Curso Online de SEGURANÇA DO TRABALHO EM PLATAFORMAS DE PETRÓLEO E GÁS
SEGURANÇA DO TRABALHO EM PLATAFORMAS DE PETRÓLEO E GÁS - Conhecer as plataformas de petóleo e os diversos tipos de riscos e como eliminá-...
Continue lendoAutor(a): Eduardo Victor Franco
Carga horária: 10 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 400 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
SEGURANÇA DO TRABALHO EM PLATAFORMAS DE PETRÓLEO E GÁS
segurança do trabalho em plataformas de petróleo e gás
-
a implantação de um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho em uma plataforma de petróleo, requer uma estrutura adequada de responsabilidades e ações, que sejam bem definida e haja uma boa análise das informações.
e neste curso abordaremos os principais aspectos de segurança que uma plataforma necessita para se manter a integridade dos trabalhadores equipamentos e das instalaçõesbom cursos!!!
segurança do trabalho em plataformas de petróleo e gás
-
Introdução
introdução
-
Plataformas de Petróleo
plataformas de petróleo
definição:
uma plataforma petrolífera ou plataforma de petróleo, são as grandes estruturas utilizadas na perfuração do solo em alto mar.
é utilizada para acomodar a população que trabalha na extração de petróleo e gás, assim como as máquinas e equipamentos que fazem a perfuração de poços no leito do oceano para a extração de petróleo e/ou gás natural, processando os fluidos extraídos e transportando-os até a superfície (costa).
as plataformas podem ser instaladas de acordo com a geografia do local onde foi encontrado os produtos a serem extraídos. dependendo das circunstâncias, e podem ser fixadas ao chão do mar, pode ser constituída de uma ilha artificial ou pode flutuar.
-
de acordo com a finalidade que se destina e a profundidade da lâmina d'água em que irá atuar, as plataformas podem ser:
plataformas de petróleo
-
plataformas fixas –
são constituídas de estruturas modulares de aço, instaladas no local de operação sob estruturas chamadas jaquetas, presas com estacas cravadas no fundo do mar.
são as mais comuns nas instalações com a lamina d’água a 200m da superfície.
são projetadas para receber todos os equipamentos de perfuração, estocagem de materiais, alojamento de pessoal, bem como todas as instalações necessárias para a produção dos poços.mas, não possuem capacidade de armazenamento e estocagem suficiente de petróleo ou gás, tendo os produtos que serem enviados para a terra através de oleodutos, gasodutos ou navios.
plataforma de petróleo
-
plataformas autoeleváveis - são constituídas basicamente de uma balsa equipada com estrutura de apoio, ou pernas, que, acionadas mecânica ou hidraulicamente, movimentam-se para baixo até atingirem o fundo do mar.
em seguida, inicia-se a elevação da plataforma acima do nível da água, a uma altura segura e fora da ação das ondas.
essas plataformas são móveis, sendo transportadas por rebocadores ou por propulsão própria.
destinam-se à perfuração de poços exploratórios na plataforma continental, em lâminas d água que variam de 5 a 130 metros.plataforma de petróleo
-
plataforma de pernas atirantadas (tension-leg plataform - tlp) - são unidades flutuantes utilizadas para a produção de petróleo. sua estrutura é bastante semelhante à da plataforma semissubmersível.
porém, sua ancoragem ao fundo mar é diferente: as tlps são ancoradas por estruturas tubulares, com os tendões fixos ao fundo do mar por estacas e mantidos esticados pelo excesso de flutuação da plataforma, o que reduz severamente os movimentos da mesma.
desta forma, as operações de perfuração, completação e produção das tlps são semelhantes às executadas em plataformas fixas.plataformas de petróleo
-
plataformas semissubmersíveis (semi-sub plataform)- são compostas de uma estrutura de um ou mais conveses, apoiada em flutuadores submersos.
uma unidade flutuante sofre movimentações devido à ação das ondas, correntes e ventos, com possibilidade de danificar os equipamentos a serem descidos no poço.
por isso, torna-se necessário que ela fique posicionada na superfície do mar, dentro de um círculo com raio de tolerância ditado pelos equipamentos de subsuperfície.
dois tipos de sistema são responsáveis pelo posicionamento da unidade flutuante: o sistema de ancoragem e o sistema de posicionamento dinâmico.a plataforma p-51, da petrobras, um tipo de plataforma semissubmersível
plataformas de petróleo
-
reportagem institucional - br conhecendo a funcionalidade uma plataforma – parte 1/2
-
segurança em plataformas de petróleo e gás distribuição de uma plataforma de petróleo em alto mar
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- SEGURANÇA DO TRABALHO EM PLATAFORMAS DE PETRÓLEO E GÁS
- Introdução
- Plataformas de Petróleo
- Equipamentos Utilizados nas Plataformas
- Segurança do Trabalho nas Plataformas de Petróleo e Gás
- Localização Geográfica
- Análise de Riscos
- Gestão de Riscos
- Acidentes
- Principais Medidas Preventivas
- Estatísticas de Acidentes
- Conclusões
- Anexos
- Glossário
- Abreviaturas
- Links Interessantes
- Bibliografia