Curso Online de NR 09 - ANEXO II - EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO BENZENO
O principal objetivo do curso é estabelecer os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para as atividades com exposição ocupa...
Continue lendoAutor(a): Alexandre Santos
Carga horária: 4 horas
Por: R$ 35,00
(Pagamento único)
Mais de 40 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
NR 09 - ANEXO II
EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO BENZENOPortaria 1109
-
Objetivo desta capacitação
O principal objetivo do curso é estabelecer os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para as atividades com exposição ocupacional ao benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis - PRC, cumprindo o disposto na Portaria nº 1109, Anexo II da NR 09 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA do MTE.
-
Da obrigação legal
Com a publicação da Portaria nº 1.109 do Ministério do Trabalho, com o Anexo II da NR-9 Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis, os estabelecimentos passaram a ter mais uma obrigação: Capacitar, com carga horária mínima de 4 horas, os funcionários que exerçam suas atividades com risco de exposição ocupacional ao benzeno.
-
Da obrigação legal
Devido ao risco que a exposição ocupacional ao Benzeno causa à segurança e saúde do trabalhador surgiu a necessidade de implantação de um anexo da NR-09 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que estabelece requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para as atividades com exposição ocupacional ao benzeno em postos revendedores de combustíveis contendo estas substâncias, enfatizando a identificação das situações de risco de exposição ao benzeno e as medidas de prevenção nas atividades de maior risco.
-
a) Riscos de exposição ao benzeno e vias de absorção;
b) Conceitos básicos sobre monitoramento ambiental, biológico e de saúde;
c) Sinais e sintomas de intoxicação ocupacional por benzeno;
d) Medidas de prevenção;
e) Procedimentos de emergência;
f) Caracterização básica das instalações, atividades de risco e pontos de possíveis emissões de benzeno;
g) Dispositivos legais sobre o benzenoConteúdo Programático
-
a) Riscos de exposição ao benzeno e vias de absorção;
-
O QUE É O BENZENO ?
O Benzeno é um hidrocarboneto aromático, proveniente de produtos à base de Petróleo, de aroma doce e extremamente prejudicial à saúde e a segurança. Além de suas características favoráveis a combustão, o benzeno possui rápida vaporização no ar à temperaturas um pouco mais altas, e oferece riscos de incêndios e explosões por ser altamente inflamável.
-
É um produto tóxico e cancerígeno, por isso, em exposições agudas (altas concentrações) ou em exposições crônicas (baixas concentrações em um período longo de tempo) podem causar diversos problemas à saúde, levando até mesmo ao câncer e ao benzenismo.
-
Os principais expostos ocupacionalmente são os frentistas ou profissionais que se relacionam direta ou indiretamente com bombas de combustíveis (especialmente a Gasolina) em postos de revenda ao consumidor final.
-
COMO O BENZENO ENTRA EM NOSSO CORPO?
O benzeno pode entrar em nosso corpo principalmente através da respiração, da pele e, em alguns casos, pela ingestão.EXISTEM TRÊS MEIOS DE PENETRAÇÃO NO ORGANISMO:
Inalação = quando se está num ambiente contaminado, pode se absorver uma substância nociva por inalação, isto é, pela respiração.b) Ingestão = ao engolir acidentalmente a substância tóxica. Isso acontece quando é comido alimentos, contaminados por substâncias tóxicas invisíveis a olho nu, no posto de trabalho ou quando é feita refeições sem lavar previamente as mãos.
c) Via Cutânea = a pele pode absorver certas substancias, mesmo que por poucos instantes. Dessa forma, a substância tóxica pode atingir o sangue e causar danos à saúde.
-
COMO O BENZENO PODE SER ABSORVIDO POR OUTRAS VIAS?
O benzeno e os produtos que o contêm (gasolina, por exemplo), quando em contato com a pele, são absorvidos e passam para a corrente sanguínea podendo provocar os
mesmos danos de quando é inalado. A absorção de vapor de benzeno pela pele, no entanto, é muito baixa e não excede 1% do que é absorvido pela respiração na mesma
condição (HANKE, DUTKIEWICZ, PIOTROWSKI, 2000), mas, por se tratar de substância cancerígena, é significante do ponto de vista do risco à saúde.A absorção pode ser mais rápida no caso de pele com ferimento e o benzeno pode ser mais rapidamente absorvido se estiver presente em uma mistura (gasolina, por exemplo) ou como contaminante em solventes (OSHA).
A absorção pela pele é diferente nas diferentes partes do corpo.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- a) Riscos de exposição ao benzeno e vias de absorção;
- b) Conceitos básicos sobre monitoramento ambiental, biológico e de saúde;
- c) Sinais e sintomas de intoxicação ocupacional por benzeno;
- d) Medidas de prevenção;
- e) Procedimentos de emergência;
- f) Caracterização básica das instalações, atividades de risco e pontos de possíveis emissões de benzeno;
- g) Dispositivos legais sobre o benzeno