonetes que suam ou ficam constantemente molhados.5
-
passo 2: enquanto derrete a glicerina ou mesmo antes, separe os ingredientes que serão utilizados e tudo à mão: os aditivos, corantes, essências e formas.
passo 3: deixe amornar um pouco, mas não o suficiente para começar a endurecer - com o tempo você vai pegando prática - mesmo porque, este ponto varia conforme a base e o fabricante. adicione os aditivos como extratos líquidos e óleos vegetais, também as manteigas de cacau ou cera de abelha previamente derretidas em recipiente separado.
passo 4: adicione o corante líquido, que pode ser alimentício ( estes tendem a desbotar mais rápido) ou os próprios para sabonetes à base de água. dica: lembre-se de que alguns extratos dão cor e, conforme o corante que se utiliza, pode dar um resultado diferente do esperado.
passo 5: adicione essência própria para sabonete. a proporção geralmente é de 25ml para cada quilo de base. esta proporção varia para mais ou para menos, conforme a essência escolhida, o fabricante e seu gosto. mexa lentamente para não formar muita espuma.
importante: não utilize essência para velas porque não são essências aprovadas para uso na pele. não coloque a essência com a glicerina muito quente, pois, com o calor a essência tende a evaporar e se dissipar, pois elas contém elevado teor alcoólico, o mesmo ocorre com os extratos glicólicos.
6
-
passo 6: derrame nas forminhas e, caso se formem bolhas, você pode dissipá-las borrifando um pouco de álcool de cereais. aguarde o endurecimento (em torno de 20 minutos, para as forminhas pequenas).
dica: evite um local com muita corrente de ar para fazer seus sabonetes não os coloque na geladeira para acelerar o endurecimento, pois os sabonetes não são como gelatina, que endurecem com o frio. o que você pode fazer é colocá-los na geladeira após seu endurecimento por uns 20 a 30 minutos, para facilitar sua retirada do molde, caso isto não esteja acontecendo com facilidade.
passo 7: embale-os em filme de pvc.
dica: no caso de se formarem algumas bolhas de ar entre o filme e o sabonete, comprometendo seu acabamento, fure o filme de pvc com a pontinha de uma agulha e passe um pano expulsando a bolha, cuidado para não forçar e marcar o sabonete.
passo 8: quando terminar, coloque todos os utensílios de molho em água quente, de preferência. mantenha seus utensílios sempre limpos. guarde a base sempre bem embrulhada em plástico para que esta não se desidrate.7
-
mistura de corantes:
8
-
argilas - propriedades
as argilas são muito indicadas para produtos cosméticos devido a sua estrutura e seu elevado conteúdo de sais minerais.são naturalmente cicatrizantes, absorventes, estimulantes e ativadoras das funções imunológicas.
as diferentes cores existentes devem-se à variação dos compostos minerais.
9
-
extratos
os extratos são substâncias que são obtidas por maceração, infusão, decocção ou mais frequentemente, por percolação (através de um aparelho chamado percolador) da planta mediante um solvente (água, álcool, éter) e sucessiva evaporação parcial ou total do próprio solvente. os extratos glicólicos são os mais utilizados para uso em sabonetes e produtos de perfumaria.
óleos essenciais
os óleos essenciais são substâncias gordurosas que concentram vitaminas, hormônios, antissépticos e um complexo de compostos vegetais, ou de resinas e que desempenham um papel importante na bioquímica da planta. além de odoríferos são altamente voláteis com consistência mais aquosa que os óleos convencionais, muito sensíveis ao ar, luz, calor e umidade e para preservar suas qualidades terapêuticas, devem ser mantidos em vidro ambâr, bem fechados. são extraídas das flores, folhas, raízes, cascas, frutos e das sementes, através de processos variados e sua utilização com finalidade terapêutica é conhecida como aromaterapia. atualmente suas propriedades terapêuticas têm sido muito difundidas embora muitos deles tenham preços proibitivos. aconselho a você que não tenha conhecimento sobre os óleos essenciais, que procure uma boa fonte de pesquisas, para informar-se sobre as características e efeitos de cada óleo que se pretenda usar, pois muitos podem ser perigosos para alguns tipos de pessoas, como os cardíacos ou as grávidas. óleos essenciais são extremamente fortes. você pode fazer uso de alguns deles nos sabonetes, desde que respeite suas indicações e contra indicações, sendo bastante criterioso. seu uso na pele deve ser feito, somente após diluição em óleo carreador de boa procedência.
10
-
essências
as essências são compostas por óleos essenciais e outras essências sintéticas produzidas em laboratórios que buscam reproduzir de forma mais barata alguns aromas, devido ao alto custo dos óleos essenciais puros. também buscam recriar aromas sofisticados para o ramo da perfumaria. nestas, ao contrário dos óleos essenciais puros, não se encontram propriedades terapêuticas. sua função é unicamente aromatizante.
não utilize essência para velas, aromatizadores ou produtos de limpeza, porque não são essências elaboradas para uso na pele.
11
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Sabonetes Artesanais
- Use a criatividade e tenha sucesso! Faça experiências e crie os seus próprios sabonetes!