Curso Online de NR-11 Segurança na Operação de Ponte Rolante
O Curso de Operador de Ponte Rolante tem o objetivo de preparar profissionais para operação de Ponte Rolante no padrão de segurança que l...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Segurança na Operação de Ponte Rolante
-
INTRODUÇÃO
Para Proprietários, Usuários e Operadores
Para manobrar uma ponte rolante de maneira segura e eficiente, requer-se do operador habilidade e precaução.
Para desenvolver habilidade necessária, o operador deve:ser instruído no uso correto da ponte rolante;
entender as possibilidades e limitações da ponte rolante a;
familiarizar-se com a construção da ponte rolante e mantê-la em boas condições;
ler e entender os avisos e procedimentos de operação no manual do equipamento. -
INTRODUÇÃO
-
ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO Portaria 3214/78 (Ministério do Trabalho)
NR 11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.
11.1.3 Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-cargas, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos,serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança, e conservados em perfeitas condições de trabalho.
11.1.3.2 Em todo equipamento será indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.
11.1.5 Nos equipamentos de transporte com força motriz própria, o operador deverá receber um treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.
11.1.6 Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível. -
ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO Portaria 3214/78 (Ministério do Trabalho)
NR 11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.
11.1.6.1 O cartão terá validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador.11.1.7 Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinal de advertência sonora (buzina).
11.1.8 Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas.
11.1.10 Em locais fechados e sem ventilação é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados -
Qualificação do Operador
O fator humano é um aspecto de grande importância na operação de maquinas e equipamentos na área portuária. Além de ser responsável pelos comandos, ooperador deve estar plenamente capacitado para avaliar as condições gerais do equipamento, antes de iniciar o serviço ou de paralisar as atividades quando a máquina apresentar uma falha qualquer.
Assim, os operadores devem ser qualificados por instituição de ensino contratada, para poderem ser autorizados a operarem máquinas ou equipamentos motorizados). Essa capacitação será comprovada através da emissão de um certificado (NR 11).
Anualmente, as empresas deverão realizar cursos de reciclagem destinados aos operadores sobre os procedimentos e padrões operacionais de cada equipamento.
Os postos de trabalho devem ser adaptáveis às características antropométricas do operador (NR- 17). Conforme a situação ambiental (presença de gases, poeiras e calor), a máquina deve dispor de cabine fechada e climatizada. -
Qualificação do Operador
Todos os operadores de equipamentos móveis de transporte (guinchos, empilhadeiras, pontes-rolantes) serão identificados por um crachá específico, que deverá constar nome, foto, tipo de equipamento autorizado a operar, prazo de validade, data e assinatura do emitenteQualificações necessárias ao Operador
Conhecimento: São os procedimentos corretos adquiridos através de manuais dos fabricantes, treinamentos específicos, etc.
Habilidade: È a execução de diversas manobras em tempo hábil, utilizando os conhecimentos e reflexos.
Atitude: Adquirindo conhecimento e habilidade, espera-se que o operador saiba agir adequadamente em cada situação de serviço que se apresenta. Para isto, pressupõe-se que ele teve um treinamento adequado com acompanhamento do seu aprendizado, de forma a reciclar os seus conhecimentos.
-
Características Básicas do Operador
Atenção: O operador deve possuir um aguçado espírito de observação, estando sempre alerta para o que se passa na sua área de trabalho e para as condições de funcionamento do equipamento que opera.
Previsão: É a capacidade de prever situações adversas, valendo-se, sobretudo, da sua posição de visualização das áreas de movimentação da carga (dependendo da tarefa) e da experiência do operador.
Decisão: É a capacidade de ação do operador no momento exato da ocorrência de uma situação adversa.
-
Responsabilidade do Operador
Advertência:
O comando de uma ponte rolante para ser seguro e eficiente requer perícia, extremo cuidado, vigilância, concentração bem como observância das normas e instruções comprovadas de segurança.De forma geral não deverão operar Ponte Rolante
Quem não souber ler e escrever; Quem for menor de 18 (dezoito anos);
Quem tiver visão e / ou audição deficientes, “sem a devida correção indicada” por médico credenciado pela empresa;
Quem possuir doença cardíaca;
Quem estiver fazendo uso de medicamentos controlados (Temporariamente ou não);
O operador que estiver fisicamente ou mentalmente indisposto; Quem não for adequadamente instruído para operar a ponte;
Quem não estiver habituado com equipamentos de elevação e transporte de carga;
-
Equipamentos de Elevação Movimentação de Materiais
Na indústria moderna o uso de equipamentos para ERGUER, BAIXAR, TRANSPORTAR pesadas cargas a distâncias limitadas vem sendo cada vez mais difundido.Embora esses equipamentos estejam-se sofisticando dia-a-dia, a sua operação está baseada nos princípios clássicos da Física, de onde se tira toda aplicação prática para atender às necessidades de transporte industrial de nossos dias.
Juntamente com a sofisticação técnica, surgem novos riscos que precisam ser bem conhecidos com o objetivo de se prevenirem possíveis acidentes. -
Equipamentos
Uma das grandes necessidades da indústria, é o manuseio e a movimentação de peças de grande porte em grandes áreas, sem prejudicar o trânsito de veículos, estocagem de materiais e posicionamento de máquinas e equipamentos.Isto coloca em destaque a Ponte Rolante, pois ela permite o aproveitamento de toda área útil para transporte, com rapidez, segurança e versatilidade.
Trata-se de um equipamento de elevação e transporte de cargas que se move sobre trilhos elevados, sendo que sua movimentação se faz através de redutores de velocidades acionados por motores elétricos.
Os redutores transmitem o torque para as rodas motrizes localizadas nos truques da ponte. A ponte permite movimentos tipos de equipamentos
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- INTRODUÇÃO
- ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO Portaria 3214/78 (Ministério do Trabalho)
- Qualificação do Operador
- Características Básicas do Operador
- Responsabilidade do Operador
- Equipamentos de Elevação Movimentação de Materiais
- Equipamentos
- Componentes Básicos
- Princípios de funcionamentos e limitações
- Operação - Içamento e Manuseio de Carga
- Operação da Ponte Rolante
- Cronograma Ideal para uma Movimentação
- Modos de movimentação
- Modos de movimentação e quanto a carga pode pesar em cada modo de operação
- Balanço da Carga
- Movimentação com Travessões
- Estocagem da Carga
- Finalização da movimentação
- Lingamento e Deslingamento de Cargas
- Capacidade, Peso e Centro de Cargas
- Dispositivos de Içamento
- Especificação dos Dispositivos
- Fixação de Cabos de Aço, Correntes e Cordas
- Corrente
- Barra de Carga / Movimentação com Travessões
- Cintas
- Ganchos
- Marcação de Carga Máximas
- Manilhas
- Olhais
- Cabos de Aço
- Chek List