Curso Online de SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE TRATORES - TRATORISTA
O objetivo do Curso Segurança na Operação de Tratores é preparar os colaboradores para operar corretamente o Trator Agrícola, visando a e...
Continue lendoAutor(a): Alexandre Santos
Carga horária: 9 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 40 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Francineumo Amancio De Oliveira
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE TRATORES - TRATORISTA
SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE TRATORES - TRATORISTA
NR
31 -
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
As máquinas pesadas servem para facilitar o trabalho, escavando, nivelando solos, carregando, preparar o solo, dar suporte no levantamento de peso, consertar estradas,etc. Ou seja, as máquinas e implementos são peças fundamentais dentro de um processo de trabalho.
E para que se alcancem os objetivos esperados deve-se ter em primeiro lugar segurança na operação da máquinas. -
VELHOS TEMPOS
VELHOS TEMPOS
-
MODERNIDADE
MODERNIDADE
-
31.12 Máquinas, equipamentos e implementos
31.12 Máquinas, equipamentos e implementos
31.12.1 As máquinas, equipamentos e implementos, devem atender aos seguintes requisitos:
utilizados unicamente para os fins concebidos, segundo as especificações técnicas do fabricante;
operados somente por trabalhadores capacitados e qualificados para tais funções;
utilizados dentro dos limites operacionais e restrições indicados pelos fabricantes. -
Os manuais das máquinas, equipamentos e implementos devem ser mantidos no estabelecimento, devendo o empregador dar conhecimento aos operadores do seu conteúdo e disponibilizá-los sempre que necessário.
Só devem ser utilizadas máquinas, equipamentos e implementos cujas transmissões de força estejam protegidas. -
As máquinas, equipamentos e implementos que ofereçam risco de ruptura de suas partes, projeção de peças ou de material em processamento só devem ser utilizadas se dispuserem de proteções efetivas.
Os protetores removíveis só podem ser retirados para execução de limpeza, lubrificação, reparo e ajuste, ao fim dos quais devem ser, obrigatoriamente, recolocados. -
Só devem ser utilizadas máquinas e equipamentos móveis motorizados que tenham estrutura de proteção do operador em caso de tombamento e dispor de cinto de segurança.
É vedada a execução de serviços de limpeza, de lubrificação, de abastecimento e de manutenção com as máquinas, equipamentos e implementos em funcionamento, salvo se o movimento for indispensável à realização dessas operações, quando deverão ser tomadas medidas especiais de proteção e sinalização contra acidentes de trabalho. -
É vedado o trabalho de máquinas e equipamentos acionados por motores de combustão interna, em locais fechados ou sem ventilação suficiente, salvo quando for assegurada a eliminação de gases do ambiente.
As máquinas e equipamentos, estacionários ou não, que possuem plataformas de trabalho, só devem ser utilizadas quando dotadas escadas de acesso e dispositivos de proteção contra quedas.
É vedado, em qualquer circunstância, o transporte de pessoas em máquinas e equipamentos motorizados e nos seus implementos acoplados. -
Só devem ser utilizadas máquinas de cortar, picar, triturar, moer, desfibrar e similares que possuírem dispositivos de proteção, que impossibilitem contato do operador ou demais pessoas com suas partes móveis.
As aberturas para alimentação de máquinas, que estiverem situadas ao nível do solo ou abaixo deste, devem ter proteção que impeça a queda de pessoas no interior das mesmas.
O empregador rural ou equiparado deve substituir ou reparar equipamentos e implementos, sempre que apresentem defeitos que impeçam a operação de forma segura. -
Só devem ser utilizadas roçadeiras que possuam dispositivos de proteção que impossibilitem o arremesso de materiais sólidos.
O empregador rural ou equiparado se responsabilizará pela capacitação dos operadores de máquinas e equipamentos, visando o manuseio e a operação seguros.
Só devem ser utilizados máquinas e equipamentos motorizados móveis que possuam faróis, luzes e sinais sonoros de ré acoplados ao sistema de câmbio de marchas, buzina e espelho retrovisor.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- INTRODUÇÃO
- MÁQUINAS E IMPLEMENTOS
- TIPOS DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS
- Velocidade e desconhecimento do terreno
- HOMEM - PRINCIPAL FATOR
- ACIDENTES DE TRABALHO
- Condição insegura
- RISCOS DO TRABALHO
- Como evitar acidente
- REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA
- EPI´s equipamentos de proteção individual
- Dispositivos de segurança da máquina
- Controles da máquina
- TERRENO INCLINADO
- RUÍDO E VIBRAÇÕES